Apareceu-lhe um cisto sebáceo no rosto, pescoço, atrás da orelha? Não desespere, conheça os 12 remédios caseiros que elaboramos para si, mas, Atenção! Não tente espremer, cortar ou perfurar o cisto! Com esta publicação vamos dar seguimento ao artigo: 27 receitas naturais para remover o cisto sebáceo.
Para quem ainda não leu a primeira parte da matéria, aconselho a ler aqui.
Existem muitos “nomes diferentes” para nos referirmos à mesma patologia, o que por vezes causa alguma confusão.
“Cisto sebáceo” é o termo comum usado para referir qualquer dos seguintes cistos: Cisto epidermóide, Cisto Triquilemal, Cisto Pilar ou Cisto infundibular. Estamos entendidos?
Bicarbonato de Sódio
Misture um pouco de bicarbonato de sódio, água e sal até formar uma pasta lisa. Espalhe a pasta sobre o cisto. O bicarbonato de sódio é um dos tratamentos mais populares para o tratamento de cistos sebáceos.
O Bicarbonato de sódio tem propriedades que ajudam a manter os níveis de pH da pele e, desta forma, manter o crescimento de bactérias sob controle, proporcionando alívio do ardor e coceira.
Conheça outros usos do bicarbonato: 15 Remédios Caseiros para Retenção Urinária
Batata
A Batata contém vitamina C em grandes quantidades. A vitamina C é responsável pela remoção das células mortas da pele e, ajudando, desta forma, a curar os cistos sebáceos. Coloque uma fatia de batata sobre o cisto e cubra com um pano seco. Deixe atuar durante toda a noite.
Alternativamente, também pode aplicar suco de batata sobre o cisto com a ajuda de um cotonete e deixar durante a noite. Esta dica irá ajudar a diminuir rapidamente o tamanho do cisto.
Conheça um Suco de batata para tratar a úlcera no estômago (Úlcera Gástrica)
Sândalo e Água de Rosas
O Pó de sândalo (Santalum album) tem propriedades anti-fúngicas que aceleram a cura do cisto sebáceo. Faça uma pasta misturando pó de sândalo e água de rosas. Aplique a pasta sobre o cisto. Deixe secar e de seguida lave com água fria. Repita o procedimento 3-4 vezes por dia. A pasta de sândalo vai ajudar no alivio da inflamação causada pelo cisto sebáceo.
As utilidades terapêuticas do sândalo são imensas: Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes
Cal em Pó (cal viva, óxido de cálcio)
Misture uma pequena quantidade de pó de cal com água, para fazer uma pasta. Aplique a pasta diretamente no cisto. A aplicação de cal em pó na pele pode causar alguma irritação, mas é uma solução extremamente eficaz para tratar a inflamação.
Sal de Epsom (sulfato de magnésio)
Encha a sua banheira com água morna e adicione cerca de meia xícara de sal de Epsom. Realize um banho com esta água para aliviar a dor causada pelo cisto sebáceo. Esta solução pode não ajudar “diretamente” na remoção do cisto, no entanto, o Sal de Epsom contém sulfato de magnésio, composto químico que pode ajudar a reduzir a dor, através da redução da inflamação e limpeza das toxinas prejudiciais.
Oléo da Árvore do chá (Melaleuca alternifolia)
As propriedades anti-inflamatórias e anti-bacterianas do óleo essencial da árvore do chá (Melaleuca alternifolia), tornam a planta, suficientemente eficaz, no tratamento de infecções bacterianas e fúngicas. Misture o óleo essencial da árvore do chá com água, numa proporção de 1 para 9, e aplique diretamente no cisto.
Alternativamente, pode até mesmo aplicar 2 a 3 gotas de óleo da árvore do chá diretamente sobre o cisto e cobri-lo com um penso-rápido.
Conheça outros usos da (Melaleuca alternifolia): 25 Remédios Caseiros para Pele Oleosa
Silybum marianum (cardo-mariano ou cardo-leitoso)
O Cardo-Mariano é uma planta bastante eficaz na limpeza do corpo, “de dentro para fora”, impedindo a formação de toxinas no corpo. Muitos estudos científicos demonstram que o cardo-mariano contém um flavonóide chamado silimarina rico em propriedades anti-inflamatórias e anti oxidantes. Pode consumi-lo em forma de chá ou cápsulas, disponíveis em lojas de produtos naturais.
A Silibinina, o principal componente ativo da silimarina, tem sido usada nestes últimos 30 anos para proteger o fígado de diversos problemas hepáticos, incluindo envenenamento por cogumelos, hepatites virais e cirrose, doença hepática alcoólica e envenenamento por tetracloreto de carbono.
Nota: As mulheres grávidas e lactantes devem consultar o médico antes de usar o Cardo-Mariano.
O Cardo Mariano é também usado como Remédio Caseiro para a Gordura no Fígado
Aloe Vera
O Aloe Vera contém compostos fenólicos, que possuem propriedades antibióticas, tornando-se um remédio bastante popular para curar cistos sebáceos. Esprema o suco da folha de aloe vera e aplique diretamente sobre o cisto. Repita esse processo várias vezes ao dia durante alguns dias até que o cisto desapareça completamente.
Como complemento, pode também beber suco de aloe vera regularmente.
