-->Chá de Bardana para Pedra na Vesícula - Educar Saúde

Chá de Bardana para Pedra na Vesícula

Publicado em 22/10/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Chá de Bardana para Pedra na Vesícula:

A colelitíase é um nome complicado, mas é o nome exacto para a doença caracterizada pela formação de pedras na vesícula biliar.

Este orgão, localizado abaixo do fígado e com formato de uma pêra, tem como principal função armazenar a bile, um líquido esverdeado e produzido pelo fígado, responsável por ajudar na digestão dos alimentos e das suas gorduras.

A vesícula não é muito grande, nem tem muita capacidade de armazenamento, mas tem uma grande espessura com a bile, que nunca se pode solidificar.

O que acontece é que às vezes existe um desequílibrio entre o armazenamento de água e as substâncias que estão presentes na bile.

Se a quantidade de água for maior ou as substancias na bile estiverem em excesso, formam-se as pedras na vesícula.

Algumas pessoas têm maior tendência para sofrerem deste problema por estarem integradas em grupos de risco.

É o caso das pessoas com mais de 40 anos e mulheres que tenham ultrapassado a menopausa e de grávidas (a gravidez provoca o aumento de saturação da bile).

A hereditariedade, a obesidade, os diabetes, a cirrose, o sedentarismo e a perda de peso muito rápida podem também ser factores para o desequílibrio na produção de bile.

Para além da cirurgia, existem já tratamentos conhecidos para eliminar as pedras vesículares.

Alguns podem ser feitos em casa, como o chá de bardana, uma planta medicinal com propriedades naturais, mas que não deve ser tomado em excesso devido aos seus efeitos colaterais (dificuldade ao respirar e irritação nos olhos).

Para fazer este chá, precisa apenas de uma colher de sopa de raiz de bardana e uma chávena de água.

Ferva as raízes da planta durante cinco minutos e deixe repousar a infusão durante cerca de dez.

Este chá deve ser tomado apenas duas vezes ao dia, para sentir os efeitos e ajudar a eliminar as pedras na vesícula.

Leia também: Chá de Bardana para Cólica Renal

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858