Um Chá Maravilhoso para Gases Intestinais (Erva-Cidreira e Erva-Doce)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Os gases intestinais, também conhecidos geralmente por flatulência, são gases que são produzidos durante o processo de digestão e que surgem a partir das bactérias existentes para realizar a fermentação dos alimentos no sistema digestivo.

Continua depois da Publicidade

Erva Cidreira (Melissa officinalis)

Estes gases surgem de uma forma involuntária e não controlada, pois são produzidos pelo organismo como parte do processo digestivo normal e natural.

O odor dos gases produzidos pode variar, entre um odor que nem é notável a um odor com um cheiro mau.

Isto depende de muitos fatores, entre os quais a velocidade com que cada um come, a ingestão de antibióticos e outros fatores, que podem fazer aumentar a concentração de enxofre e assim libertar um cheiro mais desagradável.

Os gases podem ser causados com maior intensidade por alimentos como a batata, o repolho, o feijão, leite e derivados, e misturas de alimentos muito ricos em proteína e alimentos muito ricos em fibra nas mesmas refeições.

Em qualquer dos casos, a flatulência não é geralmente algo agradável, principalmente quando estamos acompanhados.

Se por um lado se trata de um processo biológico normal, é considerado falta de respeito libertar estes gases por flatulência à frente de outras pessoas, porque embora isso seja natural, é incorreto e pode até ser visto como falta de higiene.

Algumas pessoas têm maior tendência a libertar mais gases, e com mais ou menos mau cheiro, em maior ou menor intensidade. Isso depende do organismo de cada um e da forma como o processo digestivo decorre em cada pessoa.

De qualquer maneira, existem tratamentos naturais que podemos utilizar no sentido de aliviar os gases intestinais.

Vejamos aqui um chá que podemos preparar como remédio natural, e que se baseia na erva cidreira.

Observemos então os ingredientes, modo de preparo e posologia deste remédio.

Ingredientes

  • 1 chávena de água (a ferver);
  • 1 colher (de sopa) de funcho (erva-doce);
  • 1 colher (de sopa) de erva cidreira.

Modo de Preparo

Para preparar este remédio, deve juntar-se a erva cidreira e o funcho num recipiente (uma chávena preferencialmente), juntando-lhe depois a água a ferver. Depois, tape, deixe arrefecer um pouco, e coe o chá preparado.

Continua depois da Publicidade

Posologia

Recomenda-se que se tome uma chávena deste chá 3 a 4 vezes por dia.

Este chá ajuda a reduzir a concentração de gases no intestino, sendo também benéfico para obter o problema da prisão de ventre.

Já ouviu falar sobre Gases Vaginais? Sabia que é possível soltar um “pum” pela vagina?

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24