Clínica Arriaga

Revisado por Equipe Editorial a 13 janeiro 2018

Com cerca de oito mil doentes no arquipélago da Madeira, a Clínica Arriaga procura um serviço de excelência, oferecendo um leque variado de oferta na área da Medicina Dentária. As paixões não têm propriamente de ter uma explicação lógica, mas o gosto que o Dr. Roberto Henriques desenvolveu pela Medicina, em particular pela especialidade dentária, tem origens bastante concretas.

O dentista da Clínica Arriaga, localizada bem no centro da cidade do Funchal, recorda que tudo começou com a ligação a um familiar. «Eu tinha um primo que era dentista e frequentava assiduamente a minha casa e foi daí que nasceu um pouco do meu gosto por esta área. No entanto, o chamamento para a medicina é mais antigo e começou nas aulas de ciências, quando abrimos o primeiro sapo, ainda nos tempos de liceu. Foi esse episódio que despoletou em mim, mais a sério, um gosto pela cirurgia e tudo o que tem que ver com saúde. Esse foi, de facto, o click inicial.»

Para além da ligação familiar e do agrado pelo estudo da pequena rã estendida na bancada da aula de ciências, o médico reconhece que o seu próprio historial clínico foi um elemento preponderante na profissão que escolheu, uma vez que teve de usar, desde muito cedo, aparelho nos dentes. «Ao contrário de muitos colegas meus, que tinham o desejo de ir para a medicina e optavam posteriormente por medicina dentária», assume Roberto Henriques, «eu sempre tive o propósito de tirar medicina dentária».

Se há médico que não reúne muitas simpatias na hora de uma consulta, o dentista está certamente no topo da lista, embora o motivo desta seja usualmente proporcionar sorrisos mais bonitos. O dentista reconhece esta realidade, mas centra-se uma vez mais no seu caso pessoal para demonstrar que não há razões para medos. «Em mim, o uso do aparelho dentário e o benefício que daí resultou foi de tal ordem que me fez ganhar gosto pela área. Ainda hoje, a ortodontia é uma área a que eu dedico grande parte do tempo, porque me dá imenso prazer pela componente estética que possui.»

Quanto a segredos para afastar os receios, o dentista assume que «o truque que existe é começar um trabalho de prevenção na fase da infância», acrescentando que, «se houver uma consciência por parte dos pais e das crianças
de que a higiene oral é muito importante, a par de uma alimentação cuidada e minimamente restrita a nível de doces e alimentos com potencial cariogénico, com visitas regulares ao dentista, a verdade é que as crianças raramente passam a ter a má experiência do dentista».

Analisando o caso da Clínica Arriaga, Roberto Henriques assegura que «na clínica existem várias crianças, mas não há casos de medo incontrolável. O ideal é que seja feito um projecto e um plano de tratamento de base, de modo a que a criança chegue a tempo de ser salva dessa experiência mais complicada». Projecto em progressão Depois de alguns anos passados em Lisboa, onde fez o seu curso e especialização, Roberto Henriques regressou à Madeira para integrar uma equipa de que fazia parte uma colega, a primeira médica dentista formada a vir praticar medicina dentária para a Madeira.

Contudo, admite o especialista, «a clínica era, de facto, um pouco longe do centro do Funchal e as instalações já tinham alguns anos, pelo que havia a necessidade de mudar e renovar o aspecto do espaço». Posto isto, a decisão foi a de mudar de instalações, optando por uma localização mais central, no centro do Funchal.

«Com este processo, conseguimos aumentar o número de consultórios e criar uma parte de radiologia, que era algo que faltava nas anteriores instalações.» Os objectivos inicialmente traçados para a nova fase estão completamente concretizados e, no futuro, o passo primordial passa por uma dedicação quase exclusiva à área da ortodontia, no seu caso pessoal. «O ideal era que, com uma gestão integrada de recursos humanos, cada um dos profissionais que trabalha na clínica conseguisse dedicação exclusiva a uma determinada área. Naturalmente, há-de haver sempre um colega que é mais generalista e essa função é essencial, uma vez que há casos mais simples que não necessitam de um grau de especialização tão aprofundado.»

O projecto da Clínica Arriaga é também marcado pela expansão e isso mesmo é visível na abertura de um novo pólo nos Canhas, na Ponta do Sol, «onde procura fazer-se face à procura que existe na parte oeste da ilha». Actualmente, com cerca de oito mil doentes, a Clínica Arriaga cobre várias possibilidades dentro da medicina dentária, entre as quais Implantologia, Ortodontia, Cirurgia, Paradontologia, Prótese fixa e Oclusão, entre outras. A par destas valências, Roberto Henriques assinala que a Clínica Arriaga tem uma participação num Laboratório de Próteses e Ortodontia, «o que possibilita uma capacidade de resposta mais célere aos doentes».

Relação de confiança com a Médis

A ligação da Clínica Arriaga com a Médis começou há cerca de quatro anos, sobretudo impulsionada pela vontade dos doentes. «A verdade é que nós tínhamos muitos doentes com o seguro Médis e frequentemente perguntavam-nos porque é que não fazíamos uma convenção com a Médis. Consideravam que isso era uma mais-valia para a clínica. Muitas pessoas na Madeira tem esse protocolo com a Médis e então surgiram alguns contactos com a Gestão de Rede da Médis e chegámos a acordo.»

Quanto ao balanço desta ligação, o especialista não tem quaisquer dúvidas:
«As vantagens são óbvias para as pessoas e para nós. A Médis é uma excelente companhia e um excelente serviço de saúde em termos de abrangência de comparticipação, de modo que a maioria das pessoas está muito satisfeita com o serviço prestado.» Embora, como em todos os processos, existam momentos de entrave e indecisão, o dentista assinala que «as relações pessoais, até mais do que as institucionais, são aprofundadas o mais possível, de modo a quebrar o gelo entre duas instituições, e isso tem sido uma mais-valia deste relacionamento.

Em última análise, isto contribui para que os Clientes fiquem mais satisfeitos e consigamos ultrapassar mais facilmente questões burocráticas. Isso só se consegue quando há boa vontade de ambas as partes e desse modo todos saem a ganhar. É com pequenos gestos que se constroem as grandes empresas », conclui.

Clínica Arriaga – Funchal

Na Clínica Arriaga no Funchal são colocados ao seu dispor um conjunto alargado de serviços dentários como a dentisteria, branqueamento dentário, endodontia, periodontia, cirurgia, próteses, ortodontia, implantes dentários, estética dentária, etc.
MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Endereço: Av. Arriaga, 42B Ed. Arriaga, Sala 2.3 (Edifício Loja do Cidadão) – 9000-064 Funchal

Clínica Arriaga – Ponta do Sol / Canhas

Na clinica dos Canhas (Ponta do Sol), para além da Medicina Dentária, são tambem disponibilizadas outras especialidades: Clinica Geral: Drª Ana Cólia Sousa; Ortopedia: Dr. Paulo Sales; Fisioterapia: Fisioterapeuta Sandro Freitas e Análises Clínicas.
MAPA DE LOCALIZAÇÃO

Endereço: Sitio do Outeiro da Cruz. 9360-031 Canhas – (Junto ao Monumento de Santa Teresinha)