Chá mate Emagrece e ajuda a Combater Celulite

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Emagrecer é um sonho, e a celulite um pesadelo. Sem dúvida nenhuma, a celulite é um dos grandes pesadelos das mulheres, que fazem de tudo para, ou não a ter, ou a ver desaparecer.

“Atinge Gordas e Magras”

A celulite é indesejada, mas muitas vezes aparece sem causas aparentes. Não é necessário ser-se muito gorda para ter celulite: mulheres magras também sofrem com este mal.

Caracteristicas da celulite

Ela caracteriza-se por se localizar em diversas zonas do corpo, como o rabo, as coxas e a barriga, criando ondulações na pele. Esta perde a sua firmeza e elasticidade e aparenta ter maior quantidade de tecido gorduroso, formando o conhecido efeito casca de laranja. As mulheres são as mais afectadas, sendo raro a celulite aparecer nos homens, pois contam com menor quantidade de massa gorda.

Causas do aparecimento da celulite

O aparecimento da celulite deve-se a diferentes factores: a variação hormonal é apontada como uma das principais causas, pois o constante desequílibrio de produção hormonal faz com que a pele perca a sua elasticidade natural. Para além das hormonas, as causas podem ser atribuídas à retenção de líquidos, a problemas na circulação sanguínea, ao desequilíbrio na manutenção do peso (as conhecidas dietas yo-yo, que ajudam a perder e a ganhar peso) e também às componentes genéticas e hereditárias.

Para combater a celulite, não chega comprar os cremes disponíveis nos “hipers”. Altere a sua alimentação, pratique bastante exercício fisico (incluindo exercícios localizados na zona onde se encontra a celulite) e beba bastante água.

Chá mate para Emagrecer e Combater a Celulite

Beber chá mate é também uma dica a ser seguida. Como é rico em cafeína e antioxidantes, limpa o corpo de toxinas, elimina a retenção de líquidos e ainda pode ajudar a combater o envelhecimento. Para usufruir das suas potencialidades, prepare o chá, fervendo um pouco de água.

Numa chávena de chá, deite a água quente e coloque um pouco de erva de mate ou uma saqueta de chá. Depois de esfriado, deixe de coar e beba o chá (pode ser bebido quente ou frio). Beba-o três vezes por dia, sem açúcar ou adoçante.