O que Causa Queimação no Estômago e Garganta

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 27 de outubro de 2016

Existem várias causas para a azia e queimação na garganta e estômago. Descobrir quais são estas, e como elas causam o problema, pode ajudar bastante na prevenção deste sintoma.

o-que-causa-queimacao-no-estomago-e-garganta

O que causa a azia?

A queimação pode ser causada por uma série de fatores. Estes incluem certas comidas e outros fatores podem ser relacionados com a obesidade ou hábitos, tais como o tabagismo. Saiba mais sobre a obesidade.

Mecanismos do Refluxo

Existem três disfunções na função gastrointestinal normal que podem levar à Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE). Saiba mais sobre este mecanismo.

Quando é mais do que uma queimação

A doença do refluxo gastroesofágico ocorre quando o esfíncter esofágico inferior (LES) não se fecha apropriadamente e os conteúdos estomacais voltam ou efetuam o refluxo para o esôfago.

O Refluxo Gastroesofágico infantil ocorre com frequência em crianças normais.

Um dos sintomas mais comuns é regurgitar. Mais da metade dos bebês têm a condição inerente nos primeiros 3 meses de vida.

Apenas uma pequena percentagem das crianças possuem sintomas severos devido ao refluxo. Conheça os sintomas e como ele é diagnosticado.

– Em crianças e adolescentes: Quase todas as crianças têm um pouco de refluxo, sem mesmo saber disso. Para algumas crianças e adolescentes, contudo, este refluxo pode ser crônico.

O Refluxo Gastroesofágico com frequência começa na infância e depois desaparece, mas para algumas crianças, ele continua conforme elas crescem. Saiba os sintomas e como ele o distúrbio é diagnosticado.

Outras condições que causam queimação e aquele gosto amargo na boca característico, incluem:

Úlceras Pépticas

Uma úlcera péptica é uma irritação ou lesão que se forma no revestimento do estômago ou duodeno.

As úlceras no estômago são chamadas de úlceras gástricas ou estomacais, já aquelas localizadas no duodeno são chamadas de duodenais; ambas são normalmente referidas como úlceras pépticas.

Entender as causas e sintomas das úlceras pépticas, obter um diagnóstico apropriado, bem como o tratamento é onde as pessoas conseguem o alívio desta condição. Saiba mais sobre úlceras pépticas.

Hérnia de Hiato

Algumas pessoas sofrem de Doença de Refluxo Gastroesofágico (DRGE), pois elas possuem uma hérnia de hiato. Saiba mais sobre a hérnia de hiato (brevemente).

Gastrite

Gastrite é uma inflamação do revestimento do estômago. Várias coisas podem causar gastrite, uma delas é o refluxo crônico da bile. Porém, a gastrite não causa queimação, alguns dos sintomas são similares aos produzidos pela mesma e seu tratamento é similar ao do Refluxo Gástrico , tomando-se medicamentos que reduzem o ácido estomacal. Saiba mais sobre gastrite.

Gastroparesia

A Gastroparesia, também chamada de retardo no esvaziamento gástrico, é um distúrbio onde o estômago demora muito tempo para se esvaziar.

Com frequência esta condição ocorre em pessoas com diabetes tipo 1 ou 2. Isto pode levar à uma pressão maior contra o esfíncter esofágico inferior, forçando seu relaxamento prematuro, que por sua vez, pode resultar em mais refluxo.

Descubra 4 Óleos Essenciais Para Aliviar Sintomas de Queimação e Azia

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 12/08/19