-->Chupeta Atrapalha a Amamentação - Educar Saúde

Chupeta Atrapalha a Amamentação

Publicado em 12/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A utilização de chupeta pode ser útil para tranquilizar o bebê, mas as mães devem saber que a chupeta atrapalha a amamentação.

Quando o bebê começa a usar a chupeta, deixa muitas vezes de saber como mamar, deixando de conseguir sugar o leite.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef), lançou em 1991 um documento enunciado dez medidas para promover o sucesso do aleitamento materna.

A nona medida do documento aconselha a não utilização de chupetas ou tetinas, por parte de bebés que estejam a amamentar. Segundo a OMS, as chupetas apenas devem ser oferecidas aos bebês quando os hábitos amamentação já estiverem completamente estabelecidos.

Adicionalmente, hoje sabe-se que os bebês que utilizam chupeta de forma prolongada acabam por mamar menos, não recebendo desta forma tanto leite materno quanto desejável.

De acordo com diversos autores, a utilização de chupeta está associada ao desmame precoce (desmame que ocorre antes dos 6 meses).

Para que a utilização de chupeta não atrapalhe a amamentação, a mãe pode seguir estes conselhos:

  • Permitir apenas que o bebê utilize a chupeta quando ele já conseguir mamar de forma correta;
  • Usar uma chupeta de boa qualidade, que não prejudique o desenvolvimento dos dentes;
  • Usar apenas a chupeta quando for altura de dormir.
Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook