Chá de Damiana: 7 Benefícios e Como Fazer a Infusão

Beber chá de damiana de forma regular pode proporcionar benefícios extremamente importantes na sua saúde!

Para além de ser indicado por médicos no tratamento de alguns problemas digestivos de menor importância, o chá de damiana, é igualmente perfeito para todos os que necessitam de um estímulo energético no metabolismo.

Top 7 Benefícios Do Chá De Damiana

O que é o Chá de Damiana?

Chá De Damiana

O chá de Damiana é um chá de ervas tradicional feito através da infusão das folhas da planta de damiana, cientificamente conhecida como Turnera diffusa.

As folhas secas da planta foram usadas na medicina ancestral, que remonta ao tempo dos astecas e incas.

Atualmente, o cultivo da planta é feito principalmente na região do Texas, no México e no Caribe.

Além de um poderoso chá, as suas folhas têm diferentes usos e podem ser usadas em misturas herbais para fumos e até mesmo na elaboração de licores alcoólicos.

A damiana possui uma enorme quantidade de flavonoides, incluindo arbutina, com atividades antioxidantes que se acredita serem responsáveis ​​por muitos dos benefícios terapêuticos da planta, o que explica as impressionantes propriedades do chá na melhoria da saúde.

Além da Turnera diffusa, existe uma outra espécie similar, a Turnera aphrodisiaca, popularmente conhecida pelo mesmo nome, damiana

Benefícios para a saúde

“Tradicionalmente, as folhas da planta foram utilizadas pelos mexicanos e maias pelas suas qualidades afrodisíacas e sua capacidade de impulsionar a potência sexual.”

Os benefícios mais notáveis do chá de damiana para a saúde, incluem os seus efeitos positivos sobre a fertilidade, no aumento do desejo sexual, na vitalidade do sistema digestivo, nos níveis de energia do corpo, entre outros.

Os flavonoides encontrados no chá podem oferecer ao corpo um excelente estímulo.

Essas qualidades estimulantes são também conhecidas por aumentar o desejo sexual e superar alguns problemas relacionados como a Frigidez ou anafrodisia, tanto em homens como em mulheres.

Os efeitos do chá de damiana nos hormônios são inegáveis!

Esse não apenas ajuda a melhorar a fertilidade, como também pode regular a menstruação e prevenir muitos sintomas comuns do período ovulatório.

Para o que é usada?

É AFRODISÍACO

Chá De Damiana é Afrodisíaco

A fama da planta provavelmente vem do seu uso histórico no tratamento de uma ampla gama de problemas sexuais.

Se eu tivesse um dólar por cada remédio natural que afirma melhorar a libido, seria um homem rico ou, pelo menos, muito menos pobre :-).

Muitos são os alimentos e ervas (ostras, aveia, saw palmetto etc…), aclamados ao longo dos anos pela sua capacidade em ajudar no desempenho sexual, tanto em homens como em mulheres.

No entanto, na sua grande maioria, falta a evidência científica que o comprove.

A Damiana não é apenas usada para ajudar os homens a recuperar a sua proeza sexual. Tomar suplementos da planta beneficia também a sexualidade das mulheres, uma ótima notícia para os casais que precisam injetar algum fogo no seu relacionamento.

Não se sabe ao certo por que a planta tem um efeito tão positivo na libido. A teoria é que ela promove o fluxo sanguíneo para as regiões genitais.

Outros sugerem que a sua capacidade de aumentar a libido pode ser um efeito colateral relacionado à atividade de supressão de estrogênio da erva.

Antes de elevar muito as suas esperanças, é importante ressaltar que a única pesquisa desenvolvida até agora foi realizada apenas em ratos de laboratório.

Um estudo publicado em 2009 demonstrou que, ratos fracos sexualmente, depois de tratados com a Damiana melhoraram o seu comportamento sexual de forma significativa.

Os ratos que tomaram Damiana foram mais propensos a alcançar mais de uma ejaculação e o período pós-ejaculatório foi reduzido antes da repetição da atividade sexual.

A análise da mesma pesquisa descobriu que a cafeína, os flavonóides e a arbutina, foram os principais compostos ativos no extrato. Os pesquisadores concluíram que a planta é um possível tratamento alternativo para a disfunção erétil. (1)

Uma série de outros estudos realizados em animais chegaram à mesma conclusão, mas admitem que a planta precisa ser totalmente testada em seres humanos antes de poder ser totalmente recomendada como afrodisíaco.

PARA A MENTE

Chá De Damiana Faz Bem Ao Cérebro

A Damiana é popular em algumas partes da Europa, principalmente na Alemanha, como um remédio herbal para o estresse e outros distúrbios nervosos.

Não existem pesquisas que confirmem a sua eficácia no tratamento do estresse e ansiedade, mas um dos compostos presentes na planta, chamado Damianin, provou produzir um efeito calmante sobre o sistema nervoso.

A Damiana é conhecida por produzir um leve efeito eufórico na mente, usada pelos povos Maia e Mexicanos como um intensificador de humor durante séculos.

Parece-me que estes usos tradicionais tenham algum fundamento. Ela tem sido usada para tratar uma extensa variedade de sintomas relacionados ao estresse, como dor de estômago, micção involuntária durante o sono (enurese) e acalmar os nervos.

Diz-se também que a planta fornece um impulso de energia e aumenta a resistência, que pode estar ligada aos seus usos afrodisíacos, bem como ajudar a combater a fadiga e a letargia.

Ao contrário de muitos produtos farmacêuticos de prescrição, a Damiana é considerada segura em doses moderadas e pode ajudar o indivíduos que sofrem de ansiedade e outros problemas relacionados ao sistema nervoso.

