Chá de Pata de Vaca para Diabetes

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Chá de Pata de Vaca para Diabetes:

A diabetes é, infelizmente, um flagelo mundial. O número de pessoas afectadas por esta doença aumenta de dia para dia e a idade diminui: os doentes são cada vez mais novos. E a tendência não parece ser revertida, pois prevê-se que o número aumente cada vez mais nos próximos anos.

Não existe cura para a diabetes, caracterizada por ser uma doença crónica que implica a não estabilização nos níveis de açúcar (a chamada glucose) no sangue. O organismo não produz insulina e os níveis de glicose no sangue aumentam, em vez de fornecerem energia às células.

Tipos de Diabetes

Existem dois tipos diferentes de diabetes: o tipo 1 provoca a destruição de células do pâncreas, local onde se produz a insulina e o tipo 2, a diabetes mais frequente, que causa a incapacidade do organismo para responder à insulina.

Algumas pessoas estão mais vulneráveis a esta doença. A hereditariedade e o historial de diabetes na família devem ser factores que deve ter em conta para prevenir. A obesidade, a hipertensão, o colesterol e a idade madura são também considerados factores de risco. Levar uma vida pouco saudável acima dos 45 anos é sinónimo de que a diabetes poderá ser inevitável.

Os sintomas são bastante claros: aumento da sede e da fome considerável, perda de peso, fadiga, visão turva e aumento do volume urinário.

A diabetes é uma doença crónica, logo não tem cura, mas existem alguns tratamentos que permitem controlá-la com segurança. Alie, a esses tratamentos, chás e plantas medicinais que possam complementá-los. É o caso do chá de folhas de pata de vaca, uma planta que tem a capacidade de controlar a glicose. Para o fazer, junte por cada chávena de água, uma colher de sopa de folhas de pata de vaca. Deixe o chá ferver e logo depois, coe as folhas, podendo beber logo de seguida. Beba o chá antes das refeições, três vezes por dia.