6 Chás que podem ajudar a descer a menstruação atrasada

Atualizado e Revisado por Dr Wesley Timana (Ginecologista e Obstetra - CRM-PR -30998) a 30/10/2019. Publicado originalmente em 07/05/2019

O atraso menstrual é um evento muito comum na vida de muitas mulheres. Influenciado por diversos motivos, é um momento muitas vezes desconfortável. Neste guia educativo, descrevemos algumas ervas que podem auxiliar na descida da menstruação. Entre os principais remédios caseiros destacam-se o chá de agoniada, o chá de angélica, o chá de boldo e o chá de cravo-da-índia. Todos estes compostos fitoterápicos exercem ação na circulação sanguínea, podendo fazer descer a menstruação atrasada. Além disso, também reduzem o inchaço e o possível mal-estar associado à ausência da menstruação.

Nota: É importante que, antes da ingestão de qualquer um destes chás, a mulher realize um teste de gravidez para eliminar essa possibilidade, visto que o atraso menstrual é um sintoma característico de gravidez. Entenda que a ingestão de alguns chás em caso de gravidez pode prejudicar a mulher e o bebê, fazendo com que ocorram contrações no útero que podem levar a um aborto ou mesmo ao desenvolvimento de problemas fetais que poderam originar sequelas graves durante a gestação e após o nascimento da criança.

Entenda os perigos de tentar induzir um período se estiver grávida: As substâncias que podem ajudar a induzir a menstruação são chamadas de emenagogos. É preciso perceber que, alguns emmenagogos também são abortivos. Um abortivo é uma substância que pode causar abortos espontâneos.

Antes mesmo de realizar o teste de gravidez, existem algumas questões que também podem ajudar a confirmar o diagnóstico de uma possível gravidez. Responda com sinceridade à sequência de perguntas descritas abaixo antes de tomar qualquer chá para induzir a menstruação:

  • Nos últimos meses, você praticou relações sexuais sem o uso de preservativo?
  • Houve a presença de algum corrimento vaginal diferente, sobretudo em tons vermelhos ou rosados?
  • Há enjoos ou tonturas, principalmente na parte da manhã ou na presença de odores fortes?
  • A sua pele aparenta estar mais oleosa?
  • Você se sente mais cansada do que o normal nas últimas semanas?

Se alguma das respostas acima for positiva, o uso dos chás indicados abaixo deve ser desconsiderado até ter a certeza de que realmente não está grávida. Em caso de dúvida consulte o ginecologista.

6 Chás Eficazes Para Descer A Menstruação Atrasada

1. Chá de salsa

A salsa ou salsinha contém níveis elevados de vitamina C e apiol, que podem desencadear as contrações uterinas. É importante perceber o apiol é tóxico quando consumido em grandes quantidades e o seu consumo está totalmente proibido em mulheres grávidas. A mulher não deve beber o chá de salsa se estiver grávida, amamentando ou na presença de problemas renais.

Vai precisar de: 2 colheres de sopa de salsinha fresca; 200ml de água a ferver.

Como preparar: Para fazer o chá de salsa, basta adicionar a água a ferver sobre a salsa fresca e deixar em infusão durante cinco a sete minutos. Coe e beba.

2. Chá de Agoniada

O chá de agoniada atua sobre os hormônios que originam a menstruação, estando por isso indicado para regular o ciclo menstrual e também para diminuir os sintomas desconfortáveis que antecedem a menstruação. Além disso, também é capaz de atuar como calmante, aliviando os sintomas da ansiedade e atuando como protetor da parede estomacal. A erva possui propriedades laxantes. Portanto, o uso prolongado do chá de agoniada pode provocar alterações gastrointestinais.

Vai precisar de: 5 g das flores de agoniada; 500 ml de água fervendo.

Como preparar: Coloque, como de costume, a água a ferver. Após a fervura, adicione as flores da erva e desligue o fogo. Deixe agir por 10 minutos, espere esfriar, passe por uma peneira e beba, mais ou menos duas xícaras ao dia, até que a menstruação desça.

Nota: Se a menstruação não descer em poucos dias, é importante a mulher consultar o ginecologista para eliminar diagnósticos mais graves.

3. Chá de gengibre

O gengibre é um remédio usado deste os tempos antigos para induzir a menstruação. E embora já tenham sido realizadas algumas pesquisas sobre o efeito do gengibre no alívio de períodos intensos, as suas propriedades de acelerar ou induzir a menstruação ainda não foram comprovadas pela ciência.

Por ser um pouco picante, a melhor forma de consumi-lo é através de chá (aprenda a fazer).

Vai precisar de: 1 pedaço de gengibre fresco, cortado e descascado; água.

Como preparar: A elaboração do chá é simples. Basta ferver os pedaços de gengibre em água durante cinco a sete minutos. De seguida coe o chá e adicione mel ou outro adoçante (stevia por exemplo). Também pode ser consumido ao natural.

