Chá De Pimenta Caiena: 10 Benefícios, Usos e Como Preparar

Atualizado e Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 12/08/2019. Publicado originalmente em 3 de janeiro de 2018

Beber chá de pimenta caiena pode soar como tortura para alguns, no entanto fornece muitos benefícios incríveis para a saúde!

Chá De Pimenta Caiena, 10 Benefícios, Usos E Como Preparar

O Que É o Chá de Pimenta-Caiena?

O chá de pimenta caiena é uma infusão baseada numa especiaria, preparado a partir do fruto da pimenta caiena, seca e em pó, cientificamente conhecida como Capsicum annuum.

Muitas pessoas usam-na como tempero seco para dar aquele toque picante ás refeições. Os ingredientes ativos da pimenta caiena, a capsaicina, funciona como um poderoso antioxidante dentro do corpo e é, na verdade, um antiinflamatório por natureza, mesmo que a ingestão da fruta faça a boca parecer estar em chamas.

Apesar das pesquisas sobre a capsaicina serem limitada, as pimentas que contêm o composto são utilizadas para muitos fins medicinais há milhares de anos.

O chá pode ser preparado quente ou frio, para aplicações internas ou tópicas, respectivamente.

Benefícios

Tipicamente preparada com pimenta caiena moída, limão fresco e água purificada, esta bebida picante estimula o sistema digestivo, protege a saúde do coração e ajuda na perda de peso.

Uma série de estudos mostrou que a capsaicina pode ajudar a reduzir a inflamação, um processo conhecido por desempenhar um papel fundamental em muitos problemas crônicos de saúde.

Também contém alguns antioxidantes, incluindo vitamina A e vitamina C.

Outros benefícios do chá de pimenta-caiena incluem a sua capacidade em:

  • Estimular a digestão
  • Aliviar a dor
  • Reduzir a inflamação
  • Aliviar o congestionamento nasal

Ao contrário da lógica, o principal benefício da tisana está relacionado às suas capacidades anti-inflamatórias, que podem ajudar a prevenir doenças crônicas, dores de garganta e até a congestão nasal, bem como problemas de pele como a psoríase e o eczema.

As qualidades estimulantes do chá são excelentes para a digestão e podem ajudar a eliminar rapidamente sintomas de intestino preso, inchaço e cólicas.

Esse mesmo efeito estimulante leva a uma melhor circulação, o que significa, mais oxigenação para as partes do corpo que mais precisam.

Quando se trata de patologias crônicas como o estresse ou a ansiedade, os ingredientes ativos no chá podem alterar o equilíbrio hormonal e manter o humor precisamente onde quiser.

Em termos de desintoxicar o corpo, a capsaicina também tem sido associada a propriedades de desintoxicação, que podem limpar o sangue e evitar o acúmulo de toxinas.

A ciência por trás do chá de pimenta caiena

A Ciência Por Trás Do Chá De Pimenta Caiena

Muitos estudos que testam os efeitos da capsaicina concentraram-se no uso tópico deste composto químico (por exemplo, a aplicação de capsaicina diretamente na pele, geralmente na forma de pomadas ou cremes). Tais estudos indicam que o uso tópico da capsaicina pode aliviar sintomas de condições como a osteoartrite e lombalgia.

Alguns estudos preliminares mostraram que a ingestão de capsaicina pode ajudar na perda de peso. Um pequeno estudo publicado na revista Clinical Nutrition em 2009 descobriu que a combinação de capsaicina e chá verde ajudou a suprimir a fome em indivíduos saudáveis.

Pesquisas realizadas em laboratório demonstram que o consumo de capsaicina pode combater a obesidade, aumentando a taxa de queima de calorias e promovendo a quebra de gordura.

Como Fazer?

Chá De Pimenta Caiena

É muito fácil preparar o chá de pimenta-caiena em casa, no entanto as concentração podem ser diferentes, dependendo dos efeitos na saúde que espera alcançar.

  • Passo 1: Leve uma panela de água a ferver e retire-a do fogo após levantar fervura.
  • Passo 2: Adicione 1 colher de chá de pimenta caiena a uma caneca.
  • Passo 3: Verta a água quente sobre o pó e mexa bem.
  • Passo 4: Uma vez que a pimenta caiena se tenha dissolvido, adicione o suco de 1/2 limão (para combater o calor e picante).
  • Passo 5: cubra a caneca durante aproximadamente 5 minutos e deixe em infusão.
  • Passo 6: Beba quente para melhores efeitos, mas beba devagar!

Para adicionar mais sabor ao chá e aumentar os seus benefícios na saúde, considere incluir outras ervas à bebida.

Pode usar ingredientes como gengibre e açafrão-da-terra (cúrcuma), duas ervas com excelentes propriedades anti-inflamatórias.

Para melhorar o sabor, pode acrescentar uma colher de chá de mel.

Efeitos Colaterais

Embora as propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias do chá sejam inegáveis, podem ocorrer alguns efeitos colaterais, quando tomado em excesso, como os seguintes:

  • Complicações relacionadas com a gravidez
  • Problemas gastrointestinal

O consumo em quantidades excessivas pode resultar em danos no fígado e / ou nos rins. Quem tem pressão alta ou doença cardíaca, deve consultar o médico antes de usar a infusão.

Cuidado nos primeiros usos, não adicione muita pimenta, ou ficará insuportavelmente quente. Comece delicadamente e deixe o corpo adaptar-se a esse novo nível de calor. 

Uma palavra de conselho: a infusão provoca muitas vezes sensação de queimação na parte de trás da garganta. Beber lentamente pode ajudar a aliviar a queimação e aumentar o prazer da bebida.

Até 1/4 colher de chá por dia é mais que suficiente para oferecer resultados positivos. Sabendo isto, use-o com moderação!

Nomes alternativos: Pimenta-de-caiena ou pimenta-de-cayenne.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Última atualização da página em 12/08/19