Ceratoconjuntivite

Atualizado e Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 27 de julho de 2014

A ceratoconjuntivite é uma doença que se caracteriza por uma inflamação nos olhos, que pode resultar em lesões na superfície da córnea.

Esta condição é mais habitual em crianças, surgindo antes do início da puberdade, e mantendo-se até ao início da vida adulta. Dessa forma, a ceratoconjuntivite tende a desaparecer até aos 20 anos de idade.

Neste artigo poderá conhecer os sintomas da cerotoconjuntivite, e ainda, o tratamento mais adequado para este problema.

Sintomas da ceratoconjuntivite

Os sintomas de uma cerotoconjuntivite ocorrem especialmente em meses mais quentes, desaparecendo normalmente no tempo frio. Os sintomas tendem a ficar mais leves e menos intensos com o tempo, até desaparecerem totalmente. Os sintomas da cerotoconjuntivite incluem:

– sensibilidade à luz do sol;

– olhos avermelhados e lacrimejantes;

– coceira;

– secreção viscosa e espessa.

Nalguns casos pode mesmo ocorrer o inchaço das pálpebras, juntamente com uma cor acinzentada e rosada em todo o olho, ou na zona sob a pálpebra.

Tratamento para ceratoconjuntivite

O tratamento habitual para a cerotoconjuntivite baseia-se em medicação via oral específica, e ainda, na aplicação de colírios.

Nalgumas situações o médico pode prescrever medicamentos anti-histamínicos, orais ou sob a forma de um colírio, e medicamentos corticosteroides. Estes últimos apenas podem ser usados em períodos curtos, pois em contrário, podem provocar efeitos secundários como cataratas, infecções oportunistas e aumento da pressão ocular.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 12/08/19