Chá de Valeriana – Beneficios e Propriedades

Atualizado e Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 08/08/2019

As insónias, o stress e a ansiedade tornaram-se problemas típicos da sociedade contemporânea. O ritmo de vida tornou-se alucinante e, quando chega a hora de dormir, dar descanso ao corpo e à alma e entregarmo-nos ao aconchego da almofada, o sono não vem.

Um chá para dormir melhor…

Nestas alturas, um dos chás com mais benefícios, efeitos e propriedades mais calmantes é o chá de valeriana. Esta planta medicinal é aconselhada devido não só à sua eficácia como também pelo facto de não provocar alguns efeitos secundários associados a outros calmantes, como por exemplo dores de cabeça, mal-estar e cansaço.

Para o tratamento de insónias convém ingerir a infusão entre 30 a 45 minutos antes de ir para a cama. Os especialistas alertam que os efeitos da valeriana, por ser muito suave, não são sentidos pelo paciente de imediato, mas defendem que passadas duas semanas o ritmo de sono está mais normalizado.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Chá de Valeriana – Benef…