Chá de Camomila para Aliviar as Cólicas do Bebê

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista) a 19 novembro 2018 - Publicado a 7 de janeiro de 2013

Mime o seu filhote com este maravilhoso Chá para aliviar as cólicas em bebê.

cólica em bebe

O choro de um bebé denuncia, muitas vezes, algumas situações que nem sempre, a olho nú, percebemos.

Como sabemos, até ao primeiro aniversário, os bebês manifestam-se apenas através do choro ou de alguns sons.

Nos primeiros meses, é o choro que denuncia todo o tipo de situações: a fome, a sede, a fralda molhada, o desconforto, o sono, o medo e a dor.

É nesta fase que os bebés passam por uma fase intensa de dor e desconforto: as cólicas provocam crises de choro quase impossíveis de controlar.

e o seu bebê chora mais de três horas seguidas, repetindo-se a situação durante vários dias, então sim, ele sofre de cólicas e tem de o ajudar a soltar os gases.

A partir dos quatro meses, as crises de cólicas tornam-se menos frequentes, acabando, eventualmente, por desaparecer. O pico ocorre durante as seis semanas.

Estas crises manifestam-se mais entre as seis da tarde e a meia-noite. Para além das crises de choro, o bebê solta gases enquanto chora, encolhe as pernas e arqueia as costas. A razão apontada para o aparecimento destas cólicas ainda não é certa.

Pensa-se que estas cólicas surgem como uma reacção do sistema digestivo, bastante imaturo, ao leite materno ou feito por fórmula.

Os intestinos contraem-se e o bebê reage mal. A dificuldade em expulsar os gases é outra das possiveis causas. Além disso, enquanto chora, o bebé engole mais ar, provocando ainda mais cólicas.

Chá de camomila

Chá De Camomila

Para resolver este problema, o chá pode ser a solução.

A camomila tem propriedades calmantes e a erva doce ajuda a diminuir as cólicas intestinais e o desconforto provocado pela prisão dos gases.

Pegue num punhado de camomila, use uma folha de louro, meia colher de chá de erva doce, um copo de água para fazer o chá.

Coloque todos os ingredientes numa panela e deixe ferver durante cerca de cinco minutos. Coe o chá e dê de beber ao bebé, uma colher de sopa do chá, em cada duas horas.

» Conheça Os 14 Benefícios do Chá de Camomila