Chá para diminuir inflamação da garganta (limão, capim-limão, gengibre, hortelã e tomilho)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Para combater a dor de garganta de forma natural e segura, pode recorrer a este remédio ancestral com limão e hortelã. Este chá para diminuir a inflamação da garganta proporciona um alívio quase imediato e apresenta a vantagem de ser completamente saudável.

Continua depois da Publicidade

hortelã

A combinação destes dois ingredientes permite limpar e impulsionar a libertação da expetoração.

Numa época em que os remédios naturais são cada vez mais valorizados é útil e interessante saber que um problema tão comum como a inflamação da garganta pode ser combatida com recurso a ingredientes que estão quase sempre presentes na nossa cozinha.

Principais caraterísticas deste chá

Benefícios dos ingredientes: a hortelã ajuda a aumentar a exportação, contribuindo assim para a limpeza das vias congestionadas. O limão melhora a capacidade de defesa do organismo devido à sua riqueza em vitamina C e adicionalmente possui efeito bactericida.

Quando tomar: para alcançar os melhores resultados, o chá de limão e hortelã deve ser consumido à noite, antes de se deitar.

Conservação: para receber todos os benefícios que este chá proporciona, o ideal é consumi-lo de imediato. A vitamina C presente no limão vai desaparecer gradualmente. Contudo, uma vez que as outras propriedades se mantêm, pode guardar o chá para depois, tendo sempre o cuidado de aquecê-lo antes de consumir.

Como preparar o chá para diminuir a inflamação na garganta

Este é um chá bastante rico em ingredientes, mas ainda assim é fácil de preparar.

Ingredientes:

  • Casca da metade de um limão
  • 1 colher de sobremesa de folhas de hortelã
  • 1 colher de sobremesa de folhas secas de capim-limão
  • 4 fatias de gengibre
  • 1 colher de sopa de folhas de tomilho
  • 1 xícara de água

Como Preparar:

O modo de preparação deste chá é idêntico ao da maioria dos outros chás.

Comece por ferver a água. Quando a água já estiver a ferver desligue o fogão. Adicione todos os ingredientes e abafe. Para terminar, só precisa de coar a mistura.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24