-->Chuchar no dedo entorta os dentes - Educar Saúde

Chuchar no dedo entorta os dentes

Publicado em 08/09/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Chuchar no dedo entorta os dentes?

Pergunta: Gostava de saber se é verdade que chuchar no dedo é pior do que na chupeta no que diz respeito a tornar os dentes tortos? Se sim porquê?

Resposta: Ambos os casos são prejudiciais, se forem usados em excesso. No entanto, é verdade o facto de que chuchar no dedo é mais “grave” do que a chucha.

Em primeiro lugar, porque o hábito de chuchar no dedo é muito mais difícil de eliminar. O dedo vai estar sempre ali à mão… A chucha pode-se esconder, dizer que o gato comeu, enfim, uma série de histórias, com o dedo isso não é possível.

Depois, hoje em dia existem chuchas anatómicas que podem minimizar o risco do seu uso, o dedo é um dedo e ocupa espaço, tem mais força que a chucha, ou seja, pode exercer maiores pressões sobre o maxilar e dentes das crianças, podendo causar maiores danos.

E por fim, não nos podemos deixar de lembrar do próprio dedo, que muitas vezes sofre mutilações que podem ficar para a vida inteira.

Resumindo, é impossível impedir de usar chucha ou dedo, no entanto devemos, em ambos os casos ir tentando eliminar estes hábitos o mais cedo possível e, no caso do dedo, é mesmo o mais cedo possível.

Espero que a dúvida esteja esclarecida, sempre que tiver mais questões teremos imenso prazer em responder.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.