5 Benefícios Do Chá De Lichia + Efeitos Colaterais

Beber chá de lichia é uma forma refrescante, doce e surpreendentemente de beneficiar de uma bebida saudável, exótica, e rica em nutrientes. Aprenda como fazer a infusão passo a passo…

5 Benefícios Surpreendentes Do Chá De Lichia + Efeitos Colaterais

O Que é o Chá de Lichia?

O chá de lichia é um chá de frutas que consiste nas frutas, suco, pétalas, flores ou extratos da lichia, misturados com o tradicional chá preto.

A fruta da lichia (Litchi chinensis) cresce numa árvore que é o único membro do gênero Litchi, o que explica a aparência verdadeiramente única da fruta.

A árvore é nativa de algumas províncias chinesas e tem sido usada na medicina tradicional chinesa ao longo da história.

O chá é muitas vezes preparado como um chá gelado para apreciar durante o verão, mas também pode ser servido quente.

É processado principalmente em Guangdong, China, uma província da costa sul da China.

Uma vez que inclui o tradicional chá preto, haverá a presença de cafeína. No entanto, a doçura da fruta minimiza grande parte da adstringência da bebida.

História

Na Dinastia Tang, a Concubina Yang adorava degustar Lichias. Todos os anos o Imperador enviava uma grande frota para transportar lichias para todo o ano. No regresso a frota retornava com lichias e chá Gongfu, um chá de homenagem ao rei.

Foi através da combinação da fruta com o chá Gongfu que se deu origem ao chá de lichia, espalhando-se depois por todo o mundo e tornando-se o primeiro chá natural de frutas.

Nutrientes Presentes no Chá De Lichia

A bebida apresenta um bom perfil nutricional, com níveis elevados de potássio e boas quantidades de compostos polifenólicos, flavonóides e beta-caroteno, bem como vitamina C e vitaminas variadas do complexo B.

Benefícios Do Chá De Lichia

Os benefícios mais notáveis ​​da infusão incluem a sua capacidade de facilitar a digestão, prevenir certos tipos de câncer, ajudar na perda de peso, proteger o coração, entre outros.

Saúde do coração

Altos níveis de potássio presentes indicam que este chá pode ajudar a baixar a pressão arterial e proteger contra a aterosclerose, ataques cardíacos e derrames cerebrais.

Sistema imunológico

A infusão fornece um grande reforço do sistema imunológico na forma de vitamina C, ajudando a estimular a produção de glóbulos brancos e protegendo o organismo contra o resfriado comum e a gripe.

Câncer

Com três tipos diferentes de antioxidantes presentes, é conhecido por reduzir o estresse oxidativo e prevenir a mutação celular, que pode levar ao câncer.

Digestão

Na Ásia, a bebida é frequentemente consumida após as grandes refeições, pois acredita-se que a cafeína e os antioxidantes aceleram e acalmam o processo digestivo.

Perda de peso

As bebidas com cafeína podem estimular o metabolismo, assim, ajudando a queimar gordura e perder peso mais rapidamente.

Como Fazer o Chá De Lichia em casa?

Chá De Lichia Fresco

A infusão pode ser feita de várias forma, seja com o suco extraído da fruta, ou até mesmo com a fruta. Nos seus usos mais tradicionais, por vezes usam-se apenas as pétalas das flores misturadas com o chá preto. Apresentado abaixo é mais uma receita básica.

  • Passo 1: Retire a pele e pique os frutos da lichia.
  • Passo 2: Esmague-os e forme uma polpa.
  • Passo 3: Adicione uma pequena quantidade de água e coe o suco através de um filtro.
  • Passo 4: Leve uma panela de água a ferver.
  • Passo 5: Adicione 2-3 sacos de chá preto e deixe em infusão durante 2-3 minutos.
  • Etapa 6: Adicione o suco de lichia.
  • Passo 7: Espere 1-2 minutos, retire do fogo e sirva!

Nota: Pode decorar o chá com frutas frescas, lichias inteiras, bolas de tapioca ou leite, dependendo da sua preferência.

Efeitos Colaterais

Quando consumido em excesso, os principais efeitos colaterais virão do conteúdo de cafeína, portanto, deve ser evitado por mulheres grávidas ou que amamentam, assim como por pessoas com distúrbios nervosos ou desejam reduzir a ingestão de cafeína.

Algumas pessoas são alergias à lichia. Nestes casos verifica-se efeitos colaterais gastrointestinais leves a moderados.