Cirurgia de Varizes

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Feias e inestéticas, as varizes são um tormento para muitas mulheres. As varizes, além de prejudicarem a beleza das suas pernas, têm também associados sintomas como cansaço, ardor e dores nas zonas afetadas.

Continua depois da Publicidade

cirurgias de varizes antes e depois 6

As varizes são veias superficiais que, com o tempo, e devido à dificuldade na circulação venosa, se tornam alongadas, dilatadas e tortuosas.

Existem diversas causas por detrás deste problema, desde passar muito tempo em pé, até uma origem genética, passando por uma dieta desequilibrada e uma vida sedentária.

Na hora de tratar as varizes, o tratamento mais eficaz é a cirurgia. Apesar de não ser definitivo, com uma alteração do estilo de vida, é possível evitar que as varizes voltem a surgir.

Conheça melhor os vários tipos de cirurgia de varizes, como se procede a recuperação no pós operatório, e ainda, quais os riscos de complicações envolvidos.

Cirurgia de varizes

A cirurgia de varizes é um tratamento que consiste em retirar completamente as varizes dos membros inferiores, existindo diversos tipos de procedimentos cirúrgicos diferentes.

O preço da cirurgia de varizes ronda os 1500 reais, sendo que é um tratamento realizado com anestesia, mas onde o paciente pode voltar para casa no dia da cirurgia. Confira de seguida as cirurgias de varizes mais comuns:

Cirurgia convencional

A cirurgia convencional é o método mais comum, indicado para as varizes maiores, e que consiste normalmente na retirada da veia safena, perfurantes e colaterais;

Microcirurgia

Este tipo de cirurgia é mais indicada para as varizes mais pequenas, não deixando qualquer vestígio ou cicatriz;

Cirurgia de varizes a laser

A Cirurgia de varizes a laser é um método consiste na elevação da temperatura dentro da veia, conseguindo dessa forma eliminá-la.

Geralmente nenhuma destas cirurgias deixa cicatriz, especialmente na cirurgia a laser e na microcirurgia. Como foi referido em cima, nenhum destes tratamentos é definitivo, podendo as varizes surgirem novamente caso as suas causas não sejam evitadas.

Assim, o ideal é promover a boa circulação dos seus membros inferiores através de uma alimentação saudável e equilibrada e da prática regular de exercício físico.

Pós operatório da cirurgia de varizes

Após a cirurgia, são necessários alguns cuidados, para que a recuperação se faça de forma rápida e normal. Confira de seguida em que consiste o pós operatório da cirurgia de varizes.

Dependendo do tipo de cirurgia, o paciente deve fazer entre 2 a 7 dias de repouso. Durante esses dias, deve apenas movimentar-se dentro de casa.

Continua depois da Publicidade

Ao fim de uma semana, o paciente pode já começar a dar pequenos passeios, e ao fim de 15 dias está pronto para voltar ao dia-a-dia normal.

Após um mês de recuperação, pode iniciar aos poucos atividades físicas como aulas de step ou outros exercícios de ginásio, mas sempre sob a orientação do cirurgião ou do médico que acompanhou todo o tratamento.

Contudo, mesmo após o retomar da rotina habitual, é essencial que tenha alguns cuidados, para não colocar em causa da recuperação. Dessa forma, nos primeiros dois meses deve evitar a exposição solar nas pernas e fazer levantamento de pesos.

Durante os primeiros 6 meses é recomendando que o paciente use meias elásticas durante o dia.

Complicações da cirurgia de varizes

Apesar de relativamente simples, os procedimentos cirúrgicos têm sempre alguns riscos de complicações associadas.

No entanto, com o desenvolvimento e evolução das técnicas, as complicações inerentes a estas cirurgias são cada vez menores, e na maior parte das vezes, evitadas com o cumprimentos das recomendações para a recuperação no pós operatório.

Confira de seguida as várias complicações que podem surgir de uma cirurgia de varizes:

– dores nas pernas;

– lesões nos nervos da perna

– infeção das veias;

– aparecimento de hematoma nas pernas;

– hemorragia.

Fotos antes e depois da cirurgia de varizes – Resultados

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24