14 Benefícios e Usos do Chá De Gynostemma (Chá De Jiaogulan)

Consumir o chá de gynostemma é uma excelente forma de melhorar a saúde em geral. No entanto, antes de incluí-la na sua “farmácia Natural”, existem alguns detalhes sobre a tisana que devem ser conhecidos.

Conheça Os Benefícios Surpreendentes Do Chá De Gynostemma (Chá De Jiaogulan)

O Que É o Chá de Gynostemma (Jiaogulan)?

O chá de Gynostemma é um chá de ervas preparado a partir das folhas secas da planta de nome científico Gynostemma pentaphyllum, conhecida popularmente como jiaogulan ou ‘ ginseng do pobre ‘.

Nativa de algumas regiões da China, Japão e Sudeste da Ásia, os benefícios da planta também podem ser contemplados através do seu extrato, ou em forma de cápsulas.

A planta é na verdade uma trepadeira, que atualmente pode ser encontrada em muitos outros países asiáticos.

O chá pode ser encontrado em lojas de importação asiáticas e lojas de produtos naturais.

O chá é extensamente procurado devido à sua composição nutricional única, que inclui alguns adaptógenos e antioxidantes que ajudam a aumentar os níveis de energia e resistência no corpo.

As folhas da Gynostemma pentaphyllum são ricas em minerais, como magnésiocálcio, zinco, ferro e manganês .

Benefícios

Chá De Jiaogulan

Os diversos benefícios do chá de gynostemma incluem os seus efeitos benéficos na resistência, força, colesterol, inflamação, combater a fadiga, diabetes, entre outros.

Ajuda a manter os níveis normais de açúcar no sangue,

Eliminar a gordura sanguínea prejudicial,

Mantem a função intestinal saudável,

Elimina toxinas do corpo,

Aumenta os glóbulos brancos e ajuda o fígado,

Alivia o estresse e relaxa o sistema nervoso,

Se está deprimido, levanta o ânimo. É frequentemente usado por pessoas que sofrem de depressão, estresse e ansiedade,

Acredita-se ter atividade anti-câncer no corpo,

Na China, é usada para tratar a bronquite, melhorar a função sexual e fortalecer o corpo em geral,

É capaz de reduzir o colesterol sérico, colesterol ruim (LDL) e triglicerídeos e, ao mesmo tempo, aumentar o colesterol bom (HDL),

Pode reduzir a pressão arterial elevada,

Tem a capacidade de liberar óxido nítrico, que relaxa os vasos sanguíneos,

No que diz respeito ao antienvelhecimento, acredita-se que a capacidade da planta em aumentar o antioxidante, a superóxido dismutase (SOD), é o que confere à erva propriedades de longevidade,

É uma erva muito popular entre os atletas e fisiculturistas devido às suas propriedades de resistência. Pode ajudar a construir massa muscular e reduzir a fadiga,

É especialmente útil para o sistema imunológico, digestivo, nervoso, reprodutivo e cardiovascular. É um tônico de saúde extremamente potente.

Benefícios Adaptogênicos

A Gynostemma é uma planta adaptogênica, uma substância (composto ou erva) natural que ajuda o sistema adrenal a regular os hormônios e gerenciar o estresse.

Um dos ingredientes ativos do chá incluem saponinas, chamados gipenosideos, que podem ajudar o corpo a adaptar-se e protege-lo de forma mais eficaz.

Problemas de colesterol

As propriedades de diluição do sangue do chá podem ajudar a prevenir o bloqueio do colesterol, reduzindo assim o risco de derrame cerebral e ataque cardíaco.

Perda de peso

A natureza estimulante do chá torna-o fantástico para impulsionar  metabolismo, auxiliando nos esforços de perda de peso.

Saúde do coração

Um estudo realizado na Vanderbilt University descobriu que uma das saponinas encontradas na Gynostemma facilita a liberação de óxido nítrico pelos vasos sanguíneos. Este evento, por sua vez, faz com que as veias relaxem, permitindo o aumento do fluxo sanguíneo, diminuindo desta forma a pressão alta e reduzindo o risco de aterosclerose.

Longevidade

Nos seus usos tradicionais, acredita-se que o chá de ginostemma prolonga a vida, o que pode ser devido aos antioxidantes e adaptogênios  encontrados na erva verde e folhosa. É frequentemente chamado de ‘bebida da imortalidade’.

Diabetes

Pesquisas indicam que a infusão pode ajudar a controlar o açúcar no sangue e os níveis de insulina no corpo.

Como Fazer?

Infusão De Folhas Da Planta Gynostemma Pentaphyllum

Preparar o chá gynostemma em casa é extremamente fácil. A bebida pode ser desfrutada a qualquer hora do dia.

  • Passo 1 : Leve uma panela de água a ferver e retire-a do fogo quando levantar fervura.
  • Passo 2: Adicione 2 colheres de chá das folhas de Gynostemma pentaphyllum (jiaogulan) secas a um bule de chá.
  • Passo 3: Verta a água quente sobre as folhas de chá e deixe em infusão por pelo menos 10 minutos.
  • Passo 4: Quanto maior o tempo de infusão, mais nutrientes serão libertados na água do chá.

Efeitos Colaterais

Apesar dos benefícios maravilhosos provenientes desta variedade de trepadeira, existem alguns efeitos colaterais potenciais, como a dor de estômago, problemas no sistema imunológico e complicações na gravidez e amamentação.

Gravidez: Um dos compostos químicos encontrados na planta está associado a defeitos congênitos (um número muito limitado de casos), sendo melhor evitar o chá durante a gravidez.

Problemas Gastrointestinais: Beber quantidades excessivas desta tisana é conhecido por causar problemas estomacais, como diarreia, náuseas e inchaço, entre outros.

Sistema Imunológico: Uma vez que a bebida é conhecida por estimular o sistema imunológico, pode ser perigoso em pessoas com doenças auto-imunes, pois pode agravar os sintomas.

O chá não deve ser tomado com qualquer medicamento ou erva que afete a coagulação do sangue ou a supressão do sistema imunitário.

Nomes alternativos da planta: cipó-doce, erva-da-imortalidade, erva-milagrosa, ginseng do sul ou Amacha-Zuru.