Chá Lúcia Lima: Benefícios, Propriedades, Efeitos Secundários e Contra-Indicações

A lúcia lima, planta de nome científico Lippia triphylla Kuntze, Aloysia citrodora entre outros sinônimos é um arbusto da familia das Verbenáceas.

Continua depois da Publicidade

A lúcia lima também é conhecida por outros nomes: Bela-luísa, cidrila, doce-lima, erva-luísa, limonete, verbena e falsa-erva-cidreira.

folhas de lúcia-lima

A lúcia lima é uma planta originária do Peru e do Chile, mas aclimatada na Europa, onde se cultiva como planta ornamental e aromática.

Em Portugal cultiva-se sobretudo a variedade Lippia citriodora L.

A árvore é um pequeno arbusto que atinge até 2 m de altura. As folhas são lanceoladas e rugosas, e exalam um intenso aroma a limão quando são esmagadas.

As flores são de cor violeta pálida ou lilás e crescem em ramalhetes.

A Lúcia lima é outro dos grandes presentes da flora do Novo Mundo, juntamente com o tomate, a batata e muitas outras plantas. É cultivada na Europa desde o século XVIII.

Há quem a confunda com a verbena, mas trata-se de plantas diferentes, pertencentes até a famílias botânicas distintas.

Propriedades medicinais, indicações terapêuticas e benefícios do chá de lúcia lima.

Toda a planta, e sobretudo as folhas, é rica num óleo essencial composto por mais de cem substâncias, entre as quais o citral, o limoneno e o cariofileno.

Esta essência confere-lhe propriedades digestivas, antiespasmódicas e carminativas (favorece a expulsão de gases do aparelho digestivo).

A lúcia-lima possuí ainda propriedades:

  • antibacteriana,
  • anti-histamínica,
  • fungicida,
  • expectorante,
  • anticancerígena,
  • anti-inflamatória,
  • hepatoprotetora,
  • antioxidante,
  • anti-depressiva
  • antiasmática,
  • antitussiva,
  • antitumoral, anticancerígena.

Foto – Folhas de Lúcia Lima secas e a Planta no lado inferior direito

O chá de lúcia lima é indicado nos seguintes casos:

Sabia que a lúcia lima antigamente era utilizada para restituir o vigor (apatia) a pessoas que se encontravam fracas fisicamente?

A planta de nome científico Aloysia citrodora está especialmente indicada para tratar alguns problemas digestivos como as indigestões, os gases e a flatulência, e inclusive para combater o mau hálito (halitose).

Continua depois da Publicidade

Para completar, a planta também é eficaz como tratamento natural para insónias e para controlar o estresse.

Conhecida em Portugal por outras designações como bela-luísa e limonete esta planta combina a beleza extraordinária das suas flores com um aroma peculiar a limão vindo das suas folhas, de onde são extraídas as suas principais propriedades medicinais.

Uso interno:

Faça 1 Infusão com cerca de 30 g de folhas por cada litro de água, e tome uma chávena de chá bem quente depois de cada refeição.

Tem um sabor bastante agradável e é rico em benefícios para a nossa saúde:

  • Transtornos digestivos: muito útil para expulsar os gases do aparelho digestivo, evitando a flatulência e a aerofagia (excesso de ar no aparelho digestivo), através de uma infusão digestiva e refrescante.
  • exerce uma função tônico-estomacal, digestiva e tranquilizante, evitando os espasmos e a dispepsia aguda ou crônica, útil em caso de indigestão ou enfartamento.
  • ajuda a combater a halitose ou o mau hálito,
  • é uma planta muito útil para tratar problemas no sistema respiratório, especialmente para expulsar a mucosidade e a tosse.
  • em forma de chá, ajuda a relaxar e tonificar os nervos, bastante útil em caso de insónias e em diferentes tipos de alterações nervosas, especialmente em caso de ansiedade, já que em muitos casos consegue dar melhores resultados do que alguns tranquilizantes químicos, com a vantagem de não ter os efeitos secundários desses fármacos.
  • Dores menstruais (dismenorreira), cólicas biliares e renais, pela sua acção antiespasmódica.

Uso Externo:

Para uso externo está principalmente indicada como relaxante e tonificante dos nervos. Adicione a infusão de lucia-lima à água do banho quando desejar realizar um banho de imersão relaxante e calmante.

Partes utilizadas: As folhas.

Efeitos Secundários

Até ao momento não foram descritos quaisquer efeitos secundários ocasionados pelo consumo de chá de Lúcia-Lima quando ingerido em doses adequadas.

O contato direto da planta com a pele pode ocasionar reacções alérgicas nas pessoas mais sensíveis a esta espécie.

Contra-indicações

Não existem evidências científicas que mostrem que a lúcia-lima não causa problemas nas mulheres grávidas, não sendo desta forma recomendável o seu consumo em qualquer das suas preparações, durante a gestação, estando igualmente proibida durante a fase de amamentação, tal como qualquer outra planta, salvo indicação médica em contrário.

Se eu tivesse que escolher um chá de ervas para beber para o resto da minha vida, eu provavelmente escolheria a lúcia-lima.

Se eu tivesse de escolher um chá de ervas para beber para o resto da minha vida, provavelmente escolheria o chá de lúcia-lima.

Infelizmente, os verdadeiros benefícios e aromas da planta só estão presentes nas folhas frescas, coisa que dificilmente iremos encontrar em qualquer marca de chá, seja em saquetas ou ervas secas. Experimente fazer a sua plantação própria num simples vaso tal como eu fiz. Algumas lojas vendem a planta já em vaso.

lucia lima em vaso

Continua depois da Publicidade

Deve apenas saber que a planta necessita de um terreno leve, um local com luminosidade, mas evitar a luz direta do sol. É uma erva bastante resistente ao calor, mas necessita de ser regada com regularidade.

E você, já experimentou essa erva aromática maravilhosa? Partilhe connosco os usos culinários e medicinais que dá a esta planta!

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24