Chá de Pêra para combater o inchaço abdominal

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Existem várias precauções a ter e algumas soluções rápidas para este problema, como o caso do chá para combater o inchaço abdominal.

Continua depois da Publicidade

inchaco abdominal

A sensação de inchaço e de barriga pesada é comum a todos nós. Já todos sentimos, após uma refeição avantajada ou por causa de um aumento generalizado de peso, a sensação de aperto na barriga.

O inchaço abdominal caracteriza-se pela acumulação de líquidos, que com o tempo se tornam mais pesados, fazendo com que os rins produzam maior água e sódio.

O abdómen incha, fazendo-se sentir através da dor, da dificuldade para andar e da elasticidade da pele.

Se ainda tem dúvidas e não pretende consultar um médico, pressione a área que sente maior inchada com um dedo e verifique se deixa uma marca profunda.

É que, para além da dor e do desconforto, o inchaço abdominal provoca má circulação sanguínea, infecções urinárias e aumenta a probabilidade de ter úlceras na pele.

Para além dos abusos na comida, há diferentes causas possíveis para o aparecimento deste problema comum.

O aumento de produção hormonal, por exemplo, contribui activamente para o aumento da retenção de líquidos.

A menstruação, ficar demasiado tempo em pé, o consumo em excesso de sal, problemas relacionados com insuficiência cardíaca, pressão alta ou problemas hepáticos são causas também prováveis para o inchaço abdominal.

Para tratar o inchaço abdominal existem várias precauções possíveis e soluções rápidas.

Pratique exercício físico, faça uma drenagem linfática, reduza no sal e coma alimentos com muitas fibras, como as frutas e os vegetais.

Faça um chá de frutas como a pêra, por exemplo, uma fruta com propriedades diuréticas.

Corte quatro pêras em pequenos pedaços e deixer ferver, em lume baixo e durante 20 minutos, numa panela com um litro de água.

Coe os bocados de fruta e beba este chá, várias vezes ao dia, substituindo a água ou o sumo.

Continua depois da Publicidade

As pêras são também ricas em potássio, sais minerais, cálcio, vitamina C, fibras e sódio, sendo assim, uma fonte rica em nutrientes e propriedades benéficas para o corpo humano.

Conheça a Causa do Inchaço Abdominal e Dor Abdominal Inferior

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24