Chá de Erva Cidreira e Seus Benefícios como Laxante, Sedativo, Tonificante…

Conheça as propriedades medicinais e os benefícios do chá de Erva cidreira. O nome cientifico desta planta é (Melissa officinalis).

É um excelente calmante dos nervos, alivia inflamações e dores.

As infusões de erva cidreira são laxantes, sedativas e tonificantes do coração e do cérebro; é estimulante e antiespasmódico; alivia depressões nervosas.

Foto de Erva Cidreira

Beber chá de cidreira cura dores de cabeça (enxaquecas), dor no ventre, dor de dentes, dor de ouvidos, nevralgias e reumatismo.

Alegra, anima e Facilita a oxigenação das células cerebrais. São então estes alguns dos exemplares benefícios da erva cidreira.

Aspecto final

Receita de Chá de Erva Cidreira e Hortelã
Ingredientes:
1 l de água
1 chávena de chá de hortelã
2 chávenas de chá de erva-cidreira picada ou 4 em saquinhos
açúcar ou mel q.b.

Preparação:
Coloque a água e as folhas numa panela e leve ao lume alto para ferver.
Quando ferver, desligue e coe o chá. Deixe arrefecer e adoce a gosto.
Guarde no frigorífico até à hora de servir.

Curiosidades
Diz o povo que o chá de erva-cidreira, tomado todas as manhãs (adoçado com mel) traz de volta a juventude, fortalece o cérebro e ajuda a combater a inércia natural.

Informações Úteis

A erva-cidreira é uma planta medicinal que pode crescer até aos 80 cm de altura e 50 cm de diâmetro.

É uma planta proveniente da Ásia Ocidental e há muito tempo que está espalhada pela Europa, sendo muito vulgar encontrá-la em caminhos, sebes, junto às casas e até mesmo em vinhas.

As suas folhas libertam um intenso aroma a limão doce.

É uma planta que se adapta bem a qualquer solo, surgindo mais em zonas ensombradas, embora também possa ser cultivada ao sol.

As folhas da planta podem ser usadas para dar sabor a saladas de legumes, frutas, carnes, pudins, guarnições, vinagres e licores. As folhas frescas são mais aconselháveis, porque tendem a ser mais saborosas do que as secas.

Propriedades Medicinais

Apresenta inúmeras propriedades medicinais muito úteis, tais como: anti-inflamatória, antiviral, antioxidante, digestiva, laxante, calmante, ajuda a tratar de problemas nervosos, perturbações de sono, espasmos, enfartamentos, anorexia, tratamento de febres, constipações, alivia inflamações e dores.

A cidreira, conforme já concluíram diversos estudos, apresenta muitas propriedades bastante úteis e não revelam qualquer efeito secundário relevante para a saúde.

Pode usar as folhas da erva-cidreira para fazer chá, adicionando 4 colheres de sopa de folhas da planta para cada litro de água e procure beber durante o dia.

É uma excelente forma de combater os nervos, é estimulante, antiespasmódico, alivia depressões nervosas, dores de cabeça, dor de ventre, dor de ouvidos e dor de dentes.

Apresenta também outros benefícios, tais como, nevralgias, reumatismo e facilita a oxigenação das células cerebrais.

A título de curiosidade, já o povo dizia que o chá de erva-cidreira todas as manhãs com mel trazia de volta a juventude, fortalecia o cérebro e ajudava a combater a inércia natural.

Pode também, usar esta planta externamente na pele para aliviar de alguma picada de insetos ou mesmo para evitar estas picadas e isto tudo deve-se ao seu óleo que funciona como um excelente repelente.

Embora a planta seja antialérgica, poderá surgir irritação em algumas pessoas que apresentam peles sensíveis.

O óleo essencial da planta é por vezes utilizado para a aromaterapia (ramo da fitoterapia que se baseia nos aromas que as plantas podem provocar ao indivíduo).

Pode relaxar, utilizando um chá mais forte (cerca de 8 colheres de chá de erva por cada litro de água) e misture com a água da banheira.

A mulher beneficia ainda mais com, porque é uma aliada na regulação das menstruações, ajuda a tranquilizar e relaxar em casos de cólicas, apresenta efeito tônico no útero e pode também auxiliar em casos de esterilidade.

Além de todas estas vantagens que a erva-cidreira nos traz, existe uma contra indicação, sobretudo para pessoas que sofram de problemas de tiroide.

Para pessoas com este problema e que têm por hábito tomar medicação diária devem evitar ao máximo a cidreira, porque pode reduzir ou tirar o efeito do medicamento.

A planta é cada vez mais usada para fins comerciais, uma vez que a sua procura tem vindo a aumentar em toda a Europa e a sua cotação tem vindo a aumentar consideravelmente.

» Conheça os 10 Benefícios da Erva-Cidreira e como Usá-la