-->Catecolaminas fracionadas - Educar Saúde

Catecolaminas fracionadas

Publicado em 02/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Catecolaminas fracionadas

As catecolaminas (epinefrina, norepinefrina e dopamina) derivam primariamente da medula adrenal, sendo também denominadas aminas vasopressoras por seu efeito sobre a pressão arterial. Normalmente presente em quantidades diminutas no plasma, é utilizada na confirmação diagnóstica do feocromocitoma em pacientes com excreção urinária aumentada de seus metabólitos, assim como no diagnóstico diferencial de pacientes com metabólitos urinários normais (metanefrinas) mas com quadro clínico bastante sugestivo.

Alguns tumores podem apresentar secreção isolada de epinefrina ou norepinefrina, aconselhando-se o screening através da dosagem de todas as frações, assim como secreção paroxística, indicando por vezes a coleta da amostra (sangue ou urina) durante ou logo após um pico hipertensivo. São metabólitos mlábeis quimicamente, e as amostras clínicas devem ser tratadas com bastante cautela. Muitas modificações fisiológicas e patológicas podem afetar as concentrações de catecolaminas, e atenção especial deve ser dada a coleta correta da amostra e preparo do paciente (jejum, repouso, uso de drogas simpaticomiméticas e psicotrópicas) com o objetivo de aumentar sua acurácia.

Publicidade

Apesar do grande ganho alcançado com a técnica de cromatografia líquida de alta performance (HPLC) em termos de sensibilidade por suas características metodológicas, o valor preditivo destas dosagens no diagnóstico do feocromocitoma varia de acordo com a população estudada e, consequentemente, com a faixa de valores encontrados.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade