Chá de rosas: 12 benefícios + Como fazer e efeitos colaterais

O chá de rosas alivia as dores menstruais, previne doenças crônicas, fortalece a imunidade, acelera a cicatrização, melhora a digestão, desintoxica o corpo e ajuda a estimular o humor. É livre de calorias e perfeito quando precisamos daquele impulso energético!

Continua depois da Publicidade

Feito com pétalas de rosas e quadris, o chá de rosa é uma bebida aromática, reconfortante e deliciosa que pode oferecer vários benefícios na saúde. A rosa é uma planta que contêm vitaminas e minerais benéficos que estimulam o sistema imunológico e melhoram a saúde em geral.

Embora a origem da planta remonte ao Oriente Médio, atualmente é cultivada em todo o mundo. O chá geralmente é feito com pétalas ou quadris de rosa frescos ou desidratados.

Apesar de oferecer inúmeros benefícios físicos, o chá de rosa mostra ser também um tratamento eficaz para distúrbios emocionais, como depressão e ansiedade.

Este guia tem o objetivo de educar os apreciadores da infusão, descrever algumas formas de uso, e mostrar os possíveis benefícios e efeitos colaterais do chá de rosa para a saúde.

Chá De Rosas, 15 Benefícios, Como Fazer E Efeitos Colaterais

1. Chá de rosas alivia a dor menstrual

De acordo com um estudo, o chá de rosas pode ser usado para reduzir o desconforto físico e emocional associado à menstruação, incluindo cólicas e inchaço. (1)

2. É bom para a pele

Rico em vitaminas A e E, este chá pode ajudar a hidratar e apertar a pele, reduzindo a aparência de linhas de expressão e olheiras. Na verdade, as pétalas e os quadris de rosa (rosa mosqueta) são os ingredientes principais em muitos produtos para o cuidado da pele, já que são uma boa fonte de vitamina C, conhecida pelas suas propriedades antioxidantes.

Os nutricionistas relatam que as vitaminas obtidas através dos alimentos são melhor absorvidas que as pílulas ou suplementos. Portanto, beber chá de rosas pode fornecer um melhor suporte ao sistema imunológico e promover a produção de colágeno – a proteína responsável pela pele e manutenção de um cabelo saudável. Além disso, a bebida contém também qualidades anti-inflamatórias e antibacterianas, conhecidas por melhorar a acne.

Apesar de ser uma bebida maravilhosa, o chá de rosas também pode ser aplicado topicamente. Deixe-o arrefecer e use-o como um toner diário para prevenir danos causados ​​pelo sol e tratar e aliviar erupções cutâneas dolorosas e irritações na pele.

Principais benefícios: Quando usado diariamente, pode melhorar a pele e reduzir alguns sinais de envelhecimento.

3. Alivia dores de garganta e inflamação

Uma xícara de chá de rosas pode ser um remédio caseiro eficaz no alivio de dores de garganta e sintomas típicos do resfriado comum e gripe, já que o quadril de rosa oferece maiores quantidades de vitamina C que a maioria dos citrinos.

A dosagem recomendada é de três a quatro xícaras de chá de rosas por dia no início da primavera e no outono, para evitar a gripe.

Também é uma boa fonte de vitaminas B1, B2 e K e contêm beta-carotenos. Outro componente encontrado no chá inclui, bioflavonoides, taninos e pectina, que ajudam a prevenir infecções e reduzir a inflamação. (2)

Principais benefícios: Contém vitaminas e minerais que estimulam o sistema imunológico e pevinem alguns tipos de infecções.

Continua depois da Publicidade

4. Melhora a digestão

Os chás feitos de pétalas de rosa e rosa mosqueta também são conhecidos por melhorar a função digestiva. Suas propriedades antibacterianas podem ajudar a evitar algumas infecções desencadeadas no trato gastrointestinal e intestino. (3) Ao estimular a produção de bílis, o chá de rosas também melhora a digestão das gorduras.

Acredita-se também que promova o crescimento da microflora (boas bactérias no intestino) e seja útil no alivio da prisão de ventre. De acordo com alguns estudos, a pectina da planta liga-se à gordura e ao colesterol presente nos intestinos, facilitando a sua eliminação antes de serem absorvidos.

Ao ter propriedades anti-inflamatórias pode ajudar a reduzir dores, inchaços, e eliminar a retenção de líquidos nos tecidos, melhorando a saúde das articulações. Ao estimular a produção de bílis, o chá-de-rosa também melhora a função intestinal e ajuda na digestão das gorduras e colesterol.

Relatos históricos mostram que o chá de rosas também foi usado para tratar a diarreia e a disenteria.

A principal vantagem: Pode ser uma ajuda digestiva segura, comprovada como eficaz na digestão das gorduras e na promoção do crescimento de boas bactérias no intestino.

5. Alivia o estresse e a ansiedade

Pode ser usado para aliviar a ansiedade, reduzir o estresse e melhorar os sintomas da depressão. Em pessoas que sofrem desses distúrbios, o chá pode servir como um complemento ao tratamento farmacológico, sem o risco de efeitos colaterais e dependência. (4)

O efeito aromático do chá é eficaz para acalmar a mente e ajudar a descontrair. Beber uma xícara antes de dormir pode ajudar a ter uma boa noite de sono. (5)

Juntamente com a sua ingestão regular, alguns especialistas sugerem o complemento com exercício físico e meditação diária, para o alivio do estresse.

