-->Chá verde eficaz no tratamento de inflamações de pele - Educar Saúde

Chá verde eficaz no tratamento de inflamações de pele

Publicado em 07/02/2015. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

As inflamações da pele afetam milhões de pessoas, o que tem originado uma procura incessante por novos tratamentos.

As lesões na pele podem ir desde a simples caspa, até à psoríase, ou até mesmo às lesões provocadas pelo Lupus eritematoso sistêmico (LES).

chá verde

Um estudo conduzido por uma equipa norte-americana revela que o chá verde pode ser um precioso aliado no combate às inflamações de pele, o que é uma excelente notícia para quem gosta de optar por tratamentos naturais menos agressivos.

De acordo com a pesquisa realizada, o chá verde é eficaz no tratamento de inflamações de pele devido às suas propriedades.

Em doenças como a psoríase, ocorre uma produção excessiva de células cutâneas e em simultâneo ocorre a ativação de células imunitárias, o que dá origem à inflamação.

O estudo dos investigadores do “Medical College of Georgia” focou-se na lavagem de um grupo de ratos com uma mistura de extrato de chá verde e de água. Para efeitos de comparação, um segundo grupo de ratos foi lavado frequentemente como água quente.

O grupo de rato que foi lavado com o extrato de há verde revelou uma maior resistência à formação de lesões na pele. Além das lesões surgirem mais tarde, a área afetada foi menor.

Saiba se o Chá Verde Queima realmente a Gordura Corporal

Conclusões do Estudo

O chá verde contribui para abrandar o ritmo de produção de células cutâneas, intervindo na regulação da atividade da enzina caspase-14. Esta enzina é fundamental no processo de desenvolvimento das células da pele.

De acordo com os autores do estudo, as conclusões a que chegaram podem ter uma grande importância no tratamento da caspa e da psoríase, potenciando o surgimento de tratamentos mais eficientes e menos agressivos.

Apesar das boas notícias, a equipa de investigadores revela que é necessário prosseguir com os estudos para avaliar todos os seus efeitos, antes de fazer do chá verde um tratamento alternativo às inflamações de pele.

Antes de adotar o chá verde como tratamento, os investigadores precisam de resolver diversas questões como a rápida oxidação dos ingredientes que compõem o chá verde e o facto de estes ingredientes se dissolverem rapidamente na água. Isto significa que ainda será necessário esperar algum tempo, até que se possa encontrar um tratamento realmente eficaz para as lesões na pele, à base de chá verde.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858