5 Tipos Cirurgia de Redução de Estômago e 7 Efeitos colaterais

Em termos simples, a cirurgia de redução de estômago (cirurgia bariátrica) é um procedimento que promove a perda de peso através da redução do tamanho do estômago.

Desta forma consegue-se controlar a quantidade de alimentos ingeridos pelo paciente.

A cirurgia é geralmente realizada em pacientes com obesidade mórbida, juntamente outras doenças como a diabetes e problemas cardíacos.

Antes E Depois Do Bypass Gástrico

5 tipos de cirurgias para perder peso

Existem cirurgias bariátricas abertas e laparoscópicas.

1. Bypass gástrico

Também denominado “Roux-en-Y” o bypass gástrico pode ser realizado através de cirurgia aberta ou laparosopia.

Através do procedimento, o tamanho do estômago é reduzido, e como resultado, a pessoa vai comer menos.

2. banda gástrica ajustável

Tal como a primeira, esta também pode ser feita através do método laparoscópico ou aberta. Neste procedimento, o cirurgião coloca uma faixa ajustável de silicone na parte superior do estômago, que controla a quantidade de comida que uma pessoa ingere.

3. Gastrectomia vertical

Na gastrectomia vertical o estômago é reduzido para cerca de 15% do seu tamanho original.

Nos últimos anos a “cirurgia de Sleeve” ganhou popularidade devido à sua capacidade em causar uma perda de peso considerável em pessoas com obesidade mórbida.

Durante o procedimento, são realizadas cinco a seis pequenas incisões na área do abdômen, com o uso de câmeras.

Após o procedimento o estômago fica muito reduzido, tendo como resultado a diminuição do apetite.

4. Duodenal switch

Também conhecido como redução gástrica duodenal switch – trata-se de uma cirurgia onde a maior parte do estômago é removida, mas difere da gastronomia vertical – envolvendo a criação de uma pequena bolsa tubular no estômago.

5. Implante Elétrico

Neste procedimento é implantado um dispositivo recarregável (através de bluetooth) no abdômen.

É controlado fora do corpo e usa pulsos elétricos para suprimir a fome.

7 Efeitos colaterais da Cirurgia de Redução de Estômago

Como mencionado anteriormente, a cirurgia bariátrica oferece alguns efeitos colaterais. O ponto mais importante a lembrar sobre estas cirurgias é que elas carregam alguns riscos a longo prazo para os pacientes.

1. Síndrome de Dumping

É uma condição que pode levar ao esvaziamento rápido do estômago para os intestinos, após qualquer cirurgia bariátrica.

O evento geralmente resulta na entrada de alimentos não digeridos no intestino delgado. Náuseas, vômitos, tonturas, e fadiga, são os principais sintomas da síndrome.

2. Baixos níveis de açúcar no sangue

Uma das complicações graves que acompanha a cirurgia bariátrica é a hipoglicemia ou o baixo nível de açúcar no sangue.

Ela geralmente aparece 2 a 3 anos após a cirurgia de bypass gástrico e pode levar à perda de consciência e convulsões que podem levar a muitos acidentes.

3. Desnutrição pós-cirurgia

Geralmente desenvolve-se alguns meses ou anos após uma destas cirurgias.

Qualquer um destes procedimentos reduz em muito a quantidade de alimentos ingeridos, podendo levar a deficiências nutricionais.

4. Úlcera Marginal

As úlceras marginais são um problema pós-cirúrgico que pode levar a complicações sérias.

Dor abdominal, náusea, vômito, hematêmese, obstrução estomacal ou até mesmo perfuração, são alguns sintomas de úlcera marginal após uma cirurgia bariátrica.

5. Obstruções intestinais

As cirurgias bariátricas podem causar obstruções intestinais, como distensão abdominal, gases, vômitos, etc – o que pode necessitar de atenção médica imediata.

A obstrução intestinal especialmente, é bastante comum após o bypass gástrico.

6. Hérnia Interna

As cirurgias para perda de peso, por vezes, originam hérnias internas. Trata-se de obstruções ou buracos no revestimento do estômago, mais comuns na cirurgia aberta que na laparoscopia.

7. Cálculos biliares

A rápida perda de peso provocada pelo procedimento é uma razão sólida para o desenvolvimento de cálculos biliares.

Estudos mostram que a ocorrência de cálculos biliares em pacientes submetidos a cirurgias bariátricas é um evento extremamente comum.

6 Meses Após A Cirurgia Para Perda De Peso

O que esperar pós cirurgia

Cada tipo de procedimento para perda de peso requer vários níveis de após-operatório, e a maioria dos pacientes terão uma orientação nutricional e apoio após o longo tratamento .

A Terapia comportamental e a orientação na nutrição têm um papel crítico na manutenção dos resultados após perda de peso e só se manterá com alimentação e hábitos de vida saudável.

As Consultas também podem ajudá-lo a ajustar o seu novo corpo e certificar-se que recebe todo o cuidado e apoio que necessita para o seu novo estilo de vida.

Terapias de Fitness ,aerobica ou uma consulta com um personal trainer pode ajudar no seu processo de adaptação.

Além de ter que seguir um rigoroso plano de dieta, você pode ser obrigado a manter um diário alimentar da sua nutrição, tomar suplementos nutricionais, beber 8/10 copos de água por dia, e manter-se fisicamente ativo. Unir um grupo de apoio pode ajudar a aliviar o stress e a pressão associada ás mudanças dramáticas, e o cirurgião bariátrico de perda de peso vai ser o seu conselheiro que poderá encaminhá-lo para o adequado grupo de apoio na sua área de residencia .

Cirurgia estomago preço e Custos associados
O bypass gástrico continua a ser a solução mais eficaz a longo prazo para perda de peso, e algumas companhias de seguros pagam  o procedimento, se entenderem que é medicamente necessário para a saúde este será totalmente gratis . Segundo a ObeseHelp.net, mais de 75% dos pacientes esperam perder 75 – 80% do seu excesso de peso corporal após o bypass gástrico, e muitos pacientes são capazes de reduzir a sua dependência de drogas e medicamentos prejudiciais para a saúde, tais como a diabetes, hipertensão e artrite. O custo da cirurgia bariátrica varia muito, dependendo da localização da clinica ou centro de tratamento, o tipo de cirurgia envolvida, os honorários, o ambulatorial e qual o tratamento necessário para conseguir manter os resultados. O custo médio da Lap-Band nos Estados Unidos custa de US $ 17.000  a $ 30.000 ; o preço médio da cirurgia bypass gástrico anda no valor medio de  R $ 20.000 – $ 35.000 . Agora faça a conversão para a moeda do seu pais .

Encontrar um cirurgião Bariatrico
Trabalhando com um licenciado, profissional e experiente medico voce está a garantir que recebe o tratamento que  necessita e vai obter o apoio de outros profissionais durante o seu processo de recuperação. Se está a pensar em fazer encontre um médico de emagrecimento na sua área de residencia usando o google . Você poderá marcar uma consulta e o Dr decidi-rá se a cirurgia de retirada do estomago é a melhor escolha para você.

Importante ” Fazer pelo SUS está complicado “

O SUS até agora, não prevê o pagamento de grampeadores laparoscópicos, inviabilizando a realização deste procedimento por videolaparoscopia em pacientes sem assistência suplementar de saúde.

Desta forma faze-la quase gratuita está complicado !