O que é o Cisto Pilonidal e Como Tratar

Um cisto pilonidal também conhecido como quisto pilonidal ou abscesso pilonidal é uma pequena bolsa de pele ou uma fístula localizada ao fundo da coluna vertebral e que pode conter pêlos.

É mais comum nos rapazes jovens que apresentam muitos pêlos no corpo. Qualquer pessoa pode, no entanto, vir a desenvolver um cisto pilonidal.

cisto pilonidal

Este cisto assemelha-se a um pequeno orifício na pele que contém alguns pêlos. Os pêlos, por seu turno, podem ficar presos na bolsa subcutânea e provocar uma infecção.

Causas do cisto pilonidal

Os cistos pilonidais formam-se antes da nascença, enquanto o feto ainda se está a desenvolver no útero.

Uma fonte de irritação constante como, por exemplo, a que resulta do uso de roupas apertadas também pode fazer com que os pêlos fiquem presos e infeccionem.

A infecção pode ainda ser provocada por um germe, designado por bactéria, que penetre no quisto.

Sinais e sintomas

Enquanto o cisto não infeccionar, é possível que não veja nem sinta nada. Se, porém, o quisto se encher de pus e surgir uma infecção, poderá sentir dor ou calor na pele que fica com vermelhidão e inchaço.

Poderá ter arrepios, febre ou detectar um líquido purulento amarelado ou branco a sair do quisto, passível de provocar ardor e prurido.

Riscos e Complicações

A infecção do quisto pode provocar uma fístula (comunicação do quisto para a pele).

Tratamento

Se não houver uma infecção no cisto, não será necessário efectuar nenhum tratamento. Se o quisto infeccionar, poderá ter de ser drenado (lancetado) para que se possa drenar o pus e serem retirados os pêlos obstruídos.

O cisto poderá ter de ser removido através de cirurgia se a infecção não melhorar ou se voltar novamente. Poderá ter de tomar antibióticos para eliminar as bactérias.

(Conheça melhores os remédios caseiros disponíveis)

Cirurgia

A cirurgia mais utilizada é a ressecção em cunha do cisto em que se deixa cicatrizar por segunda intenção. Melhor dizendo no popular “deixar cicatrizar de dentro pra fora”.

O curativo pode sangrar um pouco, já que o tecido em cicatrização fica exposto. Pede para a sua mãe passar a gaze mais levemente, que a força na hora de passar pode causar sangramento.

Caso isso não resolva, procure seu médico. Quanto á cicatrização esta demora a fechar.

Fotos de cisto pilonidal

Todas as imagens publicadas neste artigo foram editadas devido a não se encontrarem em conformidade com as politicas do Google.

Clique para ver as fotos completas, tendo em atenção que podem ser chocantes para algumas pessoas.

imagem de cisto pilonidal depois de removido

Fotos Após remoção cirúrgica

No fórum (comentários abaixo) poderá encontrar várias fotos editadas, publicadas por pessoas que removeram este tipo de cisto.

Espero que estas informações, fotos e casos relatados abaixo, no nosso forum sejam úteis para muitos leitores.

Continuação » Remédios Caseiros para Cisto Pilonidal Inflamado

Referências

http://www.mayoclinic.org/
http://www.pilonidal.org/treatments/
http://www.pilonidal.org/what-is-pilonidal-disease/