Consumir o chá de gynostemma é uma excelente forma de melhorar a saúde em geral. No entanto, antes de incluí-la na sua “farmácia Natural”, existem alguns detalhes sobre a tisana que devem ser conhecidos.
O Que É o Chá de Gynostemma (Jiaogulan)?
O chá de Gynostemma é um chá de ervas preparado a partir das folhas secas da planta de nome científico Gynostemma pentaphyllum, conhecida popularmente como jiaogulan ou ‘ ginseng do pobre ‘.
Nativa de algumas regiões da China, Japão e Sudeste da Ásia, os benefícios da planta também podem ser contemplados através do seu extrato, ou em forma de cápsulas.
A planta é na verdade uma trepadeira, que atualmente pode ser encontrada em muitos outros países asiáticos.
O chá pode ser encontrado em lojas de importação asiáticas e lojas de produtos naturais.
O chá é extensamente procurado devido à sua composição nutricional única, que inclui alguns adaptógenos e antioxidantes que ajudam a aumentar os níveis de energia e resistência no corpo.
As folhas da Gynostemma pentaphyllum são ricas em minerais, como magnésio, cálcio, zinco, ferro e manganês .
Benefícios
Os diversos benefícios do chá de gynostemma incluem os seus efeitos benéficos na resistência, força, colesterol, inflamação, combater a fadiga, diabetes, entre outros.
Ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue,
Eliminar a gordura sanguínea prejudicial,
Mantem a função intestinal saudável,
Elimina toxinas do corpo,
Aumenta os glóbulos brancos e ajuda o fígado,
Alivia o estresse e relaxa o sistema nervoso,
Se está deprimido, levanta o ânimo. É frequentemente usado por pessoas que sofrem de depressão, estresse e ansiedade,
Acredita-se ter atividade anti-câncer no corpo,
Na China, é usada para tratar a bronquite, melhorar a função sexual e fortalecer o corpo em geral,
É capaz de reduzir o colesterol sérico, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e, ao mesmo tempo, aumentar o colesterol bom (HDL),
Pode reduzir a pressão arterial elevada,
Tem a capacidade de liberar óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos,
No que diz respeito ao antienvelhecimento, acredita-se que a capacidade da planta em aumentar o antioxidante, a superóxido dismutase (SOD), é o que confere à erva propriedades de longevidade,
É uma erva muito popular entre os atletas e fisiculturistas devido às suas propriedades de resistência. Pode ajudar a construir massa muscular e reduzir a fadiga,
É especialmente útil para o sistema imunológico, digestivo, nervoso, reprodutivo e cardiovascular. É um tônico de saúde extremamente potente.
Benefícios Adaptogênicos
A Gynostemma é uma planta adaptogênica, uma substância (composto ou erva) natural que ajuda o sistema adrenal a regular os hormônios e gerenciar o estresse.
Um dos ingredientes ativos do chá incluem saponinas, chamados gipenosideos, que podem ajudar o corpo a adaptar-se e protege-lo de forma mais eficaz.
Problemas de colesterol
As propriedades de diluição do sangue do chá podem ajudar a prevenir o bloqueio do colesterol, reduzindo assim o risco de derrame cerebral e ataque cardíaco.
Perda de peso
A natureza estimulante do chá torna-o fantástico para impulsionar o metabolismo, auxiliando nos esforços de perda de peso.
Saúde do coração
Um estudo realizado na Vanderbilt University descobriu que uma das saponinas encontradas na Gynostemma facilita a liberação de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos. Este evento, por sua vez, faz com que as veias relaxem, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo, diminuindo desta forma a pressão alta e reduzindo o risco de aterosclerose.
Longevidade
Nos seus usos tradicionais, acredita-se que o chá de ginostemma prolonga a vida, o que pode ser devido aos antioxidantes e adaptogênios encontrados na erva verde e folhosa. É frequentemente chamado de ‘bebida da imortalidade’.
Diabetes
Pesquisas indicam que a infusão pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e os níveis de insulina no corpo.
Como Fazer?
Preparar o chá gynostemma em casa é extremamente fácil. A bebida pode ser desfrutada a qualquer hora do dia.
- Passo 1 : Leve uma panela de água a ferver e retire-a do fogo quando levantar fervura.
- Passo 2: Adicione 2 colheres de chá das folhas de Gynostemma pentaphyllum (jiaogulan) secas a um bule de chá.
- Passo 3: Verta a água quente sobre as folhas de chá e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos.
- Passo 4: Quanto maior o tempo de infusão, mais nutrientes serão libertados na água do chá.
Efeitos Colaterais
Apesar dos benefícios maravilhosos provenientes desta variedade de trepadeira, existem alguns efeitos colaterais potenciais, como a dor de estômago, problemas no sistema imunológico e complicações na gravidez e amamentação.
Gravidez: Um dos compostos químicos encontrados na planta está associado a defeitos congênitos (um número muito limitado de casos), sendo melhor evitar o chá durante a gravidez.
Problemas Gastrointestinais: Beber quantidades excessivas desta tisana é conhecido por causar problemas estomacais, como diarreia, náuseas e inchaço, entre outros.
Sistema Imunológico: Uma vez que a bebida é conhecida por estimular o sistema imunológico, pode ser perigoso em pessoas com doenças auto-imunes, pois pode agravar os sintomas.
O chá não deve ser tomado com qualquer medicamento ou erva que afete a coagulação do sangue ou a supressão do sistema imunitário.
Nomes alternativos da planta: cipó-doce, erva-da-imortalidade, erva-milagrosa, ginseng do sul ou Amacha-Zuru.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.