Cisto no punho: o que pode ser e o que fazer

O cisto no punho, na maioria das vezes trata-se de um cisto sinovial, ou seja –  um saco ou uma bolsa que contém em seu interior um fluido chamado líquido sinovial. Geralmente ocorre quando esse fluido vaza para fora das articulações, formando um caroço que pode ser visível e percebido ao toque. Conheça os sintomas e como é feito o tratamento do cisto sinovial.

Continua depois da Publicidade

O cisto no punho geralmente é assintomático, no entanto, em alguns casos pode causar sintomas extremamente desconfortáveis, chegando inclusive a limitar a mobilidade do pulso. Possui forma de círculo e uma consistência macia, ficando localizado na área das articulações.

O cisto pode ser proveniente de uma batida ou algum trauma local, por um defeito na vedação da cápsula da articulação ou, devido a esforço repetitivo – que leva à formação do nódulo e posterior escoamento do fluido sinovial para fora das articulações. Pode mudar de tamanho, desaparecer sozinho mesmo sem tratamento ou ainda reaparecer depois de algum tempo.

Cisto No Punho

Quais são as causas

Os cistos no punho podem aparecer após um trauma, devido a um defeito na vedação da cápsula da articulação, algum tipo de lesão ou desgaste, ou ainda ser causado pelo esforço/uso repetitivo da articulação – que originam o vazamento do fluido sinovial para fora da articulação.

Principais sintomas

O cisto no punho pode ser assintomático quando não existe a compressão de algum nervo. Caso haja essa compressão, podem ocorrer alguns sintomas:

  • Sensação de formigamento no punho
  • Dor no punho
  • Perda da força
  • Sensação de Fraqueza no punho
  • Sensibilidade diminuída no punho.

O cisto pode aumentar ou diminuir de tamanho de forma natural, modificando a sua forma constantemente. Pode desaparecer por completo, ou até mesmo reaparecer depois de realizado o tratamento.

Existem cistos tão pequenos que não podem ser observados a olho nu, mas mesmo assim causar sintomas que podem levar o médico a solicitar exames específicos como a ultrassonografia e a ressonância magnética do punho.

Como é feito o tratamento

O cisto no punho geralmente desaparece sem a necessidade de intervenção. Também existem casos assintomáticos, que não exigem a necessidade de tratamento ou o uso de medicamentos. No entanto, quando a sua presença desencadeia sintomas desagradáveis, o médico pode prescrever medicamentos analgésicos para o controle da dor, anti-inflamatórios como o naproxeno sódico, ibuprofen, diclofenaco, ou algum outro tipo de tratamento, que pode incluir:

  • Raspagem do tecido.
  • Imobilização: feita para evitar a movimentação do punho e para apertar o nódulo (para evitar a saída do líquido para fora da articulação).
  • Drenagem: é realizada para reduzir o tamanho do nódulo sobre a pele, nos casos de muita dor ou limitação da movimentação.
  • Aspiração: com o local anestesiado, o médico pode injetar uma enzima no cisto e o perfurará com uma agulha, extraindo o fluido do seu interior.
  • Cirurgia: pode ser artroscopia ou ganglionectomia.

Cirurgias indicadas em alguns casos

Alguns procedimentos podem incluir:

  • Artroscopia: realizada com a ajuda de uma microcâmara que será inserida através de uma pequena incisão, trata-se de um procedimento pouco invasivo que examina e, quando necessário, trata a lesão.
  • Ganglionectomia: extração total do cisto.

Tratamento caseiro e cuidados a ter

Colocar gelo na região do punho, onde está localizado o cisto: O gelo ajuda a aliviar a dor e o inchaço provocado no local. É importante o paciente não movimentar demais o punho lesado, pois pode levar ao agravamento da dor. A realização de massagens várias vezes ao dia também pode ajudar a drenar o fluido e a aliviar os sintomas.

O cisto no punho pode virar câncer?

O cisto no punho (cisto sinovial) é um tumor benigno e não canceroso, portanto, não existe forma dele se transformar em câncer. Apenas pode crescer muito e originar dores intensas, causar deformações na articulação ou limitar a movimentação do punho.

Não aperte nem tente remover a “bolinha” em casa, pois pode originar lesões ou agravar a condição.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Dr. Davi Marinho de Araújo (Ortopedista - CREMEC 13177 / TEOT-SBOT 12704)

Ortopedista e Traumatologista - CREMEC: 13177 TEOT(SBOT): 12704

O Dr. Davi Marinho de Araújo realizou a sua Graduação na Universidade Federal de Campina Grande, terminando o curso em 26 de abril de 2008. R. Aprigio Veloso, 882-Bodocongó Campina Grande PB (83) 2101 1000

Residência Médica

Ortopedia e Traumatologia : Serviço de Ortopedia e Traumatologia do Hospital Getúlio Vargas (2009,2010,2011) Av.Gen. San Martin-Cordeiro Recife-PE 50630-060.

Membro titular da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia (SBOT) - TEOT: 12704

Membro titular da Associação Brasileira Ortopédica de Osteometabolismo (ABOOM), e do Comitê de Doenças Osteometabólicas da SBOT.

Treinamento em cirurgia de Pé e Tornozelo no serviço de Ortopedia e Traumatologia da Clínica Alemana de Santiago-CH, International intership program at Traumatology Department, ankle and foot Unit with MD Cristian Ortiz as tutor.

Treinamento na Especialidade

CURSO INTERNACIONAL AO-HASTES INTRAMEDULARES, realizado no Windsor Barra Hotel Rio de Janeiro RJ, 20 a 21 de maio de 2009.

AO PRINCIPLES OF FRACTURE TREATMENT COURSE, realizado em Fortaleza CE , de 4 a 6 de agosto de 2011.

CURSO AO TRAUMA PE E TORNOZELO, realizado em INDAIATUBA SP, de 24 a 26 de ABRIL de 2014.

CURSO AO TRAUMA AVANÇADO, realizado em RIBEIRAO PRETO SP , de 19 a 22 de AGOSTO de 2015.

Atividades laborais

Hospital Antonio Prudente, Fortaleza CE, atendimento clínico e procedimentos cirúrgicos, departamento de ortopedia e traumatologia, serviço de pé e tornozelo.

Membro titular do comitê de Ética Médica do Hospital Antonio Prudente, Fortaleza - CE, eleito para o atual biênio por processo eleitoral.

Hospital Gastroclinica, Fortaleza CE, atendimento clínico em emergência e procedimentos cirúrgicos.

Governo do Estado do Ceará , Policlínica Regional de Caucaia, médico ortopedista e traumatologista aprovado em concurso público.

Consultório Vittacura: Av Desembargador Moreira, 760 Meireles - Centurion Business Center - sala 809.

Também pode encontrar o Dr. Davi no Linkedin e no Google.


Bibliografia
  • Ganglion Cysts, The Hand Society
    https://www.assh.org/handcare/hand-arm-conditions/ganglion-cyst
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24