Chá para dar brilho no cabelo

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

O cabelo da mulher é um dos seus grandes cartões de visita. Para além de servir de moldura à face e às feições do rosto, um bom cabelo, hidratado, com um bom corte e bonito, transforma a mulher.

Para isso, é necessário ter alguns cuidados especiais com o cabelo, que é extremamente agredido, todos os dias, por factores como a poluição, o stress e o sol.

Um cabelo pouco cuidado e agredido perde, de imediato, o seu brilho natural, apresentando-se seco, baço e sem vida. Dar ao cabelo um pouco de brilho e de vitalidade, é, sem dúvida, dar-lhe saúde e, na maior parte das vezes, isso não se consegue com os habituais champô e condicionador.

Na maior parte das vezes, esses dois produtos não são suficientes para os fios capilares estarem bem fechados, sem cutículas abertas, sem pontas duplas e espigadas e nem são capazes de criar a película protectora, que reflecte o brilho.

Para ter esse tipo de resultados, é necessário ter uma hidratação extensiva e consistente e uma vida saudável, mesmo quando o cabelo se apresenta brilhante. Existem alguns remédios caseiros, que podem ajudar a substituir o cabelo baço, por um cabelo brilhante.

Chá para dar brilho no cabelo

Para isso, basta fazer um chá com uma colher de sopa de lavanda, uma de camomila e outra de alecrim seco. Após esfriar, adiciona-se 250 ml de vinagre de cidra e deixa-se repousar, num local fresco, durante 15 dias.

Depois é só coar a mistura e está pronto a usar durante várias lavagens. Basta juntar uma colher de sopa do preparado a um copo de água fria e usar o líquido no final da lavagem, sem voltar a lavar.

A água fria vai activar as propriedades das ervas e ajudar também a dar brilho ao cabelo, pois o choque térmico ajuda a fechar as cutículas capilares.