-->Chá para Bronquite - Educar Saúde

Chá para Bronquite

Publicado em 24/10/2012. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Chá para Bronquite com guaco:

Para saber tratar uma bronquite é necessário, primeiramente, saber em que consiste este problema respiratório e conhecer todas as suas características. Diagnosticada pelo doente assim que dá sinal dos seus primeiros sintomas, a bronquite consiste na inflamação dos brônquios, que pode ser distinguida de duas formas: bronquite aguda ou bronquite crónica. As duas têm características diferentes, mas partilham os mesmos sintomas.

Ambas provocam dores musculares, dor de garganta, febre, cansaço, tosse acompanhada de expectoração e calafrios. O doente sente, também, dificuldade ao inspirar e expirar o ar. Apenas um pequeno sector da população pode ver a sua bronquite tornar-se crónica e sem cura. Estes casos registam-se nos fumadores, nos idosos e nos doentes cardíacos ou com problemas respiratórios, como é o caso dos asmáticos.

A bronquite aguda pode surgir por vários motivos, normalmente associados a questões que envolvem o sistema respiratório. É o caso das alergias, da amigdalite, da inalação das poeiras, da sinusite (a crónica pode-se desenvolver em bronquite), da inalação de solventes e de fumos perigosos.

Com a bronquite, a imunidade do organismo decresce e os pulmões tornam-se ainda mais sensíveis, por isso é necessário aplicar um tratamento rápido a partir dos primeiros dias da doença. Fármacos recomendados pelo médico e muitos líquidos são obrigatórios para um doente com bronquite.

Para ajudar no tratamento da bronquite, o guaco é uma planta com propriedades naturais que deve ser utilizado em casos de asma, tosse e bronquite. O guaco ajuda a reduzir os sintomas da bronquite e deve ser tomado em chá. Este chá é preparado com uma colher de sopa de folhas de fresca de guaco, uma colher de sopa de folhas frescas de sabugueiro e meio litro de água e mel. Junte todos os ingredientes e ferva-os durante dez minutos. Coe as folhas e adoce o chá com mel. Deve bebê-lo duas vezes por dia.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858