Pós-operatório da Cirurgia Plástica? Prepare-se para o dias seguintes à cirurgia

Publicado em 10/11/2009. Revisado por Equipe Editorial a 6 julho 2018

eu fiz cirurgia plastica

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Eu Fiz uma Cirurgia Plástica, e Agora? O Que se passa no dia seguinte?

Sabe o que quer mudar, o que lhe vão fazer e como deve preparar-se, mas o que se passará depois da operação?

Nós dizemos-lhe como vão ser as horas posteriores ás cirurgias estéticas mais comuns, para que não tenha surpresas.

A ilusão e a alegria com as quais enfrenta uma cirurgia estética podem desaparecer numa questão de segundos nas horas que se seguem à intervenção.

Inchaços, nódoas negras, dores, inflamações etc… São alguns dos efeitos colaterais destas operações que,apesar de serem totalmente normais – os tecidos levam algum tempo a adaptar-se ás novas estruturas – podem causar algum mal-estar se a apanharem desprevenida.

Mas afinal como são as horas posteriores ás principais cirurgias plasticas, quais os seus possiveis efeitos secundarios, como se sentirá após a operação e, sobretudo quanto tempo é que tem de esperar para desfrutar do resultado final.

Não correr riscos, minimizar as dores e proporcionar uma recuperação rápida ao paciente são a base de qualquer cirurgia plástica.

Não deixe que o dia depois da operação amargue a sua vida. Se souber o que a espera, será mais facil superar o pós-operatorio.

Pós-operatório tranquilo após a cirurgia plástica

A pressa é inimiga da perfeição. A ansiedade também. Juntas, elas representam uma séria ameaça para quem deseja realizar uma cirurgia plástica.

Publicidade

Sendo assim, é importante saber que após qualquer cirurgia plástica, será preciso esperar um período de seis meses a um ano para poder conferir os resultados definitivos da intervenção.

Essa e outras atitudes devem constar no manual de quem pretende fazer uma lipoaspiração, por exemplo. Conheça algumas dicas para ter um pós-operatório sem stress:

1. A recuperação será mais breve se você obedecer às recomendações médicas. Não apresse o período de reabilitação.

2. Informe-se quanto às restrições e limitações de cada processo da cirurgia plástica. Assim, você poderá afastar a ansiedade e ficará pronta para o período pós-cirúrgico.

3. Prepare sua rotina. Algumas cirurgias requerem disposição de tempo. Alguns pós-operatórios ultrapassam um mês e uma recuperação mal feita irá influenciar diretamente o resultado final.

4. Não desrespeite a dosagem de medicamentos prescrita pelo médico, nem os horários de ingestão recomendados. O tratamento pretende abreviar incômodos do pós-cirúrgico, diminuindo também o tempo de recuperação.

Publicidade

5. Qualquer sintoma estranho que você sinta ou que não tenha sido descrito por seu médico, deve ser comunicado imediatamente.

6. Não esconda nada de seu médico. A omissão de informações pode trazer complicações graves a sua cirurgia plástica.

Portanto, se você tiver ingerido álcool, medicamentos alternativos e outras substâncias, é muitíssimo importante avisar o médico.

7. Vá à consulta de acompanhamento e realize os tratamentos auxiliares que o médico indicar, como por exemplo, betaterapia e drenagem linfática.

Publicidade

Seguir as recomendações médicas é uma das formas de manter-se dentro do nível de segurança da cirurgia.

8. Discipline-se. Apronte detalhes domésticos ou assuntos de trabalho com antecedência, pois você irá tirar um período para você e seu corpo.

Tire todas as suas duvidas sobre:

A mente frente ao espelho

Embora todas as pessoas que decidem fazer uma cirurgia estética o façam para melhorar o seu aspecto físico também é importante saber que, tal como acontece com os tecidos, o lado psicológico também deve seguir um processo de adaptação.

Nos primeiros dias, os resultados costumam ser um pouco decepcionantes, devido sobretudo á grande expectativa criada e ás doses de ilusão que estão presentes neste tipo de intervenção.

Por isso, quando o que se espera é ver um rosto ou uma zona de contorno ocular lisos e rejuvenescidos e se depara com um amplo repertório de nódoas negras e inchaços, é frequente que surjam sentimentos de desânimo e tristeza.

De acordo com os especialistas, esta situação é totalmente transitória e desaparece á medida que a pessoa operada vai reiniciando as suas actividades quotidianas, a inflamação desaparece, os hematomas sã reabsorvidos e as cicatrizes ficam menos visíveis.

Pouco a pouco, o estado de ânimo melhora consideravelmente e a auto-estima sobe.

Tendo em conta que, como todas as situações que implicam uma mudança da rotina habitual, as intervenções estéticas podem dar origem a algum stress físico e emocional, os especialistas aconselham escolher uma época calma para se submeter à cirurgia.

Saiba mais sobre:
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade

Pós-operatório da Cirurgia Plástica? Prepare-se para o dias seguintes à cirurgia