Cirurgia para remover tatuagem a Laser

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 08/09/24

Conheça algumas informações úteis sobre a cirurgia para remover tatuagem a Laser. Anestesia, quando custa cada sessão, pós operatório, resultados, cuidados a ter, riscos e complicações.

Continua depois da Publicidade

O facto de muitas tatuagens serem feitas por impulso tem dado origem a um número cada vez mais elevado de pessoas que recorrem a cirurgias para a remoção de tatuagens.

antes e depois da tatuagem

Ao contrário do que acontecia há não muitos anos atrás, hoje em dia já existe a tecnologia necessária para uma remoção eficaz de qualquer tipo de tatuagem, anulando o estatuto permanente e definitivo que costumava caracterizar esta forma de arte.

De momento, a procura por cirurgias deste tipo é tão grande que são já muitos os cirurgiões dermatológicos que se especializaram nesta área, o que apenas veio contribuir para que a qualidade do serviço prestado seja agora mais elevada do que nunca.

Apesar dos avanços tecnológicos, a remoção de uma tatuagem continua a não ser uma tarefa fácil. Em média, são necessárias entre 4 a 8 sessões até que o trabalho esteja completo, o que faz deste um procedimento que, para além de desagradável, se poderá, também, revelar bastante dispendioso.

De momento, o tratamento mais seguro e eficiente é o laser, que através da sua energia consegue desfazer o pigmento das tatuagem em partículas menores. Quando bem feita, esta cirurgia a laser consegue, eficazmente, eliminar os pigmentos da tinta, sem para isso exercer qualquer tipo de efeito nocivo na pele.

O laser de alexandrite Q-switched, também chamado Alex Trivantage é um dos lasers mais usados para este fim, e promete remover tatuagens de quase todas as cores.

Anestesia

Para o procedimento é comum utilizar-se um analgésico tópico. Em alguns casos, poderá até ser utilizada uma anestesia local. Assim sendo, esta não é uma cirurgia muito dolorosa, e a sensação provocada não é muito mais intensa e desagradável do que fazer uma tatuagem.

Cuidados

Durante o tratamento, também se indica a utilização de óculos protectores, de modo a evitar que o laser possa, de qualquer forma, comprometer a integridade dos olhos. Tais problemas raramente acontecem. No entanto, é sempre importante fazer todos os possíveis para preveni-los.

Riscos e Complicações

Após a cirurgia, é possível que a pele apresente uma ligeira descoloração na zona onde se encontrava a tatuagem. Em alguns casos poderá, também, ficar um pouco avermelhada.

Qualquer uma destas reacções é perfeitamente normal, e desaparecerá logo após algumas horas. Outras complicações, como é o caso de queimaduras, bolhas e dor também poderão surgir, mas muito raramente. Quando efectuado por um cirurgião responsável, este é um procedimento que poucos riscos oferecerá para os seus pacientes.

Pós Operatório

Para que os efeitos secundários da cirurgia desapareçam o mais rapidamente possível, é necessário seguir à risca as recomendações do dermatologista, e isso poderá envolver, entre outras coisas, a aplicação de uma pomada local e uma boa protecção contra o sol, durante as primeiras semanas.

Quais são os Resultados

O grau exacto de remoção é extremamente difícil de prever, e depende altamente do tipo de tinta que tiver sido utilizada na tatuagem. Geralmente, os cirurgiões não podem dar garantias quanto à qualidade dos resultados. No entanto, apesar de continuarem a ser imprevisíveis, uma boa percentagem das pessoas que se submetem a esta cirurgia consegue, na verdade, remover com sucesso toda a tinta da tatuagem.

Quanto custa retirar uma tatuagem com laser?

Os preços podem variar bastante, de 200 a 700 reais por cada sessão (no Brasil), e devem ser necessárias, como já foi referido acima, entre 4 a 8 sessões.

Continua depois da Publicidade

Video de Exemplo

Ainda que, remover uma tatuagem, seja agora mais fácil do que nunca, este continua a ser um processo complicado, sem muitas garantias de sucesso, e por isso continua a ser aconselhável que toda e qualquer tatuagem seja sempre muito bem ponderada e encarada como uma decisão para o resto da vida.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24