Cirurgia Plastica Facial – Preços de um Rosto Perfeito

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 08/09/24

GUIA SOBRE CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL

Continua depois da Publicidade

Este artigo dar-lhe-á informações básicas sobre cirurgia plástica e reconstrutiva da face. Para informações mais detalhadas ou para esclarecer um problema individual deverá contactar um especialista de cirurgia plástica.

O QUE É A CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL?
É um método usado para reconstruir ou reparar deficiências físicas presentes à nascença ou causadas por queimaduras, acidentes, doença ou envelhecimento. É um método de restaurar e melhorar, quer a função quer a aparência.

SERÁ A CIRURGIA PLÁSTICA FACIAL ADEQUADA PARA SI?
A nossa aparência exerce grande influência na maneira como nos sentimos. Todos queremos parecer o melhor possível. Mas, algumas vezes, em alguns de nós há algo que não está bem. Pode ser um nariz muito comprido, excesso de pele ou gordura nas pálpebras, um duplo-queixo ou uma alopécia prematura. Podem até ser os “sinais” que nos acompanham desde a nascença ou cicatrizes de algum acidente.

O tratamento cirúrgico destes problemas tem sido procurado por um crescente número de pessoas e não só pelos ricos ou famosos, pois as técnicas modernas tornaram estes procedimentos seguros, efectivos e acessíveis.

A IMPORTÂNCIA DE EXPECTATIVAS REALISTAS
É importante que tenha expectativas realistas em relação à cirurgia plástica da face. Esta pode melhorar a aparência ou corrigir uma anomalia física, mas não pode resolver os seus problemas pessoais ou dar-lhe uma face totalmente nova. Alguém que procure uma transformação miraculosa ou uma perfeição absoluta tem expectativas que ultrapassam a cirurgia plástica facial.

O objectivo da cirurgia é restaurar a função ou melhorar a aparência e aumentar a harmonia da face. Os traços da face podem ser refinados mas não alterados totalmente. Os procedimentos cirúrgicos também afectam as pessoas de diversas formas. Fazer cirurgia da face não é como ir a um “Health club” ou instituto de beleza. É de esperar descoloração e outros pequenos desconfortos, além de que tem de saber que a cirurgia não é uma ciência completamente precisa. O nível de melhoria pode não coincidir com as expectativas que criou. A percentagem de sucesso depende não só da capacidade do cirurgião mas também da idade, saúde, textura da pele, estrutura óssea e necessidades específicas.

QUEM EXECUTA CIRURGIA PLÁSTICA DA FACE?
Cirurgiões de várias especialidades executam procedimentos de cirurgia plástica – Otorrinolaringologia, Oftalmologia, Neurocirurgia, Maxilofacial.

Os cirurgiões plásticos e reconstrutivos, com especialidade específica, com treino e desenvolvimento na cirurgia da face e noutras regiões, são o grupo que melhor abrange a globalidade das situações que se deparam.

RISCOS DA CIRURGIA
Qualquer procedimento cirúrgico envolve alguns riscos como hemorragia, infecção ou reacção à anestesia. É um assunto que deve ser esclarecido entre o doente e o médico.

PREÇOS – QUANTO CUSTA?
Os custos para a cirurgia plástica da face variam bastante. O valor depende, assim, de vários factores, tais como:
– A extensão e complexidade da cirurgia.
– O local onde é executada.
– O tipo de anestesia usada.

Estes custos serão acordados antes da cirurgia, de tal forma que cada doente saiba exactamente a verba total a despender no conjunto da cirurgia, consultas e cuidados pós-operatórios.

PROCEDIMENTOS MAIS COMUNS
Os procedimentos mais comuns da cirurgia plástica facial podem ordenar-se em três grupos:

– Cirurgia de envelhecimento facial
– Cirurgia de refinamento facial
– Cirurgia de tratamento de imperfeições da pele.

Deve sempre discutir as suas necessidades específicas com o seu médico-cirurgião. Ele é a pessoa mais qualificada para o/a orientar nos procedimentos com que irá beneficiar mais. Encaminhá-lo-à também para outro médico, se a cirurgia de que necessita não for da sua competência.

Continua depois da Publicidade

ENVELHECIMENTO FACIAL

“Face Lift”: Ritidectomia
A ritidectomia, vulgarmente designada como ” facelift ou lifting facial“, é a operação designada para diminuir as alterações do envelhecimento na face e pescoço. Consiste em repuxar e tirar o excesso de pele da face e pescoço. Pode ser executada em conjunto com outros procedimentos, tais como Lipoaspiração de gordura em excesso no pescoço ou cirurgia das pálpebras. O “face lift ” normalmente demora entre 2 a 4 horas. Depois da cirurgia, tem de usar um penso compressivo.

Cirurgia das pálpebras: Blefaroplastia
Problemas das pálpebras, tais como flacidez
A blefaroplastia consiste na excisão da pele em excesso e bolsas de gordura das pálpebras superiores e inferiores. As incisões são efectuadas nas naturais pregas das pálpebras, tornando-se assim virtualmente invisíveis após a cicatrização estar completa.

Tratamento cirúrgico da queda do cabelo
Cerca de dois terços dos homens e algumas mulheres perdem o seu cabelo prematuramente, normalmente por causas hereditárias ou hormonais. A calvície pode também ser causada por acidentes, cirurgias tumorais, tratamento com radiações e doenças da pele, entre outros. Apesar de algumas pessoas aceitarem a calvície, outros sofrem de stress e ansiedade e desejam corrigir esta situação. Existem vários procedimentos cirúrgicos para tratamento da queda do cabelo, um deles é o implante capilar.