Principais benefícios: É tratamento preventivo e seguro para o estresse, ansiedade e depressão, que pode ser incorporado a um plano geral de tratamento, sem efeitos colaterais ou risco de dependência.

6. Infecções do trato urinário

Ao ser um diurético natural, pode ajudar a aliviar o desconforto e aliviar algumas infecções. A combinação de propriedades antioxidantes e antibacterianas, faz do chá de rosa um tratamento eficaz para infecções leves do trato urinário.

As bactérias causadores destas infecções são as mesmas encontradas nos intestinos. As mulheres são mais propensas a contrair infecções do trato urinário por possuírem uma uretra mais curta, tornando mais fácil a entrada de bactérias na bexiga. O chá pode ajudar a aliviar a inflamação que origina episódios de dor.

Manter o corpo hidratado é crucial para controlar a dor e combater infecções, especialmente aquelas localizadas perto da bexiga. Alguns especialistas sugerem beber uma xícara grande de chá quente três a quatro vezes por dia como complemento ao tratamento médico.

Além disso, a bebida também parece melhorar a saúde renal e atuar como um preventivo para pedras nos rins.

Principais benefícios: Alivia a dor e a inflamação ao mesmo tempo que ajuda a combater a infecção e a promover a saúde dos rins.

7. Impulsiona o sistema imunológico

O alto teor de vitamina C presente no chá de rosa fornece um bom suporte ao sistema imunológico, que alguns especialistas afirmam ser vital para a resistência a doenças graves, como o câncer, bem como infecções comuns, como resfriados e gripes. (6)

Continua depois da Publicidade

A principal função do sistema imunológico é proteger o corpo contra infecções e doenças. Os especialistas afirmam que o apoio a um sistema imunológico saudável deve incluir, o controle do estresse, a prática de exercício físico, uma dieta saudável e o uso adequado de suplementos nutricionais e fitoterapia.

Quando consumida através deste chá, a vitamina C é rapidamente absorvida pelo organismo, atuando rapidamente no combate de infecções e na cicatrização de feridas. Um metabolismo e função adrenal saudáveis também dependem da vitamina C, sendo o chá de rosas uma alternativa aos comprimidos e suplementos vitamínicos. (7)

Além disso, a vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos e funciona como um antioxidante, reduzindo de forma eficaz o estresse oxidativo. (8)

Principais benefícios: Fornece vitamina C que é rapidamente absorvida pelo corpo. Quando combinado com uma dieta saudável e a prática de exercício físico, pode ajudar a impulsionar a saúde do sistema imunológico.

8. Artrite

A artrite é a uma das causas de incapacidade física. E embora seja comum, é muitas vezes mal interpretada. “Artrite” refere-se à dor presente nas articulações. Trata-se de uma doença articular e existem mais de 100 tipos diferentes. Em casos graves, resulta em dor crônica e danos articulares permanentes.

Um estudo realizado em 2015 concluiu que a propriedade anti-inflamatória do chá tem a capacidade de aliviar dores sem originar problemas estomacais. (9)

As propriedades diuréticas do chá podem ajudar a eliminar a água acumulada nos tecidos que causam inflamação e o aumento da dor. Os fitoterapeutas recomendam a ingestão de duas xícaras de chá por dia para reduzir a inflamação e a dor provocada pela artrite.

Principais resultados: Proporciona alívio a quem sofre de artrite, ao reduzir o inchaço, a dor, e ao eliminar o acúmulo de fluidos.

9. Ajuda a perder e a controlar o peso

Entenda que não existe nenhum composto mágico presente no chá de rosa que ajude a emagrecer. Trata-se apenas de uma opção saudável e livre de calorias. Portanto, trocar o chá de rosas ou qualquer outro chá saudável pelos refrigerantes comuns irá ajudar certamente a controlar o peso a longo prazo.

Uma xícara entre as refeições também alivia as “dores da fome” e, como parte de um plano de dieta, melhora a digestão das gorduras e colesterol. A pectina presente no extrato das pétalas, liga-se à gordura e ao colesterol antes que eles possam ser absorvidos pelo sangue.

Conclusão: Embora não seja uma poção mágica para fazer a gordura desaparecer, incluir este chá na dieta pode aliviar a dor da fome ao mesmo tempo que é uma bebida refrescante e perfumada que pode ajudar a manter as metas de perda de peso a longo prazo.

10. Reduz o risco de Câncer

Um estudo publicado em 2013 analisou as pétalas de várias espécies e concluiu que as propriedades anti-mutagênicas de alguns extratos de rosa devem-se ao elevado teor de antocianina presente da planta. (13)

As rosas são ricas em antocianinas. Os mirtilos, framboesas, arroz negro e a soja preta são outras plantas ricas em antocianinas. (14)

Rico em antioxidantes “chamados EGCG”, catequinas e polifenóis, o chá de rosa pode fortalecer a proteção do organismo contra danos causados ​​pelos radicais livres, que podem causar câncer.

