-->Causas da Anencefalia - Educar Saúde

Causas da Anencefalia

Publicado em 06/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

As causas da anencefalia são diversas, e poderão ser provocadas por diversos fatores, embora a falta de ácido fólico seja o fator mais comum.

A anencefalia é um problema que ocorre no nascimento e que se carateriza pela falta de parte do cérebro ou da sua totalidade no bebê.

Este problema causa, logicamente, bastantes problemas ao nível do desenvolvimento do bebé como ser. A anencefalia é um gravíssimo problema genético, que decorre geralmente de erros durante o primeiro mês de gestação, onde um fecho não adequado do tubo neural faz com que o cérebro, a calota craniana e as meninges possam não se desenvolver.

Geralmente, o bebé não conseguirá sequer resistir a este problema devido às suas implicações, falecendo geralmente logo após o parto ou nas horas subsequentes.

Em alguns países, dependendo das legislações, esta malformação poderá ser justificativa para um aborto, dado que na realidade o bebé nunca chegará sequer a viver tempo nenhum após o seu nascimento, pelo que este ato médico é aqui justificável.

Conforme já referido, o ácido fólico e nomeadamente a sua carência, é o principal fator para a ocorrência da anencefalia. É importante que a mãe faça uma alimentação rica em ácido fólico, ou que tome suplementos.

Como o problema ocorre no primeiro mês de gestação, em muitos casos a mãe ainda não sabe que está grávida, o que não facilita o indicado no parágrafo anterior.

Contudo, caso seja uma gravidez planeada, logo a partir da altura em que se deixam de utilizar métodos contraceptivos deve iniciar-se logo a toma de suplementos de ácido fólico, de forma a prevenir desde logo estes problemas.

Assim sendo, para além da falta de ácido fólico, outras causas da anencefalia poderão ser:

  • Factores ambientais;
  • Factores genéticos;
  • Utilização de drogas ilícitas;
  • Alterações ao nível genético;
  • Radiação;
  • Infecções;
  • Consumo de medicamentos inadequados durante a fase inicial da gestação;
  • Intoxicação por substâncias químicas;
  • Mãe portadora de diabetes tipo 1.

Estas causas são as principais para a anencefalia, e por isso dentro do que nos for possível deveremos tentar minimizar os riscos.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook