Cisto no punho: o que pode ser e o que fazer

O cisto no punho, na maioria das vezes trata-se de um cisto sinovial, ou seja –  um saco ou uma bolsa que contém em seu interior um fluido chamado líquido sinovial. Geralmente ocorre quando esse fluido vaza para fora das articulações, formando um caroço que pode ser visível e percebido ao toque. Conheça os sintomas e como é feito o tratamento do cisto sinovial.

O cisto no punho geralmente é assintomático, no entanto, em alguns casos pode causar sintomas extremamente desconfortáveis, chegando inclusive a limitar a mobilidade do pulso. Possui forma de círculo e uma consistência macia, ficando localizado na área das articulações.

O cisto pode ser proveniente de uma batida ou algum trauma local, por um defeito na vedação da cápsula da articulação ou, devido a esforço repetitivo – que leva à formação do nódulo e posterior escoamento do fluido sinovial para fora das articulações. Pode mudar de tamanho, desaparecer sozinho mesmo sem tratamento ou ainda reaparecer depois de algum tempo.

Cisto No Punho

Quais são as causas

Os cistos no punho podem aparecer após um trauma, devido a um defeito na vedação da cápsula da articulação, algum tipo de lesão ou desgaste, ou ainda ser causado pelo esforço/uso repetitivo da articulação – que originam o vazamento do fluido sinovial para fora da articulação.

Principais sintomas

O cisto no punho pode ser assintomático quando não existe a compressão de algum nervo. Caso haja essa compressão, podem ocorrer alguns sintomas:

  • Sensação de formigamento no punho
  • Dor no punho
  • Perda da força
  • Sensação de Fraqueza no punho
  • Sensibilidade diminuída no punho.

O cisto pode aumentar ou diminuir de tamanho de forma natural, modificando a sua forma constantemente. Pode desaparecer por completo, ou até mesmo reaparecer depois de realizado o tratamento.

Existem cistos tão pequenos que não podem ser observados a olho nu, mas mesmo assim causar sintomas que podem levar o médico a solicitar exames específicos como a ultrassonografia e a ressonância magnética do punho.

Como é feito o tratamento

O cisto no punho geralmente desaparece sem a necessidade de intervenção. Também existem casos assintomáticos, que não exigem a necessidade de tratamento ou o uso de medicamentos. No entanto, quando a sua presença desencadeia sintomas desagradáveis, o médico pode prescrever medicamentos analgésicos para o controle da dor, anti-inflamatórios como o naproxeno sódico, ibuprofen, diclofenaco, ou algum outro tipo de tratamento, que pode incluir:

  • Raspagem do tecido.
  • Imobilização: feita para evitar a movimentação do punho e para apertar o nódulo (para evitar a saída do líquido para fora da articulação).
  • Drenagem: é realizada para reduzir o tamanho do nódulo sobre a pele, nos casos de muita dor ou limitação da movimentação.
  • Aspiração: com o local anestesiado, o médico pode injetar uma enzima no cisto e o perfurará com uma agulha, extraindo o fluido do seu interior.
  • Cirurgia: pode ser artroscopia ou ganglionectomia.

Cirurgias indicadas em alguns casos

Alguns procedimentos podem incluir:

  • Artroscopia: realizada com a ajuda de uma microcâmara que será inserida através de uma pequena incisão, trata-se de um procedimento pouco invasivo que examina e, quando necessário, trata a lesão.
  • Ganglionectomia: extração total do cisto.

Tratamento caseiro e cuidados a ter

Colocar gelo na região do punho, onde está localizado o cisto: O gelo ajuda a aliviar a dor e o inchaço provocado no local. É importante o paciente não movimentar demais o punho lesado, pois pode levar ao agravamento da dor. A realização de massagens várias vezes ao dia também pode ajudar a drenar o fluido e a aliviar os sintomas.

O cisto no punho pode virar câncer?

O cisto no punho (cisto sinovial) é um tumor benigno e não canceroso, portanto, não existe forma dele se transformar em câncer. Apenas pode crescer muito e originar dores intensas, causar deformações na articulação ou limitar a movimentação do punho.

Não aperte nem tente remover a “bolinha” em casa, pois pode originar lesões ou agravar a condição.

VOLTAR PARA »

Referências
  • Ganglion Cysts, The Hand Society
    https://www.assh.org/handcare/hand-arm-conditions/ganglion-cyst
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Cisto no punho: o que pode ser …