Possivelmente já viu um desvio ósseo no dedo grande do pé em alguma pessoa, e deve-se ter perguntado o que seria aquilo e como acontecia.
Essa saliência existente no dedo grande do pé, pode provocar algumas dores em quem sofre desse problema.
O joanete, também pouco conhecido por Hálux Valgo, é o nome utilizado que caracteriza o desvio ósseo de que algumas pessoas sofrem, que se forma na articulação do dedo grande do pé.
Há a formação de um joanete, quando o dedo grande do pé, se encontra numa posição em direcção ao dedo do lado, “forçando” a articulação do primeiro dedo a projectar-se para fora.
A pele que está à superfície e cobre a saliência onde se encontra o joanete, tem tendência a tornar-se vermelha e normalmente é sensível e provoca dor.
O que causa o Joanete?
O fator mais relevante e o único impossível de alterar que causa o desenvolvimento de joanete é a hereditariedade.
Descendentes de familiares que tenham o problema de joanete, estão sujeitos a desenvolver este problema também.
Sapatos pequenos fazem uma determinada pressão sobre os dedos dos pés, sendo essa uma das principais causas do aparecimento do joanete.
Principalmente os sapatos que possuem uma ponta estreita apertando os dedos dos pés, ou sapatos de salto alto, que “obrigam” a que todo o peso do corpo esteja concentrado na ponta dos dedos dos pés, contribuindo, desta forma para o desenvolvimento de uma deformação do dedo do pé e por consequência o aparecimento de joanete.
A artrite ou a gota também são factores que podem levar ao aparecimento de joanete.
Qual o tratamento para Joanete?
Para tratar o joanete, é necessário reposicionar o desvio lateral ósseo que se encontra no dedo grande do pé.
Esse reposicionamento pode ser feito através do uso de uns afastadores de dedos, que deve ser utilizado concomitante com anti-inflamatórios e/ou com fisioterapia, para que se minimize as dores que podem ser sentidas no dedo grande do pé.
Por outro lado, se o estado do joanete já estiver mais avançado encontrando-se numa fase mais crítica, o seu tratamento passa por cirurgia.
Essa cirurgia de joanete tem como objectivo alinhar os dedos do pé na posição correta, raspando o excesso de osso em excesso, caso seja necessário.
Para a realização desta cirurgia é habitual recorrer-se ao uso de anestésicos locais, o que permite que o paciente regresse a casa algumas horas após estar submetido a essa mesma cirurgia.
Ainda no mesmo dia da realização da cirurgia, após algumas horas, o paciente já poderá colocar o pé no chão, utilizando um sapato especial para esta situação.
Nos dias seguintes à cirurgia, os medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios serão os maiores aliados do paciente, para evitar que este sinta dores no local da operação. A fisioterapia também será útil para ajudar na recuperação.
É importante que o paciente se mantenha alerta para situações de aparecimento de febre, formação de um inchaço no local da operação ou dores acentuadas.
Caso isso aconteça, deve consultar o médico, e poderá elevar as pernas e aplicar gelo na área afetada para reduzir o inchaço.
O melhor mesmo é prevenir o desenvolvimento de joanete, evitando principalmente os sapatos de salto alto e de ponta estreita.
Veja o Antes e Depois da cirurgia
- antes e depois da cirurgia
Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704
O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000
Residência Médica
Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.
Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704
Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.
Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.
Treinamento na Especialidade
CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.
AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.
CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.
CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.
Atividades laborais
Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.
Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.
Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.
Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.
Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.