4 Opções de Clareamento de Dentes Natural Para Dentes Amarelos e com Manchas Escuras

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A indústria do clareamento dental é multibilionária, mas infelizmente muitos desses tratamentos contêm produtos químicos que podem deixar os dentes sensíveis por algum tempo.

“Na época do ensino médio, após algumas tentativas de clareamento dental (realizadas em casa e no consultório de um dentista) eu acabei ficando com os dentes sensíveis durante alguns anos.”

Ao engravidar pela primeira vez, fui cuidadosa para evitar todos os produtos químicos, incluindo aqueles normalmente usados para clarear os dentes.

Eu queria encontrar formas naturais de clareamento dental que funcionassem e fossem eficazes, mas que também fossem seguras.

Uma vez que os produtos químicos são facilmente absorvidos através da sensível mucosa da boca, eu queria utilizar somente opções que fossem seguras o suficiente para serem ingeridas.

Dentes Com Manchas De Café E Cigarro

É evidente que nenhuma dessas alternativas substitui o atendimento odontológico regular. Além disso, eu consultei meu dentista antes de usá-las (você deve fazer o mesmo!).

Ao lado de uma boa escovação e uso regular de fio dental, eu conclui que esses métodos funcionam muito bem.

Carvão Ativado

Carvão Ativado é Um Excelente Clareamento Natural Para Dentes Amarelos E Com Manchas Escuras

Minha primeira e favorita solução de clareamento dental também é a mais controversa: o carvão ativado.

Esse método foi recomendado anos atrás por um dentista holístico. Embora eu estivesse cética no início, dei uma chance ao tratamento e fiquei impressionada com os resultados obtidos.

Sim, o método parece assustador e, por um minuto, certamente você pensará que foi enganado por uma blogueira e que ficará com os dentes manchados permanentemente.

Contudo, após a habitual escovação e enxague bucal, você observará que os dentes não estão apenas brancos, mas incrivelmente mais brancos.

Isso acontece porque o carvão ativado é uma substância porosa altamente absorvente, que atrai determinadas substâncias, como os taninos, que mancham os dentes, deixando-os com uma tonalidade amarelada ou amarronzada.

O carvão ativado também pode proporcionar outros benefícios para a boca. Confira:

“Outras pesquisas realizadas sobre o carvão ativado mostraram que ele pode ser realmente útil para alterar o pH e a saúde bucal e, consequentemente, torna-se eficaz para evitar cáries e matar as bactérias nocivas (causadores da cárie e da gengivite). Por essa razão, passei a sugerir e a usar o carvão ativado como parte do meu protocolo remineralizante dos dentes, juntamente com creme dental remineralizante.”

O controverso parágrafo acima foi escrito em 2012. E eu realmente recebi muitas mensagens de ódio por tentar convencer as pessoas a fazer algo que obviamente mancharia os dentes.

Hoje em dia, vejo fotos dele pairando no Pinterest. Logo, o conteúdo parece haver ganhado um pouco de aceitação.

Algumas coisas importantes que descobri ao longo dos anos:

Tenha um pano de microfibra à mão para facilitar a limpeza, já que o carvão pode fazer uma bagunça em balcões e pias (embora possa ser removido)

Eu simplesmente “mergulho” minha escova de dentes em um pouco de carvão ativado em pó (armazenado em um pequeno pote) e faço uma escovação normal.

Uma maneira de acelerar os resultados é misturar uma colher de chá de pó de carvão na água e agitar por alguns minutos.

Em seguida, cuspa a água e deixe o carvão restante agir na boca durante alguns minutos para que ele tenha tempo de se ligar aos pigmentos.

É muito importante usar o carvão ativado de uma fonte alimentar/medicinal. Não é aquele mesmo carvão usado na sua churrasqueira — não utilize esse tipo de carvão.

Inicialmente, fiz o procedimento todos os dias durante uma semana. Agora, mantenho a frequência a uma vez por semana, aproximadamente.

Eu me senti confortável escovando os dentes com carvão ativado durante a gravidez, fase na qual a saúde bucal é ainda mais importante. Além disso, o carvão não é consumido.

Antes de mais nada, consultei a médica responsável pelo meu pré-natal (e você deveria fazer o mesmo, se estiver grávida).

Bochecho com óleo

Bochecho Bucal Com óleo De Coco

Outro clareador de dentes estranho e controverso: o bochecho com óleo.

O conceito básico aqui consiste em bochechar o óleo (como o óleo de gergelim ou de coco) na boca durante 20 minutos, ajudando a remover a placa bacteriana e as bactérias da boca.

O óleo de coco é comprovadamente eficaz contra a bactéria Streptococcus mutans, que contribui para o desenvolvimento da cárie e de doenças gengivais.

A partir do momento em que o bochecho com óleo passou a ser feito regularmente, eu notei que meus dentes ficaram lisos e brilhantes.

Além disso, nas limpezas recentes os dentinas chegaram a comentar que eu estava com pouca placa bacteriana.

Como fazer: bocheche com uma pequena quantidade de óleo de coco durante 20 minutos por dia — preferencialmente logo pela manhã, antes de tomar café. Eu só faço esses bochechos com óleo de coco, para facilitar o processo e poder efetuá-lo durante o banho.

Creme dental clareador caseiro

Creme Dental Clareador Caseiro

No ano passado, eu misturei alguns dos meus ingredientes favoritos de clareamento para obter um creme dental clareador caseiro, que contém apenas:

  • Carbonato de cálcio puro em pó
  • Xilitol em pó (não OGM — organismo geneticamente modificado)
  • Óleo de coco ou óleo TCM (triglicerídeos de cadeia média) — eu também usei o segundo, que é mais barato e também apresenta bons resultados)

Esse composto final combina o cálcio natural (um mineral necessário aos dentes) com xilitol (útil para a saúde bucal) e óleo TCM ou óleo de coco para gerar um creme dental clareador com efeito remineralizante e antibacteriano.

Cúrcuma

Clarear Os Dentes Com Açafrão Da Terra

A cúrcuma (açafrão-da-terra) é outra solução contraintuitiva que realmente funciona. A cúrcuma é conhecida por sua capacidade de amarelar várias superfícies (como os tecidos e a própria pele).

No passado, ela realmente era usada como um corante para tecidos. Portanto, não é a primeira coisa que você pensaria em usar para clarear os dentes. Porém, funciona surpreendentemente bem.

Confira a Matéria » 8 Receitas Caseiras Para Clarear os Dentes Rápido em Casa (Sem Destruir o Esmalte)

Referências

(1) (2) (3) (4) (5) (6)