Cistite (Inflamação da bexiga)

Publicado em 10/05/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A cistite é uma inflamação da bexiga, consequência de uma infecção bacteriana. É uma patologia muito frequente e incómoda que em geral, não se repercute na função renal, mas antes nas vias urinárias.

NÃO PARE AGORA… TEM MAIS DEPOIS DA PUBLICIDADE 😉

Tem muita importância quanto ao número de pessoas afectadas, mas pouca quanto aos danos que provoca nos rins.

Afecta, sobretudo o sexo feminino, devido à respectiva anatomia, pois nas mulheres existe maior proximidade entre o ânus e a uretra.

Leia Também:

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

A Higiene é fundamental

Na cistite, intervêm factores individuais, mas também a higiene local, o uso de geles de banho e a obstipação são importantes.

Pode surgir como consequência de anomalias nas vias urinárias, mas nem o frio nem tomar banho em piscinas contaminadas são factores que determinam o aparecimento da cistite, contrariamente à crença popular.

Os especialistas em nefrologia garantem, no entanto, que há uma atitude a ter em conta: quando uma mulher sofre uma infecção urinaria não é necessário estudá-la, a menos que se repita com frequência.

Pelo contrário, no homem é diferente, especialmente após os 50 anos: a primeira infecção urinária deve ser estudada muito detalhadamente, porque obedece, muitas vezes, a uma anomalia mais séria, como pode ser um cancro da bexiga, por exemplo.

Publicidade

Sintomas

Os sintomas de cistite apresentam-se como uma constante vontade de urinar e, ao fazê-lo, pode sentir-se dor, sensação de que a bexiga não se esvazia totalmente, dor abdominal e, inclusive, febre e urina com cor – em casos de maior gravidade, que devem ser, estudados a fundo.

Tratamento

Para tratar a cistite, os antibióticos são a solução perfeita, dado que é uma infecção bacteriana. Além disso, recomenda-se beber liquidos abundantes, urinar com frequência e lavar o ânus – se possível, após cada defecação – sempre da frente para trás, para evitar que os germes se introduzam na vagina no caso das mulheres.

Publicidade

Leia Também:

Como Prevenir a Cistite

Saiba mais sobre:
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade

Cistite (Inflamação da bexiga)