Chá de Chia: Conheça os Impressionantes Benefícios para a saúde e saiba Como Fazer

O chá de chia é a bebida preferida de muitos entusiastas da saúde, devido aos inúmeros benefícios que as sementes de chia proporcionam no aumento dos níveis de energia e na melhoria da saúde digestiva.

O chá é preparado através da adição das sementes de chia (Salvia hispanica) ao chá verde, chá preto ou a qualquer outra infusão de ervas. Pode ser servido frio ou quente, com ou sem mel!

Saiba Como Fazer Chá De Chia

Como fazer o chá de chia?

Para fazer o chá de chia, tudo o que precisa são bolsas de chá verde (opcional), mel, sementes de chia e água.

Passo 1: Deixe ferver 1 xícara de água numa panela

Passo 2: Após a ebulição, despeje a água num frasco ou copo

Passo 3: Adicione o chá verde e mantenha-o imerso por alguns minutos

Passo 4: Em seguida, após remover a bolsa de chá da água, adoce com mel a gosto

Passo 5: Por último, acrescente 1 colher de sopa de sementes de chia ao líquido e mexa bem

Passo 6: Aguarde 2 a 3 minutos antes de servir o chá. Uma vez que estas sementes são absorvidas pela água, elas se abrem, dando ao chá uma aparência consistente ou gelatinosa.

Passo 7: Também pode deixar esfriar na geladeira e logo desfrutar a bebida!

Seja criativo e acrescente outros ingredientes como canela, gengibre, essência ou extrato de baunilha, e leite de coco.

São muitas as formas de incluir as sementes de chia na sua dieta, outro exemplo são os batidos e doces (sobremesa) de chia.

Pode beneficiar também das sementes, misturando-as em água pura para fornecer nutrientes ao corpo e mantê-lo hidratado.

Benefícios do chá de sementes de chia

Chá De Chia

Os inúmeros benefícios para a saúde do chá das sementes de chia provêm do seu rico conteúdo antioxidante e mineral.

Este poderoso chá está repleto de proteínas, fibras alimentares e ácidos graxos essenciais, que ajudam a melhorar a digestão, além de reduzir a inflamação e combater os radicais livres presentes no organismo.

O chá de chia ajuda ainda no controle do peso por oferecer uma sensação de saciedade que elimina o hábito de petiscar entre as refeições.

Outros benefícios incluem:

Importante para a saúde digestiva

As sementes de Chia são ricas em fibras dietéticas (cerca de 11 gramas por cada onça), necessárias para o corpo equilibrar os níveis de insulina.

De acordo com alguns estudos, a semente é considerada um regulador natural de açúcar no sangue, devido ao seu conteúdo de fibra.

Para além disso a fibra é também útil na regularização da atividade intestinal e na redução da fome, uma vez que se expande no estômago e, portanto, pode ajudar na perda de peso.

Pode ser útil para curar a diabetes

Outro benefício da semente chia é a forma como ela pode ajudar a curar a diabetes. Existem dois fatores que podem levar ao desenvolvimento da diabetes; a dislipidemia (gordura excessiva no sangue), e a insulina.

As sementes de Chia possuem ácido alfa-linolênico e fibra, ambos conhecidos por prevenir distúrbios metabólicos e resistir aos níveis de insulina.

É importante para a saúde do coração

A chia é capaz de reverter a inflamação, regular o colesterol e diminuir a pressão arterial, extremamente importante quando se pretende manter o coração saudável.

As pessoas que consomem a semente com regularidade, podem reverter o estresse oxidativo, o que por sua vez, reduz a possibilidade de desenvolver aterosclerose.

As sementes da Salvia hispanica são ricas em muitos nutrientes e minerais, como o ácido gordo linoleico, que ajuda o corpo a absorver as vitaminas lipossolúveis (vitamina A, vitamina D, vitamina E e vitamina K).

Estas pequenas sementinhas têm a capacidade de aumentar os ácidos gordos ômega-3, importantes na proteção do coração, reduzindo a pressão sanguínea, colesterol ruim e inflamação.

Combate o câncer de mama

As sementes são ricas em ácido alfa linoleico e ácidos gordos ômega-3, ambos conhecidos por limitarem o crescimento de células cancerosas nos câncer de mama e câncer cervical, de acordo com o Journal of Molecular Biochemistry in 2013.

É importante para construir os músculos

A Salvia hispanica é uma das sementes que mais proteínas transporta, razão pela qual é tão conhecida pelos adeptos de academias (ginásios), não só por incentivar na construção muscular e queima de gordura, como no equilibro dos níveis de açúcar no sangue.

Além disso, a semente é rica em zinco, o que ajuda o corpo a aumentar a leptina. A leptina é o hormônio chave que regula o apetite e o gasto energético.

Constrói ossos mais fortes

Um dos nutrientes que podemos encontrar na semente de chia é o cálcio, o qual carrega cerca de 18%. O cálcio é um mineral necessário na construção e fortalecimento ósseo.

Outro nutriente essencial para manter os ossos saudáveis ​​é o boro, que ajuda a metabolizar o cálcio, o magnésio, o manganês e o fósforo.

Impulsiona a Energia e o Metabolismo

De acordo com um estudo publicado no Journal of Strength and conditioning, descobriu-se que as sementes de chia ajudam a melhorar o desempenho físico em atividades até 90 minutos.

Chá De Chia Fresco E Super Refrescante, Uma Bebida Hidratante Para Beber Em Qualquer época Do Ano, E Leva Apenas Alguns Segundos Para Fazer.

Seja em forma de chá (quente ou frio), suco ou smoothie (batido), receitas não faltam. Seja creativo!

Agora que já conhece todos os benefícios incríveis de adicionar esta bebida doce e excêntrica à sua rotina diária, faça o seu e desfrute!