Chá de hortelã para acalmar

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Chá de hortelã para acalmar: A vida de uma pessoa comum está sempre em constante alteração e a sociedade exige de nós, cada vez mais, uma polivalência e adaptação, profissional e pessoal, muito próximas do impossível e isso exige do nosso organismo uma reação, causando assim sintomas de stress e ansiedade que podem levar a complicações mais graves e perigosas para a nossa saúde e estado psicológico.

Podendo este stress e ansiedade, em alguns casos, ser apenas uma questão pontual e passível de resolver apenas com alguma organização por parte da pessoa, evitando situações causadoras de stress ou com alguns métodos calmantes, como concentração na própria respiração e controlo da mesma, noutros casos transforma-se numa complexa perturbação do nosso quotidiano causando um défice anormal no nosso desempenho profissional e social, levando a um tratamento mais sério e rigoroso envolvendo produtos químicos que causam sempre efeitos secundários.

Olhando a esse aspeto e na tentativa de o evitar, hoje trazemos até si os benefícios calmantes da folha de hortelã que poderá usar das formas mais diversificadas possíveis, desde erva aromática até ingrediente extra de sumos de fruta, passando pelo chá que explicaremos como fazer neste artigo.

Mas esta erva aromática não tem apenas benefícios como calmante. A hortelã é um valioso energético e providencia também melhoras a nível respiratório, além de providenciar um excelente antidoto para as dores de cabeça.

Para fazer o chá de hortelã arranje, primeiramente, uma mão cheia de folhas de hortelã e coloque-as em água a ferver. De seguida tape e deixe repousar por dez minutos. Após esse tempo, coe o chá e beba enquanto se encontra quente. Se achar necessário, coloque um pouco de açúcar.

Este é um chá que pode tomar várias vezes ao longo do dia, mas tome-o pelo menos ao deitar e aproveite o seu poder contra as insónias.