Castelo Branco

Publicado em 29/10/2010. Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

É a partir do Museu Francisco Tavares Proença Júnior, localizado no antigo Paço Episcopal, que se começa a conhecer a verdadeira história de Castelo Branco. Capital de distrito da Beira Baixa, o seu património mais valioso não conseguiu sobreviver às invasões da cidade, daí ter o Jardim do Paço Episcopal como o seu ex-libris.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Foto do Museu Francisco Tavares Proença Júnior.

Este espaço mostra o ponto alto do estilo barroco em Portugal e foi mandado construir em 1725 pelo bispo da Guarda, Dom João de Mendonça. Tem cascatas de água, lagos e uma famosa escadaria que dá a conhecer, em estátuas, os reis portugueses. Os jardins do Paço Episcopal são floridos e muito bem tratados.

Junto ao Castelo, do Miradouro de São Gens podem apreciar-se as vistas sobre a zona histórica da cidade. As ruas medievais merecem atentas visitas a pé e, calcorreando a parte antiga da urbe, caminha-se do Largo da Sé Catedral até à Praça Velha, dedicada a Luís de Camões. No centro histórico, a rua de Santa Maria convida a um passeio e a observar as fachadas quinhentistas, que encontra pelo caminho.

Paço Episcopal

A gastronomia albicastrense destaca o queijo local, feito a partir de leite de ovelha, assim como os enchidos (chouriço de tripa estreita), o fígado de cebolada e as célebres empadas de Castelo Branco. As colchas bordadas a sede sobre linho são um dos produtos de artesanato tradicional mais famoso e conhecidos internacionalmente.

Do património monumental, merecem uma visita mais atenta a Estação Arqueológica do Monte de São Martinho, o Convento de Nossa Senhora da Graça, a Sé de Castelo Branco e a Igreja de Nossa Senhora de Mércoles. O Museu de Arte Sacra está também aberto a visitas onde se descobre um património muito rico.

A Não Perder:

Publicidade

Paço Episcopal de Castelo Branco
Igreja de São Miguel / Igreja Matriz de Castelo Branco / Sé Catedral
Torre de Menagem de Castelo Branco

Outras Sugestões:

Onde ir

– Convento da Graça
– Estação Arqueológica do Monte de São Martinho
– Igreja de Nossa Senhora de Mércoles
– Igreja de Santa Maria do Castelo
– Igreja de Santo António / Igreja da Graça
– Primitivo Edifício dos Antigos Paços do Concelho e Cadeia de Castelo Branco- Domus Municipalis
– Solar dos Cardosos / Palácio dos Barões de Castelo Novo

O Que Ver

– Museu de Arte Sacra de Castelo Branco
– Museu Francisco Tavares Proença Júnior

Onde Comer

– Restaurante O Convento
– Restaurante Praça Velha
– Restaurante Zé dos Cachopos

Onde Dormir

– Hotel Best Western Hotel Rainha Dona Amélia
– Residencial Horta D’Alva
– Hotel Tryp Colina do Castelo

Publicidade

Publicidade

O que Fazer

– Jardim do Paço
– Miradouro de São Gens

Saiba mais sobre:
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade

Castelo Branco