Cirurgia Plástica Para Retirar Cicatriz

Revisão Clínica: Equipe Editorial. Atualizado: 09/09/24

O desenvolvimento de cicatrizes na pele pode surgir como consequência de feridas geradas por acidentes ou até mesmo por procedimentos cirúrgicos. Veja o exemplo de cicatriz antes e depois do laser co2 fracionado:

Continua depois da Publicidade

cicatriz antes e depois

A profundidade da cicatriz poderá variar imenso consoante a dimensão do corte, e apesar de, por vezes, se poder revelar quase imperceptível, há casos em que poderá exercer um impacto extremamente inestético na pele. Remover uma cicatriz não é fácil, e está altamente dependente da natureza da mesma e da forma como é tratada.

Quando bem cuidadas, algumas cicatrizes desaparecerão normalmente com o tempo. Já as mais profundas, tendem a não desaparecer naturalmente, e só poderão ser eliminadas totalmente através de procedimentos médicos particularmente direcionados para tal.

Hoje em dia já existem cirurgias estéticas que têm como objectivo eliminar totalmente as cicatrizes. O procedimento é relativamente simples, e quando bem executado não deixará quaisquer tipos de marcas.

Esta cirurgia é principalmente indicada para a remoção de cicatrizes que se localizem em zonas mais visíveis do corpo, e por isso causem algum constrangimento. Através deste procedimento é possível remover eficazmente qualquer tipo de cicatriz.

Ainda assim, antes de optar por uma alternativa deste tipo, é importante consultar um médico especialista de modo a que possa ser determinado qual o melhor método a adoptar para a remoção da sua cicatriz. A decisão de recorrer ou não a uma cirurgia deste tipo irá variar imenso consoante as características específicas do problema.

Entre os mais diversos procedimentos cirúrgicos utilizados para a remoção de cicatrizes encontra-se, também, o preenchimento, que é feito através da utilização de diferentes materiais sintéticos e de origem animal.

O laser também é, muitas vezes, utilizado para a correcção de cicatrizes, mas nem sempre se revela tão eficaz quanto uma cirurgia plástica. Ainda assim, se a cicatriz tiver proporções muito reduzidas e não for, de todo, muito visível, a melhor alternativa a adoptar será aquela que apresente um menor grau de complexidade. Cirurgias envolvem riscos, e por isso é importante ter a certeza de que, recorrer a elas, representa mesmo uma medida sensata a ser adoptada.

Ainda que uma cirurgia se possa revelar eficaz, o mais importante é saber como prevenir e tratar correctamente uma cicatriz. Tal, irá variar imenso consoante o tipo de cicatriz, mas é imprescindível que consulte o seu médico e siga à risca todas as recomendações por ele feitas.

Quando bem tratada, existe uma forte possibilidade da cicatriz não evoluir muito, e acabar até por desaparecer com o tempo. A ausência de um tratamento atento e cuidado das feridas representa a principal razão pela qual, muitas vezes, ocorre o desenvolvimento de cicatrizes que acabam por nunca desaparecer definitivamente.

Tendo em conta os custos e os riscos associados a este tipo de cirurgia, é muito importante que reflicta bem sobre se existe ou não a necessidade de recorrer a uma. Ainda que os resultados se possam revelar impecáveis, o processo de recuperação poderá ser demorado e cheio de efeitos secundários que influenciarão negativamente o seu quotidiano. Para além disso, não existem garantias de que os resultados obtidos serão mesmo os pretendidos, o que acontece devido à imprevisibilidade que caracteriza qualquer tipo de cirurgia.

Ao decidir optar por esta cirurgia, é importante não arriscar a escolha de uma clínica duvidosa apenas para conseguir poupar uns trocos. Dedique algum tempo a estudar o mercado, e fique-se por uma clínica que apresente um bom número de feedbacks positivos, pois só assim terá a garantia de que estará em boas mãos. Isto aumentará substancialmente as probabilidades da cirurgia vir a ser um sucesso.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24