-->Cenoura Roxa: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde - Educar Saúde

Cenoura Roxa: Composição Nutricional e Benefícios Para a Saúde

Publicado em 07/12/2017. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 30 dezembro 2018

A cenoura roxa é um vegetal rico em benefícios para a saúde. O pigmento roxo presente nesta variedade de cenouras vem de um composto antioxidante chamado antocianina. Os antioxidantes combatem os radicais livres presentes no organismo que podem danificar permanentemente as células e causar doenças crônicas, como câncer, doenças cardíacas e colesterol alto. Incluir a antocianina na dieta pode ajudar a reduzir o colesterol LDL “ruim”, além de proteger o sistema nervoso, principalmente o cérebro, que é mais suscetível aos danos oxidativos.

A saber

De acordo com informações fornecidas pela Food and Drug Administration (FDA), as propriedades e benefícios da cenoura roxa são superiores aos da laranja:

1 – As cenouras roxas são 20 vezes mais poderosas do que as cenouras laranja.

2 – É rica em vitamina A, E e B, além de minerais como potássio, fósforo, magnésio, iodo e cálcio.

3 – É rica em carotenoides e antioxidantes, combate o efeito dos radicais livres e, com isso, os sinais de envelhecimento da pele.

4 – O seu alto teor de fibras satisfaz muito com pouca comida, facilitando a perda de peso.

5 – O seu pigmento roxo é rico em antocianinas, um poderoso antioxidante que ajuda a reduzir a pressão arterial, o colesterol ruim e o risco de problemas cardiovasculares.

6 – Da mesma forma, o seu alto teor de antocianinas ajuda a reduzir o peso. Segundo alguns estudos, tem sido demonstrado que pessoas que consomem mais frutas e vegetais de cor púrpura têm menos tendência ao excesso de peso.

7 – Ajuda a prevenir o risco de câncer.

8 – Neutraliza as enzimas que danificam os vasos sanguíneos de pessoas com diabetes, de acordo com um artigo publicado em dezembro de 2001 no Nutrition Science News.

Publicidade

Os Benefícios Da Cenoura Roxa São Impressionantes

O que é a cenoura roxa?

A cenoura roxa é uma variante das cenouras tradicionais, que possui o nome científico Daucus carota subsp. sativus. Embora a maioria das pessoas do Brasil e Portugal conheça apenas a cenoura de cor laranja, as cenouras roxas são muito comuns no Leste, particularmente na China e na Índia.

Elas começaram a ser cultivadas há mais de 1000 anos na região do Afeganistão, e se espalharam pelo mundo a partir daí.

O que muitas pessoas não sabem é que, estas são na verdade, a forma original do vegetal, tão conhecido em todo o mundo. As cores mais pálidas e claras, originaram-se mais tarde, quando começaram a ser cultivadas em outras regiões do mundo.

A cenoura roxa é rica em antocianinas, o que lhes dá a cor característica e um sabor surpreendentemente doce. Quanto maior for o vegetal, maior o seu núcleo central, onde a maioria dos nutrientes são armazenados, o que resulta em mais doçura.

E curiosamente, embora o exterior desta variedade possa ser roxa, o centro é muitas vezes amarelo ou laranja.

A cenoura roxa pode ser usada da mesma forma que qualquer outra variedade – em sopas, guisados, saladas, sanduíches, e como um aperitivo cru.

Embora não estejam tão facilmente disponíveis em Portugal e no Brasil, como na Ásia, elas são facilmente encontradas em mercearias e lojas de importação.

Composição Nutricional

Composição Nutricional Cenoura Roxa

Elas são uma fonte rica em fibras alimentares, vitamina C, potássio, manganês e vitamina K, oferecendo um perfil de nutrientes semelhante aos outras variedades.

Publicidade

Publicidade

Possuem poucas calorias – apenas 25 calorias por copo – e apenas 5 gramas de carboidrato. Quando se trata de antioxidantes, as cenouras roxas têm um excelente teor de luteína e betacaroteno.

Também contêm mais compostos fenólicos (como as antocianinas), do que qualquer outra variedade de cenoura, com exceção das cenouras pretas. Entenda as propriedades da cenoura preta consultando o artigo: 5 Benefícios Incríveis da Cenoura Preta: Usos e Efeitos colaterais

Benefícios para a saúde

Para Além De Fazer Bem Aos Olhos A Cenoura Roxa Oferece Muitos Outras Propriedades Medicinais

Os benefícios mais impressionantes das cenouras roxas incluem o seu efeito na perda de peso, doenças crônicas, diabetes, doenças cardiovasculares, condições inflamatórias, saúde ocular e a melhora na circulação sanguínea.

Perda de peso

A cenoura roxa é particularmente apreciada pelo seu lugar na dieta de emagrecimento. O seu baixo teor em calorias e gordura, somados a uma boa quantidade de fibras, é uma excelente forma de saciar o organismo sem comprometer os objetivos alimentares.

Além disso, digerir toda essa fibra pode ajudar a acelerar o metabolismo, o que auxilia na queima de gordura passiva, ideal para quem está a tentar perder peso.

Ajuda na diabetes

Embora as cenouras devam ser consumidas com moderação por qualquer pessoa que sofra de diabetes – devido ao pico de açúcar no sangue que podem ocasionar – o consumo moderado destas é muito positivo. A fibra presente pode ajudar a regular a emissão de glicose e insulina no corpo, ajudando a prevenir os picos e as quedas de açúcar no sangue.

Doença cardiovascular

Com elevados níveis de fibra alimentar e antioxidantes que podem ajudar a proteger a integridade do sistema cardiovascular, as cenouras roxas são ótimas para manter o coração saudável.

A fibra ajuda a reduzir os níveis globais de colesterol, reduzindo o risco de aterosclerose, bem como doenças cardiovasculares, ataques cardíacos e AVC. A vitamina C também é fundamental para fortalecer as paredes das artérias e vasos sanguíneos.

Reduz a inflamação

Uma pesquisa realizada mostrou que as antocianinas, que são encontradas em altas concentrações na cenoura roxa, podem ajudar a aliviar muitas condições inflamatórias, incluindo artrite, gota, dores de cabeça e até mesmo hemorroidas.

Publicidade

Leia Também: 8 Remédios Caseiros para Hemorroidas (Apoiados pela Ciência)

Melhora a Visão

Embora a cenoura roxa contenha menos betacaroteno do que as variedades de cor laranja e amarela, há também uma quantidade significativa de luteína e zeaxantina nestas, que pode ajudar a melhorar a visão.

Estes antioxidantes irão reduzir o estresse oxidativo na retina, prevenindo a degeneração macular e diminuindo o risco de desenvolvimento de cataratas.

Melhora a Circulação

Há uma quantidade razoável de ferro neste vegetal, o que é ótimo para impulsionar a circulação. A presença de vitamina C e outros antioxidantes, também ajudará a prevenir roturas e obstruções no sistema circulatório, garantindo que todos os seus processos metabólicos se mantenham normalmente.

Trata doenças crônicas

Os elevados níveis de antocianinas encontradas nestas cenouras são excelentes antioxidantes para o corpo; esses compostos são capazes de encontrar e neutralizar os radicais livres, que são responsáveis pela mutação celular e outras formas de doenças crônicas, como doenças cardíacas, artrite reumatoide e doença de Alzheimer.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Publicidade