REFINAMENTO DA FACE

Cirurgia plástica do nariz: Rinoplastia
Deformações externas do nariz, como a bossa, um nariz muito comprido ou muito largo, um nariz deformado por um acidente ou por um defeito de nascença podem ser corrigidas por uma operação chamada rinoplastia.

Cirurgia plástica do pavilhão auricular: Otoplastia
Otoplastia é o nome dado à operação que permite corrigir as “orelhas de abano” e modificar a sua forma e contorno. Apesar da otoplastia poder ser efectuada em qualquer idade depois dos cinco anos, é, muitas vezes, aconselhável ser feita nos anos pré-escolares para prevenir as provocações na escola por outras crianças.

DEFEITOS / IMPERFEIÇÕES NA PELE E CICATRIZES

Dermoabrasão
A dermoabrasão é uma técnica que permite alisar a pele cicatricial, preenchendo as irregularidades, uniformizando o conjunto pele normal – cicatriz. O procedimento consiste, normalmente, na utilização de um instrumento rotativo e abrasivo que torna a pele mais fina, tornando a proeminência da cicatriz menos relevante. O objectivo é a melhoria do aspecto da cicatriz e não a sua remoção total. A exposição ao sol é proibida durante os seis meses seguintes porque o sol pode provocar alterações de cor na zona tratada.

Substâncias injectáveis para preenchimento
Por vezes é necessário tratamento para fazer elevar as cicatrizes muito profundas ou rugas muito acentuadas. Para preencher essas depressões, são utilizadas pequenas injecções de colagéneo. O resultado não é permanente e pode necessitar de correcções periódicas. A injecção de colagéneo ou outra substância pode ser efectuada em conjunto com outros procedimentos cirúrgicos da face.

Revisão de cicatrizes
O tecido cicatricial é o resultado normal do processo de cura. No entanto, algumas pessoas desenvolvem um excesso desse tecido cicatricial. Apesar da maioria das cicatrizes melhorar ou quase desaparecer com o tempo (passados dois ou mais anos), outras há que merecem a atenção do cirurgião plástico. As cicatrizes hipertróficas que exibem excessos de tecido cicatricial são duras e avermelhadas. Os quelóides, além destas características, continuam a aumentar ao longo do tempo. Apesar de não poderem ser removidas na totalidade, podem-se na cor, na firmeza e mesmo no tamanho, de forma a poderem ser mais facilmente camufladas com produtos cosméticos.

LOCAL PARA EFECTUAR A CIRURGIA
Depende de vários factores, incluindo a preferência do doente e a opinião do cirurgião. A cirurgia plástica facial pode ser efectuada em hospital, clínica particular e, em alguns casos, no consultório do cirurgião. Pode ser necessário um pequeno tempo de internamento se a condição médica o exigir. De qualquer forma, o cirurgião terá sempre presente qual a melhor opção para o doente.

MANTER O DOENTE CONFORTÁVEL
A maior parte da cirurgia plástica facial pode ser efectuada sob anestesia local. Medicação pré-operatória é utilizada para aliviar a tensão, seguida de anestesia da zona a operar. Em algumas circunstâncias é preferível a anestesia geral, designadamente em crianças ou quando a cirurgia é muito demorada e complexa.

EFEITOS IMEDIATOS APÓS A CIRURGIA
A seguir à cirurgia é normal existir um certo cansaço ou fraqueza durante dois ou três dias. Se for utilizada anestesia geral, haverá lugar a internamento durante dois ou três dias. É confortável saber que um recente estudo efectuado pela Academia Americana de Cirurgia Plástica e Reconstrutiva revelou que a grande maioria dos doentes que sofreu procedimentos de cirurgia plástica referem pouca ou nenhuma dor no pós-operatório.

CUIDADOS PÓS-OPERATÓRIOS
O cirurgião dará instruções precisas em como ajudar a uma melhor e mais rápida cicatrização.
É conveniente proteger os locais das incisões, dormir com a cabeça mais elevada durante as duas primeiras semanas e usar compressas frias para diminuir o edema.
Deverá manter-se uma alimentação que não exija grandes movimentos com a boca.
Evitar também tomar aspirinas ou outros medicamentos com este princípio activo, durante cerca de duas semanas. O álcool e o fumo devem ser suspensos por um período de um mês.

Continua depois da Publicidade

RETORNO À ACTIVIDADE NORMAL
A maior parte das pessoas pode retomar a sua vida normal após cerca de duas semanas.
Geralmente é importante evitar o sol, nomeadamente após dermoabrasão ou correcção de cicatrizes faciais. Deverá usar-se um bom protector solar quando as circunstâncias assim o exigirem.
Deverá esperar-se, durante duas a três semanas, para se iniciar a ginástica, ténis, natação e outros desportos. Mais uma vez deverá aconselhar-se com o cirurgião antes de retomar a actividade desportiva.

OUTROS PROCEDIMENTOS EM CIRURGIA PLÁSTICA
Além da cirurgia plástica facial, o seu médico poderá aconselhar (orientar) sobre a possibilidade de outros tipos de cirurgia que lhe permitirão melhorar o contorno corporal, no seu global.

Assim poderá ficar mais elucidada sobre:

– Cirurgia mamária – mamoplastia de aumento, mamoplastia de redução, mastopexia, conforme a situação o indicar – ou reconstrução mamaria após mastectomia
lipoaspiração – do abdómen, das coxas, dos joelhos ou outras zonas corporais.
Cirurgia abdominalabdominoplastia – para redução, quer a nível cutâneo quer adiposo.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24