Clermont-Ferrand (França)

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Na região de Auvergne, povoada por diversas montanhas de origem vulcânica, Clermont-Ferrand encerra um património histórico e arquitectónico muito rico e tem à sua espera um passeio de balão ou uma descida de parapente no Puy-de-Dôme (pico de Dôme), já várias vezes presente na Volta à França.

França

País: França (União Europeia)
Capital: Paris
Moeda: Euro
Governo: República
Idiomas: Francês
Emergências/Polícia: Polícia: 17 / Bombeiros: 18 / Emergência médica: 15
Bancos: Seg-Sex 09:30-16:30
Electricidade: 230v 50Hz

Informação

Região: Auvergne
Aeroporto: Aéroport de Clermont-Ferrand Auvergne (www.clermont-fd.cci.fr/aeroport/aeroport.php)
Turismo: au.franceguide.com / www.cr-auvergne.fr / www.ville-clermont-ferrand.fr / www.ot-clermont-ferrand.fr

Locais a Visitar em Clermont-Ferrand (França)

Na bonita região de Auvergne, em cuja magnífica paisagem sobressaem centenas de montanhas de origem vulcânica, entre as quais o Puy-de-Dôme, já várias vezes presente na Volta à França, ergue-se Clermont-Ferrand, estrategicamente situada no centro do país, a dois passos do Maciço Central.

Nascida da união de Clermont, a antiga, e Monferrand, a medieval, o seu património histórico e arquitectónico bipartido constitui hoje interesse acrescido para o visitante: em Clermont, destaque para duas jóias da arquitectura sacra: a basílica românica Notre Dame du Port, (inserida na rota dos Peregrinos de Santiago de Compostela) e a singular catedral gótica Notre Dame de l’Assomption, construída em rocha vulcânica; já em Monferrand, onde o traço urbano remonta ao séc. XII, o legado da Idade Média e do Renascimento descobrem-se a cada passo, nas ruas, casas, hôtels particuliers, monumentos e igreja Notre Dame de la Prospérité.

Visita obrigatória em Clermont-Ferrand são igualmente alguns dos seus museus, testemunhos dos 2000 anos de história da cidade: Museé Bargoin (museu de arqueologia), Muséum Henri-Lecoq (mineralogia e história natural), Musée du Tapis et des Arts Textiles (Museu da Tapeçaria e das Artes Têxteis) e Musée d’Art Roger-Quilliot (belas-artes).

Outros pontos de interesse:

Espace Art Roman;
Parc des Volcans d’Auvergne;
Parc Naturel Regional Livradois-Forez;
Parc Vulcania;
Oppidum;
Puy-de-Dôme e Templo de Mercúrio;
Rotas Históricas dos Castelos de Auvergne;
Um passeio em balão de ar quente ou uma descida de parapente no Maciço de Sancy ou no Puy-de-Dôme.

Fotos de Clermont-Ferrand (França)

Place de Jaude

Uma das 48 fontes públicas com a catedral ao fundo. A fonte e a catedral são foram ambas construidas com pedra negra vulcânica típica da-área denominada "pierre de Volvic"