Chá De Cravo: Os 8 Benefícios deste Botão Mágico + Efeitos Colaterais

Beber chá de cravo é uma forma revigorante e deliciosa de aumentar a ingestão de nutrientes e, tratar naturalmente, algumas condições de saúde.

8 Razões Interessantes Para Experimentar O Chá De Cravo Da índia

O Que é o Chá de Cravo?

O chá de cravo é uma tisana de ervas preparado a partir dos botões de flores secas e moídas da árvore Syzygium aromaticum.

É conhecido por cravo, no Brasil, cravinho, em Portugal, mas a sua designação correta é cravo-da-índia.

Estes botões secos têm um sabor picante o que os torna muito populares como ingrediente em sobremesas, produtos de panificação, bem como em refeições salgadas.

O cravo-da-índia é uma fonte rica de eugenol, um poderoso antioxidante, além de outros nutrientes e vitaminas, como vitamina C, flavonóides, fibras, cálcio e alguns ácidos gordos ômega-3.

Os botões da planta são usados na preparação de chás medicinais para o tratamento de muitas condições médicas à vários séculos.

Benefícios Do Chá De Cravo

Cravo Da índia Syzygium Aromaticum

Os principais benefícios do chá de cravo incluem a sua capacidade de melhorar a digestão, aliviar o intestino preso, diminuir febres, desinfetar infecções da pele e acelerar os esforços de perda de peso, entre outros.

Infecção sinusal (sinusite)

Estudos descobriram que os ingredientes ativos presentes na infusão podem ajudar a aliviar a inflamação nos seios nasais, ao mesmo tempo que cura a infecção subjacente que causa os sintomas. A dor de cabeça é o sintoma mais comum.

Beba-o especialmente na parte da manhã para obter um alívio rápido. A presença de eugenol torna-o um agente expectorante muito poderoso que pode ajudar a eliminar o catarro congestionado.

Digestão

Quando bebemos este chá, ele tem a capacidade de aumentar a produção de saliva e suco gástrico, ambos necessários para uma digestão mais eficiente. Este benefício pode acelerar o movimento peristáltico e reduzir o risco de sofrer de intestino preso ou inflamação no intestino.

Febre

As propriedades antiinflamatórias naturais do chá fazem dele a maneira ideal de dissipar febres. Durante gerações, foi administrado para fortalecer o sistema imunológico e baixar febres.

Ducha vaginal para infecções

Para as mulheres que sofrem de infecções vaginais, o chá pode ser usado como uma ducha vaginal durante aproximadamente 5 dias. O chá deve ser diluído (1 parte de chá para 4 partes de água esterilizada).

Parasitas intestinais

A infusão tem perícias antibacterianas, anti-fúngicas e antiparasitárias, ideal para as regiões do mundo onde os parasitas intestinais ainda são um grande problema.

Enema Caseiro

No caso de infecções fúngicas do intestino, pode ser realizada uma ducha (enema caseiro) de (1 parte de chá para 4 partes de água esterilizada, não clorada) (diariamente por 5 dias).

Artrite

Os benefícios antiinflamatórios e analgésicos do eugenol são bem conhecidos pela ciência. O composto tem sido associado um menor desconforto e dor nas articulações em pessoas que sofrem de artrite reumatóide, podendo ser utilizado de forma tópica (localizada).

Perda de peso

Qualquer chá que estimule o metabolismo e forneça nutrientes essenciais pode ajudar na perda de peso. O chá de cravo não é exceção.

Saúde da pele

Com poderosos antioxidantes presentes, o estresse oxidativo pode ser abrandado, juntamente com o aparecimento das rugas, manchas senis (manchas da idade).

Outros Benefícios

Tratamento da dor abdominal. As Suas qualidades analgésicas ajudam nas dores provocadas pelo acumúlo de gases estomacais ou qualquer outra dor de estômago.

Acalma o trato digestivo e reduzir a diarreia. Ele ajuda a substituir os fluidos perdidos pela diarreia.

Pode ser utilizado para matar parasitas intestinais, bactérias, bem como infecções por fungos, como candidíase oral.

Como a lavagem facial, é utilizado no tratamento da acne.

As Compressas da infusão podem ser usadas para infecções fúngicas da pele assim como micose ou pé de atleta.

O Instituto Nacional de Saúde (NIH), afirma que o cravo é tão eficaz quanto o creme de benzocaína para aliviar a dor dentária.

Como Fazer o Chá De Cravo

Aprenda A Fazer O Chá De Cravo Da índia!

Fazer a infusão é rápido e simples, uma vez que estes botões estão bem presentes na maioria das prateleiras de especiarias. Os benefícios para a saúde são inegáveis!

  • Leve uma panela com água a ferver.
  • Moa 1 colher de sopa de cravo-da-índia seco.
  • Adicione o cravo moído a um bule ou difusor e verta sobre a água quente.
  • Deixe a mistura ficar íngreme durante 20 a 30 minutos.
  • Coe o chá e adicione canela ou gengibre para dar sabor; o chá é bastante forte!

Efeitos Secundários

Existem alguns efeitos colaterais de beber chá de cravo, particularmente em quantidades excessivas, como

  • Complicações na gravidez
  • proglemas gastrointestinais
  • Dores musculares
  • Fraqueza
  • Sintomas de estar doente, como calafrios, febre, tosse
  • Respiração dificultada.
  • Em quantidades consideráveis, pode ter efeitos de afinamento do sangue.

Existem muitas pessoas alérgicas ao cravinho, e, embora a maioria dos efeitos colaterais ocorram apenas quando ingerimos o cravo-da-índia diretamente, o chá pode ainda ser perigoso para quem tem um sistema mais sensível.

Não use a planta se tomar aspirina, ou qualquer outro anticoagulante, ou se estiver programada uma extração dentária ou qualquer outra cirurgia.

Fale com o médico antes de adicionar a infusão à sua dieta.