Principais benefícios: Os antioxidantes presentes no chá têm o potencial de bloquear algumas mutações genéticas que podem desencadear o câncer, reduzindo o efeito oxidante das células cancerígenas no corpo humano.

11. Pode ser usado no banho

Um banho relaxante é uma forma maravilhosa de desfrutar das qualidades curativas do chá de rosas. Para uma experiência calmante, prepare-o como de costume ou espalhe algumas pétalas numa banheira quente. Além de relaxante, ele hidrata, tonifica, e reduz a aparência de linhas, olheiras e rugas.

Os compostos antibacterianos naturais do chá melhoram a saúde da pele e a sua qualidade aromática reduz o estresse. Desfrutar de uma xícara de chá enquanto relaxa em um banho de imersão e hidromassagem também acelera o fornecimento de vitaminas, minerais e antioxidantes que recarregam a energia e o sistema imunológico.

Principais benefícios: O chá pode ser adicionado a banhos de imersão para fornecer à pele poderosos antioxidantes e nutrientes. Contém compostos naturais que trabalham arduamente na redução de sintomas causados pelo envelhecimento, como rugas, secura…

Efeitos colaterais

Apesar de ser considerado seguro e não terem sido relatados efeitos colaterais, alguns especialistas recomendam limitar o seu consumo a cinco xícaras por dia.

As pétalas de rosa e a rosa mosqueta são ricas em vitamina C. O consumo excessivo da vitamina pode causar diarreia, dor de cabeça, tonturas e náuseas.

Continua depois da Publicidade

O chá de rosa é também livre em cafeína e uma alternativa saudável aos refrigerantes e sucos açucarados, mas natural não significa necessariamente seguro quando se trata de crianças. (11) Muitos pais usam a medicina alternativa (como chás de ervas) como um complemento ao tratamento médico. A segurança desta prática depende da idade e da saúde geral da criança, bem como da frequência do tratamento.

Antes de administrar qualquer produto à base de plantas a uma criança sob cuidados médicos é importante consultar o pediatra ou profissional responsável.

Conclusão: Consumido em pequenas quantidades, o chá de rosas não tem efeitos colaterais relatados, mas é importante os pais consultarem o pediatra antes de administrar o chá a crianças em tratamento para qualquer condição médica.

É seguro para mulheres grávidas?

É importante a mulher ter cuidado ao usar produtos à base de plantas durante a gravidez. A Babycenter lista o chá de quadril de rosa como benéfico quando consumido durante a gravidez. (12) A vitamina C é essencial para a formação de colágeno na mãe e no bebê.

Outros alimentos, incluindo o repolho, mamão, goiaba e melão, também são ricos em vitamina C e ajudam a manter a absorção de ferro e cálcio, ambos cruciais para o desenvolvimento fetal.

O chá de rosa contêm vitamina E, selênio, manganês, vitaminas do complexo B, magnésio e potássio. Combinados, eles fornecem suporte ao sistema imunológico para proteger a mãe e o bebê.

Consulte sempre o ginecologista: O chá de rosa parece ser seguro e benéfico em mulheres grávidas, pois é uma boa fonte de vitaminas e minerais. No entanto, é sempre importante consultar o ginecologista. Os compostos presentes no chá promovem um desenvolvimento saudável e podem dar um impulso ao sistema imunológico para proteger a mãe e o bebê.

Como fazer

A forma de fazer o chá é bem simples. Podem ser usadas as pétalas secas ou frescas. Para secar as pétalas frescas basta armazená-las em um recipiente e lugar fresco e seco por 1-2 semanas. Neste caso, as pétalas de rosa frescas devem estar livres de pesticidas e a base branca da flor deve ser descartada. Para quem prefere fazer o chá com as pétalas frescas é importante perceber que o sabor é um pouco diferente. 

Ingredientes para a receita:

  • 1 xícara de pétalas de rosas recém cortadas ou já secas;
  • 3 xícaras de água (quente, mas sem ferver)
  • Mel ou stevia, a gosto
  • 1/4 xícara de folhas de chá verde (opcional, para quem pretende um chá verde com sabor e aroma a rosa)
  • 1/4 xícara de folhas de chá preto (opcional, se gosta de chá preto com sabor e aroma a rosa)
  • Raminho de capim-limão (opcional).

Passo 1 – No caso de estar usando pétalas frescas, é importante enxáguar em água antes de usar.

Passo 2 – Adicione as pétalas de rosa a uma panela de água quente, sem deixar ferver . Se desejar adicionar chá preto ou verde, misture as folhas nesta etapa.

Passo 3 – Coloque a tampa da panela e deixe as folhas em infusão durante 5 minutos.

Passo 4 – Coe a mistura, removendo as folhas.

Passo 5 – Adicione mel ou stevia a gosto, e um raminho de capim-limão se desejar.

O chá manterá o seu sabor e propriedades por muito tempo depois de ser confecionado.

Além do que já foi citado, existem mil e uma maneiras de usar o chá de rosas. As compotas caseiras e a água de rosas são apenas mais dois exemplos.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24