As dores no pescoço são ocorrências tão comuns que quase nunca paramos para pensar no que as poderá ter causado. A menos que exista uma lesão óbvia!
Conhecer a causa é importante, pois ajuda a curá-la da forma correta, bem como evitar recaídas – de uma dor localizada que restringe a mobilidade e perturba a vida de muitos de nós.
Das muitas causas conhecidas, existem poucas que provavelmente desconhece -> apenas as ignora!
Estes são, na verdade, os principais culpados por forçar tanto esta região cervical com tanta frequência. O pior de tudo, é que se tratam de situações tão enraizadas na nossa vida diária.
Embora a dor no pescoço não seja uma condição na zona cervical muito séria, ela pode tornar-se crônica ou levar a complicações, que podem ser evitadas ao eliminar 30 hábitos simples (leia-se: causas) listados abaixo!
Escolha o Tópico
1. Longas horas no computador
Sente o pescoço rígido depois de um longo dia de 9 horas trabalho à frente da tela do computador? A sua postura é a culpada aqui.
Uma vez que necessita passar tantas horas sentado/a a olhar para a tela, deve certificar-se de fazê-lo na postura correta ou pode acabar com mais do que apenas uma simples dor no pescoço.
Os músculos do pescoço ficam tensos quando permanecem na posição durante horas a fio. Não pode deixar de trabalhar para prevenir o problema, mas existem algumas coisas que pode fazer, como:
Mantenha a postura correta quando está sentado/a a trabalhar. As costas devem estar retas e os cotovelos não devem ficar sobre a mesa. Além disso, pode também levantar a tela do computador de modo a que não tenha de se dobrar para olhar para ela.
Faça pausas curtas de 5 minutos para alongar os músculos do pescoço e evitar que fiquem tensos.
2. Uso Incorreto de Dispositivos Móveis
Os dispositivos móveis incluem smartphones, laptops e tablets, que usa praticamente durante todo o dia. O uso prolongado e incorreto destes dispositivos pode fazer com que se queixe de problemas no pescoço, pois o tamanho deles obriga a modificar a postura, para poder visualizá-los melhor.
Esta má postura faz com que os músculos do pescoço fiquem tensos e levem a essa inevitável dor ( 1 ). Tente as dicas seguintes:
Tente limitar o uso de dispositivos móveis na medida do possível. Ou certifique-se de não modificar muito a postura ao usá-los.
Pratique exercícios para fortalecer os músculos do pescoço e diminuir a tensão no local.
3. Má postura durante o sono
O sono deve ajudar a reparar o desgaste físico a que o corpo está sujeito todos os dias. No entanto, quando dorme na postura errada, aumenta esse desgaste, ao invés de consertá-lo. O resultado? Dor no pescoço e nas costas ( 2 ). Abaixo descrevemos o que pode fazer para aliviar o desconforto:
Ao dormir, verifique se o pescoço está alinhado com a medula espinhal, independentemente da sua posição.
Não durma em travesseiros muito altos, pois pode aumentar as chances de dor no pescoço.
4. Uma mochila ou bolsa pesada
Quando sai para o trabalho, a bolsa é indispensável para levar todos os suprimentos necessários diariamente. No entanto, tenha cuidado com o que lá colocou. E também, como carrega a bolsa! Carregar a mochila em apenas um dos ombros ou carregar muito peso nela pode distender muito os músculos do local. Realize as seguintes medidas preventivas:
Alivie a bolsa na medida do possível e não a carregue em apenas um ombro.
Além disso, certifique-se de que o peso total do saco não seja maior do que 10% do seu peso corporal total.
5. Fumar? Sim 🙂
Os cigarros contêm materiais tóxicos, que podem causar estragos na saúde muscular. Fumar diminui a oxigenação dos músculos e leva a um aumento da dor muscular e desidratação. Horas extras, fumar… também pode levar à degeneração dos discos das costas ( 3 ). Saiba o que fazer para corrigir isso:
Parar de fumar ou passar por períodos de desintoxicação para eliminar as toxinas do corpo.
Evite fumar passivamente (receber o fumo dos outros).
6. Exercícios realizados incorretamente
Por vezes, quando tentamos ficar em forma e fortes, acabamos por conseguir o efeito oposto. Vejamos como exemplo os exercícios abdominais. Se os realizarmos de forma errada, as dores, sejam no pescoço ou nas costas estão predestinadas a acontecer.
Adopte as medidas listadas abaixo para reparar a dor no pescoço causada devido a exercícios incorretos:
Sempre que realizar exercícios abdominais, concentre a sua energia física na área abdominal e não no pescoço.
Ao exercitar-se, direcione o olhar para cima, deixando sempre espaço suficiente entre o peito e o queixo (tal como mostra a imagem acima).
Como pode observar, são todas situações bem presentes nas nossas vidas, mas fáceis de dominar. Tome as medidas preventivas e corretivas listadas, e não precisa se preocupar com mais nada!
Importante: Embora raras, existem algumas condições de saúde que apresentam como sintoma, dores no pescoço, sendo elas:
- Distensão ou entorse no pescoço
- Espondilose cervical
- Cefaleia tensional
- Torcicolo
- Artrite reumatóide
- Espondilite anquilosante
- Osteoporose
- Fibromialgia
- Meningite
- Durante um ataque cardíaco
- Polimialgia reumática
- Aneurisma no cérebro
- Hemorragia subaracnóide
- Câncer de laringe
- Estenose espinhal
- Hérnia de disco
- Doença de Paget do osso
- Poliomielite
- Distúrbios circulatórios vertebrobasilares
- Doença de Hodgkin
- Síndrome do desfiladeiro torácico
- Tireoidite subaguda
- Abscesso Cerebral
- Abscesso da Medula Espinhal
Outras Referências
http://www.mayoclinic.com/
http://www.merckmanuals.com/
http://orthoinfo.aaos.org/
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.