ÚLCERAS ESTOMACAIS

A Damiana também é usada para tratar uma série de queixas gástricas incluindo úlceras pépticas. O Seu efeito benéfico é provavelmente devido ao conteúdo de arbutina presente na planta.

Um estudo realizado em 2012, em que foi avaliada a sua capacidade de tratar úlceras do estômago concluíu que a planta possui atividade anti-úlcera, efeito atribuido aos efeitos antioxidantes da arbutina. (2)

PERDA DE PESO

Chá De Folhas De Damiana Ajuda A Emagrecer

Tal como tantos outros chás de ervas, existem afirmações de que a Damiana pode ajudar aqueles que precisam perder alguns quilos ou, pelo menos, manter o peso sob controle.

O chá funciona como um laxante suave, amolecendo as fezes e limpando o sistema. No entanto, há evidências de que o chá da planta é mais eficaz quando combinado com outras plantas.

Um estudo dinamarquês publicado em 2001 descobriu que a combinação de damiana com erva-mate (congonha) e guaraná produz um excelente efeito termogênico, além de ajudar a suprimir o apetite.

O estudo examinou o efeito desta combinação em 47 pacientes com excesso de peso para determinar o seu efeito no emagrecimento aos 10 dias, 45 dias e 12 meses.

Os pacientes que receberam a combinação de ervas em forma de cápsula antes da refeição principal, perderam significativamente mais peso do que o grupo placebo nos primeiros 45 dias.

Os pesquisadores concluíram que a combinação destas 3 ervas adiou significativamente o esvaziamento gástrico, o que aumenta a sensação de saciedade. (3)

INFECÇÕES DA BEXIGA

Segundo os fatos documentados, a Damiana foi usada na América do Sul para tratar problemas urinários e infecções da bexiga.

Esses usos “tradicionais” não são suportados pela científica moderna, mas isso não significa necessariamente que esses benefícios e relatos antigos sejam falsos.

DIGESTÃO

A planta pode ser usada como tratamento natural para melhorar a digestão. A damiana ajuda a facilitar a quebra de gorduras e açúcares no sistema digestivo, ao mesmo tempo que melhora a forma como o organismo absorve nutrientes.

Esta propriedade medicinal não só garante que o sistema digestivo funcione no seu melhor, como também garante que o corpo obtém todos os benefícios necessários dos alimentos que consome.

A planta também pode ajudar a manter o aparelho digestivo limpo de toxinas que podem dificultar a digestão e deixá-lo doente. Acredita-se também que a erva ajuda a tratar a indigestão e a prisão de ventre devido às suas propriedades laxantes.

BENEFÍCIOS ANTIOXIDANTES

Um estudo recente, publicado em 2017, examinou o potencial antioxidante do extrato de água-etanol (do inglês: WEE) da damiana na saúde renal de ratos diabéticos. Os pesquisadores descobriram que a planta exerce importantes efeitos antioxidantes benéficos nas mitocôndrias renais.

“Em conclusão, o WEE da Turnera diffusa tem propriedades antioxidantes que podem prevenir danos induzidos pelo estresse oxidativo mitocondrial em rins de ratos STZ-DM”. (4)

O potencial antioxidante de damiana indica que a planta poderá ajudar a proteger o organismo contra uma série de doenças graves causadas pelos danos oxidativos, incluindo doenças cardíacas, câncer e doença de Alzheimer.

Outros Usos

Além dos usos mencionados acima, a planta tem sido usada para tratar dores de cabeça, secura vaginal, como método para atrasar a menopausa e no tratamento da asma.

Não existem evidências científicas, além do uso tradicional, que sugiram que a erva é realmente efetiva no tratamento destas condições.

Como fazer?

O chá de damiana é extremamente fácil de fazer em casa, desde que tenha acesso às folhas secas da planta.

Coloque 2 colheres de chá de folhas secas de damiana em um difusor ou bule de chá.

Leve ao fogo uma panela de água e deixe ferver. Em seguida despeje a água sobre as folhas.

Permita que a mistura repouse por 15 a 20 minutos, depois coe a infusão.

Se desejar, adicione mel, stevia, ou uma fatia de limão para realçar o sabor.

Para além do chá, a damiana está disponível em outras formas. Podendo também ser comprada em forma de tintura, óleo essencial ou cápsulas, em várias superfícies comerciais, hipermercados e lojas de produtos naturais (ervanárias). 

Fumar as folhas é, “aparentemente possível”, mas não é recomendado.

Que quantidades Tomar?

Muitos especialistas recomendam a ingestão entre 2 e 4 gramas de Damiana seca antes das 3 refeições principais do dia.

Potenciais Efeitos Colaterais e Precauções

Planta Medicinal Damiana Turnera Diffusa

A planta é considerada segura, no entanto foram relatados sintomas de alucinações quando tomada em doses extremamente altas (200 gramas).

Se está grávida ou amamentando, deve evitar tomar suplementos da planta, pois ainda não se conhece o seu efeito sobre o feto.

Os indivíduos com condições hepáticas preexistentes devem evitar tomar a planta.

Os diabéticos também devem ter cuidado ao usar a planta, pois pode afetar os níveis de açúcar no sangue.

Por afetar a glicemia, é recomendo não tomar Damiana 2 semanas antes de qualquer cirurgia que tenha planejada.

Para que ainda vai comprar as folhas secas da planta, saiba que existe uma falsa Damiana (Turnera ulmifolia, Chanana), muito vendida, pois são facilmente confundidas.

Descubra os poderes o usos do chá de chia