O chá de jujuba é um remédio tradicional com mais de 4.000 anos. Ainda hoje continua a ser uma bebida extremamente valiosa para a saúde.
O Que é o Chá de Jujuba?
Chá de Jujuba é uma tisana ou chá de ervas tradicional elaborado a partir do fruto seco do arbusto Ziziphus jujuba, nativo do norte da Índia e algumas regiões da China.
A fruta é conhecida como açofeifa, jujuba, Jujube, tâmara chinesa ou tâmara vermelha.
Acredita-se que o chá em si tenha origens coreanas, país onde é conhecido como daechu-cha.
A cor do chá é um rubi profundo ou marrom avermelhado, semelhante à cor da fruta seca.
A razão pela qual a infusão tem sido tão utilizada e respeitada durante anos deve-se à sua riquíssima composição nutricional, incluindo alguns antioxidantes únicos. O chá pode fornecer vitamina C e vários polifenóis, bem como potássio, ferro e várias vitaminas do complexo B.
Benefícios do Chá de Jujuba
Os benefícios mais significativos do chá de jujuba incluem a sua capacidade de aliviar a prisão de ventre, fortalecer o sistema imunológico, melhorar a saúde dos ossos, melhorar a circulação, entre outros.
É também considerado um tônico de grande valor medicinal para aqueles que são anêmicos.
Antioxidante
Com excelentes quantidades de vitamina C e outros flavonoides, o chá contém um grande poder antioxidante em cada xícara, que pode ajudar a diminuir a inflamação e o estresse oxidativo em todo o corpo, diminuindo o risco de doenças crônicas.
Prisão de ventre
A tisana é conhecida por ter efeitos estimulantes no sistema gastrointestinal e é capaz de aliviar os sintomas irritantes de obstipação, síndrome do intestino irritável e outros problemas de estômago bem comuns.
Câncer
As saponinas, glucosídeos vegetais, presentes na tisana, reagem com a membrana celular do câncer, levando à morte das células cancerígenas. Assim, age como anticancerígeno.
Ansiedade
É usado tradicionalmente à milhares de anos para acalmar o corpo e a mente. As pesquisas atuais mostram que a infusão pode ajudar a diminuir os níveis de hormônio do estresse e reduzir a ansiedade e o humor.
Resfriado comum
O poder de fortalecimento imunológico do chá é conhecido por ajudar a aliviar o resfriado comum, os sintomas da gripe e a febre. Os níveis de vitamina C presentes estimulam a produção de glóbulos brancos, a principal linha de defesa do corpo. Os efeitos anti-inflamatórios ajudam a aliviar as dores de garganta .
Desintoxicação do sangue
Os alcaloides e saponinas presentes no extrato da fruta são conhecidos por purificar o sangue e remover as toxinas prejudiciais do sistema. Este efeito antioxidante é útil na prevenção de uma variedade de distúrbios de saúde, doenças e na redução do estresse no sistema linfático e imunológico.
Saúde das mulheres
Durante o ciclo menstrual, a ingestão do chá pode ajudar a prevenir sangramentos pesados. As Raízes fervidas em água são consideradas uma boa opção para obter alívio dos problemas da menopausa.
Saúde óssea
Existe uma abundância decente de minerais encontrados o chá, nomeadamente ferro, cálcio e fósforo, que podem ajudar a melhorar a densidade mineral óssea e proteger contra a osteoporose.
Hábitos do sono
Como já mencionado, a infusão pode acalmar a mente, o que também faz com que seja um ótimo auxílio natural para o sono . Pode ser consumido antes de ir para a cama.
Problemas Cardiovasculares
O chá possui altos níveis de ferro, excelente para a circulação, pois é necessário para os glóbulos vermelhos. Isso significa mais oxigenação para as regiões do corpo que precisam, enquanto o potássio ajuda a diminuir a pressão arterial.
Equilíbrio Emocional
Segundo o povo chinês, este chá equilibra as energias negativas e positivas do corpo. Remove a obstrução no fluxo de energia e controla a inquietação. Desta forma ajuda a manter o equilíbrio emocional.
Aparência da pele
Os flavonoides e compostos fenólicos encontrados o chá são capazes de neutralizar os radicais livres antes que estes possam causar danos à pele, evitando rugas e manchas senis (manchas da idade).
Como Fazer o Chá de Jujuba
Fazer o chá de jujuba em casa é bastante simples, desde que tenha os ingredientes necessários para a receita. Enquanto alguns preferem fazem o chá puro, outros preferem incluir outras especiarias e ingredientes, como canela e gengibre.
- Encha uma panela com água e coloque no fogão.
- Adicione algumas fatias de raiz de gengibre descascadas, goji berry e um pau de canela.
- Corte o fruto (jujuba seca) em metades e remova as sementes (250 gramas)
- Coloque as jujubas na panela.
- Leve a mistura a ferver em fogo médio durante 30 minutos. Em seguida, abaixe o fogo e cozinhe por 4 horas e meia até que ⅓ do chá ferva e fique vermelho acastanhado. Retire do fogo e coe.
Para servir, despeje o chá na xícara, adicione um pouco de mel a gosto e mexa bem. Polvilhe com alguns pinhões, sirva quente e divirta-se! É absolutamente delicioso!
Efeitos Colaterais
Apesar dos muitos benefícios, existem alguns efeitos colaterais, como vômitos e diarreia, complicações na gravidez e potenciais interações medicamentosas.
Como acontece com qualquer chá de ervas, beba o chá de jujuba com moderação.
Pesquisas realizadas sobre a segurança do chá em mulheres grávidas levaram a uma recomendação geral para evitá-lo.
Se é diabético, o chá pode diminuir os níveis de açúcar no sangue, portanto tome precauções.
Converse com o médico sobre quaisquer condições de saúde ou medicações antes de adicionar a infusão à sua rotina.
Nomes alternativos da planta: Açofeifeira, jujubeira, açofeifa, açofaifa e açofaita.
Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006
A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.
Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.
Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006
Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.
Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)
- Quality control method for commercially available wild J ujube leaf tea based on HPLC characteristic fingerprint analysis of flavonoid compounds – doi.org/10.1002/jssc.201300841
- Wikipedia
https://en.wikipedia.org/wiki/Jujube_tea - Phytochemical analysis of Chinese commercial Ziziphus jujube leaf tea using high performance liquid chromatography–electrospray ionization-time of flight mass spectrometry
- Vafaei, F, and F Abdollahzadeh. “Investigating the effects of Hydroalcoholic extract of jujube fruit (Zizyphus vulgaris L.) on second degree burn wound healing in Balb/c mice.” Journal of medicine and life vol. 8,Spec Iss 2 (2015): 117-120.
- Immunomodulating and antioxidant effects of polysaccharide conjugates from the fruits of Ziziphus Jujube on Chronic Fatigue Syndrome rats – doi.org/10.1016/j.carbpol.2014.12.082
- Nutritional composition of five cultivars of chinese jujube – doi.org/10.1016/j.foodchem.2006.08.016
- Comparison of Flavonoids, Phenolic Acids, and Antioxidant Activity of Explosion-Puffed and Sun-Dried Jujubes (Ziziphus jujuba Mill.)
Li-Juan Du, Qing-Han Gao, Xiao-Long Ji, Yu-Jie Ma, Fang-Yi Xu, and Min Wang
Journal of Agricultural and Food Chemistry 2013 61 (48), 11840-11847
DOI: 10.1021/jf401744c
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.