4. Chá de Angélica

A planta conhecida como Angélica Sinensis (dong quai) também pode ser utilizada no tratamento do atraso menstrual, pois oferece propriedades que ajudam a regular o ciclo menstrual, fazendo com que a menstruação desça.

Vai precisar de: 10 g de raiz de Angélica; 500 ml de água fervendo.

Como preparar: Coloque a água para ferver. Após a fervura, adicione as raízes da erva e desligue o fogo. Deixe em infusão durante 10 minutos, espere esfriar, passe por uma peneira e beba, mais ou menos, duas xícaras ao dia, até que a menstruação desça. Se a menstruação não descer em poucos dias, é importante consultar um especialista.

5. Chá de boldo

O boldo é uma das plantas mais utilizadas na elaboração de chás. O chá de Boldo age, para além de outras coisas, como um estimulador do útero, auxiliando a mulher nos casos de menstruação atrasada.

Vai precisar de: 5 folhas grandes de falso boldo ou boldo-do-chile; 500 ml de água fervendo.

Como preparar: Coloque a água para ferver. Após a fervura, adicione as folhas da planta e desligue o fogo. Deixe em infusão por 10 minutos, espere esfriar, passe por uma peneira e beba, mais ou menos, três xícaras ao dia, até que a menstruação desça. Nota: é importante que a ingestão do chá de boldo não se prolongue por muitos dias, pois aplanta pode ofrecer alguns efeitos secundários ao organismo quando tomado em excesso.

6. Chá de cravo-da-índia

Assim como o Boldo, o chá de Cravo-da-índia também auxilia nas contrações uterinas, fazendo com que a menstruação desça.

Vais precisar de: 1 colher de sopa de Cravo-da-índia; 500 ml de água fervendo.

Como preparar: Coloque, como de costume, a água a ferver. Após a fervura, adicione as folhas do cravo-da-índia e desligue o fogo. Deixe em infusão drante cinco minutos, espere esfriar, passe por uma peneira e beba, mais ou menos, três xícaras ao dia, até que a menstruação desça.

Porque a menstruação pode atrasar

A menstruação pode atrasar por diversos motivos, que variam desde o estresse às alterações hormonais provocadas pelo uso de medicamentos ou mesmo pela alimentação. Alimentos ricos em cafeína, como por exemplo o café e os refrigerantes à base de cola também podem influenciar no ciclo menstrual.

Há, em casos mais raros, mulheres com algumas doenças que também podem desencadear esse atraso, como por exemplo a síndrome do ovário policístico (SOP) ou a endometriose.

As causas mais comuns para o atraso ou ausência da menstruação incluem, portanto:

  • estresse
  • pouco peso ou excesso de peso
  • SOP (síndrome dos ovários policísticos)
  • a toma de alguns contraceptivos hormonais
  • condições crônicas, como a diabetes ou doença celíaca
  • problemas de tireóide
  • menopausa
  • gravidez

Se o atraso menstrual for constante e não for solucionado após a ingestão dos chás indicados, é importante a mulher consultar o ginecologista para que seja realizado o diagnóstico e minimizar doenças mais graves.

Vale lembrar também que, em alguns casos, as mulheres são orientadas pelo próprio médico a inibir a menstruação, por sofrerem muito com os sintomas pré-menstruais ou até mesmo quando estão passando por um tratamento de alguma doença (anemia por exemplo) que poderia ser prejudicada pela perda excessiva de sangue, que ocorre em algumas mulheres durande a mestruação.

Somente um especialista poderá chegar a esse consenso, por isso, qualquer medicamento tomado com o intuito de inibir temporariamente ou prolongar a menstruação só poderá ser indicado por um médico.


Referências
Autores
Dr Wesley Timana (Ginecologista e Obstetra - CRM-PR -30998)

Ginecologista e Obstetra - CRM-PR: 30998 , RQE Nº: 20428 | CRM-SC: 24905 , RQE Nº: 15506

O Dr. Wesley Jose Timana Yovera é um médico jovem e carismático formado pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná com especialização em ginecologia e obstetrícia pela Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

Consultar Currículo Lattes

Desenvolveu já no início da sua carreira o Espaço Timana - uma clínica voltada ao atendimento de excelência. Sempre multiconectado e influente no Facebook e Instagram, possui mais de 3 milhões de visualizações no YouTube, com vídeos que trazem ao público informação de qualidade dentro do universo feminino.

Selecionado por diversos projetos como médico do futuro sempre assiste as mulheres com respeito, carinho e atenção. É adepto da Slow Medicine (Medicina Sem Pressa) - uma forma humanizada de fazer medicina que aproxima pacientes e profissionais da saúde.

Com registro no Conselho Regional de Medicina do Paraná n° 30.998, atende atualmente em consultório particular, Av. Visconde de Guarapuava, 2764 - Centro - Curitiba - Tel. (41) 3503-9333 / 9.9995-5117.

O Dr. Wesley também pode ser encontrado no Linkedin, Facebook, Intagram e YouTube como Dr. Wesley Timana.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.