Chá de Tília – Tilia platyphylla

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

Conheça os beneficios do chá de Tília. Planta de nome cientifico: (Tilia platyphylla). Esta usa-se em infusão como tranquilizante para insuficiências renais, combate gripes, catarrose depressão nervosa. Misturada com camomila é muito digestiva. A casca da tília e as folhas trituradas eliminam inchaços (inflamações) e cicatrizam feridas; é calmante, diurético, usa-se contra gases estomacais, diarreias, indigestões e é um relaxante muscular.A infusão de flores alivia a tensão e facilita o sono, acalma os nervos, baixa a febre e alivia as dores de cabeça. A sua principal virtude é a de acalmar os nervos e ajudar a dormir tranquila e repousadamente. Limpa o sangue, torna-o mais fluido, por isso é bom para pessoas hipertensas, com arteriosclerose, para quem sofre de flebite ou que está em perigo de sofrer de angina de peito ou enfarte. É um diurético recomendado a reumáticos e gotosos e, em uso externo, para queimaduras, furúnculos e frieiras.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Chá de Tília – Tilia platyphylla