Outros usos do Aloe Vera: Blefarite: Aloe Vera ajudam a reduzir vermelhidão, inchaço…
Hamamélis
Moa um pouco de cascas ou folhas de hamamélis (Hamamelis virginiana) em água e aplique no cisto. A planta é rica em taninos, ajuda a apertar os poros e remover a oleosidade extra da pele.
Alternativamente, também pode aplicar creme ou gel de hamamélis sobre o cisto. Aplique 2-3 vezes por dia durante cerca de uma semana, até que a infecção seja removida completamente.
Conheça todas as propriedades desta planta maravilhosa: Hamamélis
Dente-de-leão e Viola (violeta, amor-perfeito)
O Dente-de-leão é uma planta antimicrobiana por natureza. Ajuda a combater infecções e remover toxinas do corpo. Foi realizado um estudo experimental sobre a atividade antimicrobiana da decocção, infusão, e do extrato etanólico da violeta (Amor-perfeito). Foram encontradas propriedades anti-microbianas consideráveis em 3 ensaios.
Coloque 1 colher de sopa de dente-de-leão e Amor-perfeito em água, durante 45 minutos. Coe a mistura e beba a solução de 3 a 4 vezes ao dia durante 8 a 10 dias. Como complemento pode também usar a mistura para lavar o cisto.
O Dente-de-leão é um Depurativo do sangue caseiro extraordinário.
Folhas de goiabeira (Psidium guajava L.)
As Folhas de goiabeira têm propriedades anti-microbianas que promovem a cura rápida dos cistos, reduzem a inflamação e o prurido. Ferva algumas folhas da árvore da goiabeira em água durante 15 minutos e depois coe. Use a solução para lavar o cisto.
As folhas de goiabeira são também um óptimo Remédio caseiro para o corrimento amarelado e esverdeado
Equinácea
Coloque algumas folhas de Equinácea numa xícara de água fervente. Deixe repousar durante 10 minutos e coe a mistura. Deixe arrefecer e saboreie este chá maravilhoso 2 a 3 vezes ao dia. O chá de Equinácea aumenta o número de células brancas no sangue (leucócitos, glóbulos brancos) e estimula o sistema imunitário, o que, por sua vez, ajuda a reduzir a infecção causada pelo cisto sebáceo.
Em forma de chá, a Equinácea é um poderoso Remédio caseiro para infecções urinárias
Cisto sebáceo inflamado o que fazer
- Beba muita água e aumente o consumo de frutas frescas. A água é necessária para a eliminação de resíduos do corpo.
- Inclua frutas ricas em fibra e frutas cítricas na sua alimentação, grãos integrais, óleo de peixe, trevo vermelho (Trifolium pratense), alho, Bérberis (Uva-espim, Espinheiro-vinhedo), e vegetais de folha verde.
- Consulte o médico caso note grandes alterações no cisto: se o tamanho do cisto aumentou ou inchou, se está cheio de pus, ou se a dor aumentou. Além disso, procure apoio médico caso o cisto esteja localizado na zona genital.
- Se o cisto estourou por conta própria, lave-o bem com água corrente e faça uso de um sabonete anti-bacteriano para limpar a área afetada.
- Mantenha a área em redor do cisto bem limpa.
- Lave sempre as mãos antes de tratar o cisto, e use sempre um pano limpo e seco.
- Se o cisto drenar pus, aplique um curativo, que deve ser mudado duas vezes por dia.
- Use apenas produtos para a pele livres de óleo.
- Para remover os pelos (depilação) use lâminas limpas e cera.
O que não fazer
Sente um coceira insuportável no cisto! Difícil de aguentar não é? Eu sei, já passei pelo mesmo! Mas Não coce! Evite ao máximo o desejo de coçar, espremer, ou rebentar o cisto, pois pode propagar a infecção a outras partes do corpo. Pode igualmente conduzir a hemorragias graves.
- Evite a exposição excessiva ao sol.
- Reduza a ingestão de alimentos salgados, picantes e cafeína, na sua dieta, para evitar o risco de cistos mamários.
O meu testemunho
Foi-me diagnosticado um cisto sebáceo que começou com o tamanho de uma ervilha. Em cerca de 2 semanas cresceu para quase 2 dobro. Situação que me incomodou bastante, uma vez que ficava localizado mesmo na linha da mandíbula.
Começou a doer, e fiquei preocupado! Fiz uma pesquisa extensa, Online, e deparei-me com vários testemunho de pessoas que tinham usado o óleo de rícino para remover o cisto, com sucesso. Decidi tentar!
Comprei o óleo de rícino numa loja de produtos naturais online (celeiro.pt), juntamente com um frasco de óleo essencial da árvore do chá.
Como fiz? Todas as noites aplicava o óleo da árvore do chá e o óleo de rícino no local, juntamente, em quantidades iguais, protegendo a área com um curativo durante toda a noite.
Após duas semanas comecei a notar uma diferença enorme no tamanho e na dor, reduzida. Continuei o remédio durante mais seis semanas e o cisto simplesmente desapareceu por completo.
Óleo de rínico e óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia)…. RECOMENDO!
Seja paciente e consistente. Espero ter ajudado a todos de alguma forma!
E você, tem um cisto sebáceo, ou já sofreu com este problema? Como curou o cisto? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas a tratar de vez este problema!
Leia Também » Remédio Caseiro para Cisto no Ovário
Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653
A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).
Formação Acadêmica
- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.
Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube
Marcação de consultas 85-99992-2120
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.