Cirurgia de Implante Capilar

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Indicações, Resultados, Intervalo de Sessões e qual a Idade Ideal para fazer esta cirurgia capilar?

A cirurgia de implante capilar é particularmente indicada para pessoas que possuam cabelos fortes e volumosos, na medida em que tal facilitará, não só a recolocação, como também o preenchimento de toda a área calva, resultado que com cabelos mais finos poderia revelar-se muito mais difícil de atingir.

Rooney Antes e depois do Transplante Capilar

No entanto, isto não significa que todos aqueles que não tenham a sorte de possuir um cabelo mais forte não se possam submeter a este género de cirurgia. Os resultados obtidos não serão nunca tão satisfatórios, e as probabilidades das coisas não correrem exactamente como o esperado aumentarão significativamente.

Ler: Cirurgião Plástico Dr. Rey era careca e colocou Implante Capilar

De onde são retirados os cabelos

Nos Implantes são utilizados cabelos sintéticos (de origem não natural). No transplante os cabelos são, geralmente, retirados da zona da nuca do paciente, na medida em que essa representa uma zona onde o cabelo tende a ser mais forte e menos susceptível à queda. É por isso que, na esmagadora maioria dos casos de calvice, o cabelo presente na parte detrás da cabeça é quase totalmente preservado.

As regiões laterais também poderão ser utilizadas para a extracção de folículos, na medida em que, assim como na nuca, os cabelos dessa zona costumam apresentar níveis de queda de cabelo muito inferiores àqueles que poderão ser observados no topo da cabeça.

Intervalo entre sessões

O cabelo é transplantado fio por fio, e em cada sessão poderão ser recolocados entre 5 mil a 10 mil fios de cabelo, dependendo muito de cada caso. A nível geral, são necessárias duas sessões para que o transplante seja totalmente consumado, mas esse número poderá variar ligeiramente caso assim se justifique, o que regularmente acontece com pacientes que sofrem de uma calvice mais acentuada e possuem fios de cabelo mais fracos. Infelizmente, o intervalo entre sessões deverá levar cerca de 1 ano e meio, o que contribuirá imenso para atrasar a conclusão de todo o processo de reconstituição capilar.

Até há não muito tempo, a cirurgia de implante ou transplante capilar não era encarada como uma alternativa muito viável, na medida em que as taxas de insucesso costumavam situar-se relativamente altas. No entanto, com todos os avanços tecnológicos que se têm vindo a verificar no decorrer dos últimos anos, as probabilidades de sucesso aumentaram drasticamente para cerca de 95%, fazendo assim deste o método existente mais eficaz no combate à queda de cabelo.

Qual a idade ideal

Apesar de qualquer pessoa poder ser submetida a esta cirurgia, aconselha-se que a mesma seja deixada para indivíduos com idade igual ou superior a 25 anos.

Ler: Transplante capilar de Almeno Gonçalves

Resultados

Apesar dos resultados positivos que deste procedimento poderão ser retirados, o processo de recolocação capilar poderá revelar-se verdadeiramente cansativo para o paciente, na medida em que poderá demorar entre 5 a 12 horsa, numa sessão que envolverá, em média, entre 8 a 12 profissionais totalmente focados no procedimento.

Dependendo do caso do paciente e do médico responsável, o local de onde os folículos serão retirados poderá ou não levar pontos, e possui, em média, cerca de 3 dedos de comprimento, podendo deixar uma marca inestética durante alguns dias.

O paciente poderá ir para caso no mesmo dia do transplante, mas deverá sempre voltar ao médico responsável logo no dia a seguir, para que o cabelo transplantado seja cuidadosamente lavado. Na maior parte dos casos, os pontos serão retirados após 12 dias da cirurgia, e durante esse período será necessário haver um acompanhamento médico cuidado relativamente à recuperação do paciente.