Chá de Morugem: Para que Serve, Como Fazer, Efeitos Colaterais

Revisão Clínica: Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Atualizado: 08/09/24

Usar o chá de morugem é uma prática bastante comum em todo o mundo, para além de proporcionar uma série de benefícios na nossa saúde.

Continua depois da Publicidade

Conheça Os Benefícios Do Chá De Morugem, De Nome Científico Stellaria Media

O Que é o Chá De Morugem?

Trata-se de um chá de ervas preparado a partir das folhas frescas da planta morugem, que recebe o nome científico de Stellaria media

A planta cresce em todo o mundo, mas é geralmente encontrada no norte da Europa e América do Norte.

Entre outros nomes comuns, a planta é também referida como galinha-do-frango, grama de língua, marun, Erva-estrelamorugem-brancamorugem-verdadeiraespargutaerva-pontiagudamorugem vulgar, e merugem.

Em termos de sabor, o chá tem um cunho bastante herbário, que faz lembrar o sabor de um pesto bem forte e ervas frescas. No entanto, o sabor não se prolonga e a infusão é considerada bastante leve em comparação com os chás verdes mais fortes.

Ao usarmos a planta em forma de chá não beneficiamos de todos os seus nutrientes, mas, mesmo assim obtemos uma quantidade apreciável de antioxidantes e vitaminas solúveis em água, como a riboflavina, potássio, vitamina C, B e vitamina D, bem como flavonóides, beta-caroteno e outros poderosos ingredientes ativos.

Benefícios Do Chá De Morugem

Os benefícios que se destacam incluem a sua capacidade em auxiliar nos esforços de emagrecimento, proporcionar alívio da dor, melhorar a saúde respiratória, entre outros.

Perda de peso

efeito mais notável do chá da erva são as suas propriedades laxantes e diuréticas. Beber chá de morugem pode ajudar a perder rapidamente o peso da água acimulada pela retenção de líquidos e limpar os intestinos, ajudando-nos a sentir mais ativos e melhorando a velocidade metabólica.

Saúde Respiratória

Beber este calmante e sedativo chá natural pode ajudar a eliminar a inflamação na garganta e vias respiratórias, ajudando a neutralizar a infecção subjacente.

Circulação

Os ingredientes ativos presentes no chá são capazes de desacelerar os fatores de coagulação no sangue, o que pode prevenir coágulos sanguíneos e também reduzir os níveis de deposição de placas nas artérias.

Ajuda a purificar o sangue, reduzindo a placa nos vasos sanguíneos, o que permite um aumento do fluxo sanguíneo, reduzindo o risco de AVC e ataques cardíacos.

Miomas

Estudos descobriram que a infusão pode reduzir o tamanho dos miomas no corpo.

Sedativo Natural

Como sedativo natural e analgésico, este chá é ideal após uma lesão ou doença, ou simplesmente para quem necessita de ajuda para dormir melhor.

Pode ser adicionado a um banho terapêutico para aliviar a dor nas articulações, desconforto da dor da artrite, rigidez nas costas e rigidez do pescoço. De acordo com o Teabenefits.com, se aplicado diretamente na pele, pode reduzir o inchaço dos ligamentos rompidos.

Continua depois da Publicidade

Pele

Existe um bom número de antioxidantes, como flavonóides e caratenoides, presentes no chá, que podem ajudar a promover o bem-estar da pele e reduzir o aparecimento de rugas, e manchas senis (manchas da idade).

De acordo com o Digherbs.com, pode ser aplicado diretamente para ajudar no tratamento de irritações da pele, acne e eczema. Ou adicionado à água do banho para acelerar o processo de cicatrização de erupções cutâneas, queimaduras, úlceras e abscessos.

Como Fazer o Chá de morugem

Como Fazer O Chá De Morugem Stellaria Media

Fazer a infusão é bastante simples, desde que tenha acesso à planta fresca, claro!

  • Lave bem as folhas da planta e corte-as em tiras.
  • Leve uma panela com água a ferver.
  • Adicione a planta fresca a um bule de chá ou infusor de chá.
  • Coloque na água quente e deixe o chá em infusão durante 15 a 20 minutos.
  • Coe e divirta-se!

Efeitos Colaterais

A maioria das pessoas não experimenta efeitos colaterais, no entanto o chá deve ser sempre consumido com moderação e evitado por pessoas em determinadas situações, como as mulheres que amamentam ou estão grávidas.

As alergias são raras, mas ocorrem e podem aparecer como problemas estomacais ou inflamações tópicas ao manusear as folhas.

O consumo excessivo pode levar a vômitos, diarreia, tonturas e desmaios. Se sentir algum desconforto ou sintoma como dores de cabeça ou fraqueza, pare de tomar a infusão e fale com o médico.

Devido à quantidade reduzida de pesquisas feitas sobre este chá de ervas, moderação é a palavra chave!

Consulte o médico sobre possíveis condições de saúde existentes ou medicamentos que possa estar a tomar antes de adicionar a infusão à sua dieta.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24