-->Causa de Cólicas no Bebê - Educar Saúde

Causa de Cólicas no Bebê

Publicado em 01/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

As cólicas são um problema relativamente frequente, principalmente nos bebês, embora possam também afectar pessoas mais velhas.

cólica em bebe

A descrição mais concreta de uma cólica caracteriza-se por uma dor que ocorre ao nível estomacal, do intestino ou do útero.

Esta dor é geralmente uma dor intensa e bastante incomodativa, embora tenha tendência a melhorar progressivamente.

Mas, quais são as causas que fazem com que as cólicas apareçam nos bebês em geral?

Na verdade, o surgimento de cólicas nos bebés tem muito a ver com o facto de o seu organismo ainda não se encontrar totalmente desenvolvido, e consequentemente o seu sistema digestivo ser ainda bastante imaturo e incapaz de lidar adequadamente com alguns processos da digestão.

Entretanto, esta poderá não ser a única causa que gera as cólicas. De uma forma mais concreta, as principais causas para o surgimento de cólicas nos bebés são as seguintes:

  • Imaturidade do aparelho digestivo, conforme já referido acima;
  • Intolerância à lactose;
  • Alergias ao leite de vaca, por exemplo, entre outros componentes alimentares aquando do período de amamentação;
  • Ingestão de ar durante a amamentação ou choro.

Geralmente, uma das manifestações mais relevantes das cólicas são um choro intensivo do bebé, como forma de reagir à dor.

Para além disso, o bebé tende a movimentar-se muito, principalmente mexendo os seus membros superiores e inferiores. Poderá ainda aparecer vermelhidão no rosto e ser frequente que o bebé rode a cabeça ou incline os joelhos em direcção à zona abdominal.

Geralmente, a partir dos quatro meses de idade é normal que as cólicas comecem a ter tendência a desaparecer.

É frequente que, como forma de aliviar as cólicas ao nível estomacal, os pais optem por colocar o bebé ao ombro e dar-lhe palmadinhas leves e pequenas nas costas, o que pode ajudar o bebé a relaxar e aliviar-lhe as dores.

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook